7 combinações de alimentos alcalinos para comer todos os dias

· 1 de junho de 2017
Uma dieta à base de alimentos alcalinos nos ajudará a cuidar de nosso organismo e melhorará nossa saúde geral, já que os patógenos precisam de um ambiente ácido para a sua reprodução.

Todos já ouvimos falar dos grandes benefícios dos alimentos alcalinos.

No entanto, é possível que muitos se perguntem o seguinte: é realmente necessário dar este passo e incluir cada dia mais em nossa dieta estes tipos de propostas?

Sabemos que, em matéria de alimentação, não faltam modismos e conselhos de supostos gurus que nos prometem saúde e bem-estar se mantivermos determinadas dietas e adotarmos alguns hábitos.

Neste caso, no que se refere aos alimentos alcalinos, não há dúvida.

Se queremos desfrutar de um melhor equilíbrio interno e de uma boa qualidade de vida, devemos fazê-lo: incluir alimentos alcalinos em nossa cesta de compras e, em consequência, em nossos pratos, é um grande acerto.

Muitas das coisas que comemos diariamente e das que desfrutamos, talvez em excesso, são alimentos que têm um efeito acidificante: açúcares, gorduras trans, laticínios, conservantes, adoçantes, produtos químicos, etc.

Por sua parte, os alimentos alcalinos se caracterizam por conter uma série de vitaminas e minerais que equilibram o nosso pH.

Não inflamam, não contêm calorias excessivas, e harmonizam muitas das funções básicas de nossos órgãos.

Se você está se perguntando se seria recomendável eliminar por completo os alimentos com efeito acidificante para consumir apenas os alcalinos, a resposta é “não”.

Trata-se, como sempre, de manter um equilíbrio. Neste caso, a proporção é a seguinte: o ideal é consumir no máximo 30% de alimentos acidificantes por dia. O restante deve ser de alimentos alcalinos.

A seguir compartilhamos algumas combinações que podem ser ingeridas 7 dias por semana.

Recomendamos ler também: Como preparar água alcalina e quais são seus benefícios?

Combinações de alimentos alcalinos

Alimentos alcalinos para o café da manhã

1. Abacate e romã

Uma opção sensacional para o nosso café da manhã. As romãs têm um alto poder desintoxicante, favorecem a saúde cardiovascular e são um tesouro de vitaminas (A e C) e minerais (magnésio).

Combiná-las com meio abacate potencializará ainda mais o poder alcalinizante de ambos os alimentos.

Não podemos nos esquecer de que o abacate é um dos alimentos alcalinos com mais poder. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas e tem como principal benefício a capacidade de combater a acidez de nosso estômago.

Você gostaria de experimentar esta combinação?

2. Mirtilo com cenoura e tâmara

As cenouras são razoavelmente alcalinizantes.

Não são tanto quanto o abacate ou o limão, mas conseguimos um remédio alcalinizante maravilhoso se as combinarmos com qualquer fruta silvestre:

  • Amora
  • Morango
  • Framboesa
  • Mirtilo
  • Groselha

Anime-se a preparar um delicioso suco natural, ou uma tigela com esta verdura e estas frutas cortadas em pequenos pedaços.

Não se esqueça de incluir algumas tâmaras, que lhe darão um toque adocicado e uma carga alcalina ainda maior.

3. Aveia com kiwi

Alimentos alcalinos para o almoço

Você já experimentou comer mingau de aveia com kiwi? É delicioso, um café da manhã completo, nutritivo, saciante e alcalino.

Entre os alimentos que vão de um nível de alcalinidade maior até um menor, estes dois se situam entre os de maior destaque.

O kiwi, por exemplo, é mais rico em vitamina C do que uma laranja.

A aveia é a rainha dos cereais, um alimento que cuida de nosso coração e de nosso bem-estar e que deveríamos consumir todos os dias da semana.

4. Agrião, algas e aspargos

Esta combinação pode ser um complemento fantástico para um almoço ou um jantar, e ideal para acompanhar um pouco de salmão ou um peito de frango.

  • Tanto o agrião quanto as algas e os aspargos vão nos ajudar a reduzir o ácido de nosso organismo.
  • Além disso, nos oferecerão uma grande quantidade de ferro e cálcio, além da asparagina, um aminoácido presente nos aspargos que nos permitirá cuidar de nosso sistema nervoso.

5. Brócolis com limão e alho

Você não sabe o que jantar esta noite? Então experimente esta receita totalmente alcalina: brócolis com alho e limão.

  • Estes três alimentos contribuem para a alcalinização do organismo, e vão nos ajudar a eliminar as toxinas de que o corpo não precisa, facilitando nosso equilíbrio interno e um nível adequado de pH.
  • A combinação do brócolis com os antioxidantes do limão favorece a digestão e a eliminação de lipídios e gorduras.
  • O alho contém alicina, a qual atua como um bom antibiótico e um excelente anti-inflamatório capaz de reduzir, por exemplo, a retenção de líquidos.

Asseguramos que esta combinação é tão deliciosa quanto saudável.

Descubra: 6 maneiras de fortalecer o sistema nervoso

6. Limão, limão siciliano, papaia e salsinha

Sopa alcalina

Pode ser que pareça uma proposta estranha e ousada. No entanto, estes quatro alimentos combinados entre si têm uma virtude maravilhosa: cuidar dos seus rins, desintoxicá-los e desinflamá-los.

  • O mamão papaia, por exemplo, é considerado o laxante mais saudável que existe, muito adequado também para a limpeza do cólon.
  • A salsinha, por outro lado, é a planta favorita de nossos rins.
  • O limão e o limão siciliano são duas das frutas mais alcalinas que a natureza nos deu: não hesite em consumi-los.

Visite este artigo: Descubra os grandes benefícios da sopa de brócolis

7. Melancia com pepino

Você pode preparar uma tigela com pedaços de melancia e pepino ou levá-los ao liquidificador para fazer um suco refrescante.

Seja como for, anime-se a experimentar esta receita natural porque são dois alimentos ricos em fibras, muita água, licopeno, betacaroteno e vitamina C.

Uma bebida leve que, depois de consumida, vai se tornar parte da sua vida ao longo da semana.