7 mudanças poderosas que deve-se fazer na alimentação
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Toda mudança que você fizer em sua alimentação deve ser saudável e sempre ajustada às suas necessidades particulares.
Assim, se você está em um momento em que é consciente de que deve comer melhor, de que precisa perder peso ou reduzir seu colesterol e triglicérides, estas propostas podem ajudá-lo.
Em seguida, propomos que, começando hoje, você inicie estas poderosas mudanças em sua alimentação para começar a se sentir muito melhor. Você só vai precisar de duas coisas: vontade e constância.
Porque cuidar da sua saúde, às vezes, exige pouco esforço e traz muitos benefícios.
1. O limão, sempre presente em sua alimentação
Em nosso site já falamos diversas vezes sobre os benefícios de começar o dia com um copo de água morna com o suco de um limão.
Agora, em vez de nos limitarmos a aproveitar seus benefícios neste primeiro momento da manhã, será muito útil fazer uso dele de outras formas.
- Primeiramente, quando preparar a sua salada, deixe cair um pouco de suco de limão.
- Acrescente também um pouco de limão para temperar as carnes magras, como o frango e o peru.
- Por fim, acrescente este cítrico quando preparar um chá.
Estas gotinhas de limão com as quais podemos alegrar nossa alimentação permitirão, por exemplo, absorver muito melhor o ferro, obter um bom teor de vitamina C e, além disso, alcalinizar nosso organismo.
Descubra também: Limão e gengibre: aliados contra a enxaqueca
2. No café da manhã, aveia ou pasta de amendoim
Todos conhecem o grande valor nutricional da aveia e o quanto ela é adequada para o café da manhã.
No entanto, você já experimentou, por exemplo, acrescentar em sua primeira refeição do dia uma fatia de pão de centeio com pasta de amendoim?
São muitas as pessoas que evitam consumir este tipo de pasta por seu alto teor calórico.
Entretanto, há um detalhe do qual nos esquecemos: o amendoim nos oferece gordura vegetal, ou seja, gorduras saudáveis para o coração e para termos muito mais energia.
Assim, a chave para obter o máximo da pasta de amendoim é consumi-la com moderação.
Além disso, se você untar uma colher em uma fatia de um pão rico em fibras, conseguirá força, saúde para o seu coração, e ficará saciado por muito mais tempo.
3. Sopas verdes e depurativas para jantar
Uma das mudanças mais saudáveis, poderosas e deliciosas que você pode fazer é preparar sopas “verdes” e depurativas para jantar.
Assim, estes são os vegetais com os quais você pode prepará-las:
- Aipo
- Brócolis
- Alcachofra
- Pepino
- Espinafre
- Abobrinha
- Couve de bruxelas
Todos estes alimentos têm um denominador comum: são vegetais que favorecem a saúde do seu fígado.
Além disso, não podemos nos esquecer de que cuidar bem de nosso fígado à noite nos ajudará a depurar melhor o organismo, ter um sono de maior qualidade, e levantar com mais energia.
Conheça também: 6 remédios naturais para prevenir a osteoporose
4. Sim às sementes em nossa alimentação
As sementes são as pequenas grandes esquecidas em nossa alimentação. No entanto, é o momento de começar a fazer mudanças e aproveitar tudo que elas podem nos oferecer.
- As sementes de chia são as que mais contêm antioxidantes e proteínas.
- As de cânhamo dispõem de diversos aminoácidos.
- As de linhaça reduzem o nível de lipídios no sangue.
- As sementes de abóbora são muito ricas em vitaminas do complexo B.
Comece a incluí-las em seus pratos, saladas e vitaminas naturais!
5. As melhores combinações de alimentos
Algo que nem sempre consideramos é que os alimentos, combinados de forma adequada, podem ser mais nutritivos, mais digestivos e melhores para tratar determinadas condições de saúde.
Assim, confira algumas sugestões que podem ser úteis em seu dia a dia:
- Saladas de abacates e tomate.
- Batata ou batata-doce no forno com um pouco de óleo de coco por cima, além de uma delícia para o paladar, é um remédio natural para ter uma pele mais bonita.
- Se sentir fome no meio do dia, lembre-se: coma uma maçã com um quadradinho de chocolate amargo. É uma bomba de flavonoides.
Além disso, outros pratos que você pode incluir em sua dieta são:
- Papaia com iogurte branco, ideal para o intestino.
- Salmão com alho.
- Melão com mirtilos.
- Ovos com lâminas de abacate.
- Peito de frango com aspargos.
- Suco de beterraba com cenoura e limão.
6. Chá branco
Se você é um amante dos chás, faça uma mudança maravilhosa: comece a consumir o chá branco.
Ele tem muito mais antioxidantes do que o chá verde e é pobre em teína, e por isso não aumentará nossa pressão arterial.
Além disso, é delicioso, suave, diurético e depurativo, sem esquecer que pode ser um aliado perfeito para perder peso pouco a pouco e com saúde.
7. Pão de centeio, o mais rico em fibras
Para cuidar ao máximo da sua alimentação é necessário evitar as farinhas brancas e o açúcar refinado.
Assim, uma alternativa para substituir o pão branco é o pão de centeio.
- É saciante e rico em fibras.
- Contém proteínas, minerais (potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês), vitaminas (B1, ácido fólico, tiamina, niacina) e diversos antioxidantes.
Você se anima a experimentá-lo?
Por fim, não hesite e comece hoje mesmo a fazer estas mudanças. Você vai se sentir muito melhor com estas propostas simples e econômicas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hilal, Y., & Engelhardt, U. (2007). Characterisation of white tea – Comparison to green and black tea. Journal Fur Verbraucherschutz Und Lebensmittelsicherheit. https://doi.org/10.1007/s00003-007-0250-3
- González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
- Yogiraj, Vijay. Goyal, Pradeep Kumar. Chauhan, C. S. (2015). Carica papaya Linn : An Overview. International Journal of Herbal Medicine. https://doi.org/10.1021/jf1031229
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.