Água alcalina: quais são os seus benefícios?

12 Outubro, 2020
A água alcalina é uma proposta comercial que não tem respaldo científico, mas ainda assim, lhe tem sido atribuído vários benefícios. Iremos mencioná-los abaixo.

A água alcalina é um líquido ionizado que supostamente traz vários benefícios à saúde. Ela ajudaria o corpo a eliminar os resíduos ácidos que produz no processo de digestão, o que o ajudaria a manter o pH equilibrado.

Simplificando, esta bebida poderia corrigir o equilíbrio ácido-base do corpo. Diz-se que contém um OPR negativo, que seria um antioxidante. Graças à produção de íons hidroxilos, favoreceria a produção de oxigênio, ajudando assim a combater o efeito dos radicais livres e, promovendo a regeneração das células. Isso contribuiria não só para a saúde, mas também para o vigor.

Como preparar a água alcalina?

Diz-se que existem três truques caseiros que supostamente ajudam a preparar a água alcalina. Vamos examiná-los com mais detalhes a seguir.

água alcalina

Para alcalinizar a água, algumas pessoas usam ingredientes como bicarbonato de sódio e suco de limão.

Método número 1

  • É preciso usar dois recipientes.
  • Enchemos um dos recipientes com água e depois jogamos a água no outro recipiente vazio de uma boa altura.
  • Quando a água cai, faz bolhas e isso permite que um bom nível de alcalinidade seja alcançado após repetir o processo 8 ou mais vezes.
  • A água que utilizamos tem um pH de 7,2 e este método nos permitirá aumentá-lo em pelo menos 5 décimos, o que embora não seja muito, supostamente é bom para alcalinizar o corpo.

Método número 2

  • O segundo método para obter água alcalina caseira é ferver a água durante 5 minutos. Depois disso, a água passará de um pH de 7,5 para um de 8,4. É provável que, dessa forma, alcalinize o nosso corpo.
  • Alguns dizem que é preciso tomar quente, mas o fato é que quando esfria ela continua conservando a alcalinidade.

Método número 3

  • O último método caseiro que podemos utilizar para alcalinizar a água é adicionar meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. 
  • Com isso a água passará de um pH de 7,2 para um de 7,9.
  • Tenha em mente que para ser considerada alcalina a água deve superar um pH de 7,3, e a partir dali quanto mais subir, mais alcalina será (ainda que, obviamente não devamos nos exceder).

Leia também : Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio todos os dias

Quais são os benefícios de tomar água alcalina?

Os benefícios atribuídos à água alcalina não são comprovados cientificamente e, portanto, não podem ser considerados reais. Porém, vamos comentar sobre eles para vocês analisarem se vale a pena ou não.

1. Contribuiria para a boa digestão

Além de contribuir para a eliminação das toxinas acumuladas pela urina, a água alcalina pode ajudar a ter uma boa digestão. Isso seria possível porque, ao equilibrar o pH corporal, manteria a saúde do estômago.

2. Preveniria doenças

Como ajudaria a manter uma boa hidratação, a água alcalina ajuda a prevenir doenças renais e infecções do trato urinário. No entanto, não há evidências para considerar esta afirmação como uma hipótese.

3. Preveniria o envelhecimento precoce

O acúmulo de toxinas não só prejudicaria a saúde, mas também causaria o envelhecimento precoce da pele. Portanto, acredita-se que beber água alcalina pode eliminar essas toxinas e, claro, prevenir o envelhecimento precoce.

4. Combateria a retenção de líquidos

Assim como a água normal, a água alcalina poderia ajudar a hidratar e combater a retenção de líquidos. E ao ajudar a eliminar os resíduos através da urina, ajudaria a restaurar o equilíbrio do corpo.

Acredita-se que, ao equilibrar o pH, as células não teriam a necessidade de reter líquidos para combater a acidez. Além disso, isso vai acelerar o seu metabolismo.

5. Preveniria a osteoporose

Beber água mineral alcalina promove a eliminação de resíduos sólidos como o ácido úrico e os nefrólitos através da urina, ajudando a prevenir os problemas como a osteoporose. A sua ação permite liberar o cálcio que estava preso em ditos resíduos, devolvendo o pH alcalino ao nosso sangue.

:Veja também: Dicas para combater a osteoporose

O que os especialistas dizem sobre a água alcalina?

  • Adriana Mañas, cientista e doutora em Biologia Celular e Molecular, destaca que a água alcalina não é uma bebida que traz benefícios reais à saúde nem ajuda a retardar (ou prevenir) o envelhecimento.
  • J.M Mulet, doutor em Bioquímica e Biologia Molecular, esclarece que a água alcalina é uma proposta comercial que não tem base científica.
  • Julio Basulto, especialista em Dieta e Nutrição, ressalta que existem várias crenças errôneas sobre o consumo de água.
  1. Não é necessário beber dois litros de água por dia, isso é um mito. Para atender às suas necessidades diárias de hidratação, você precisa beber com base na sua sede.
  2. Para saber se você está bebendo água suficiente, preste atenção à sua urina. Se estiver de cor clara, estamos bebendo o suficiente. Por outro lado, se estiver escura e cheirar forte, é necessário beber mais água.
  3. Existem perigos agudos associados tanto ao consumo inadequado de água quanto à sua ingestão excessiva (hiperidratação).
Água alcalina

A água alcalina funcionaria como uma espécie de antiácido natural que ajudaria a neutralizar os níveis de acidez do corpo. No entanto, isso nada mais é do que uma ideia sem qualquer respaldo científico.

Se você quiser, pode beber água alcalina. No entanto, os especialistas em saúde indicam que não é uma opção recomendada, muito menos indispensável.

Adote um estilo de vida saudável, siga as recomendações do seu médico e mantenha coerência nos seus hábitos; isso poderá trazer benefícios à sua saúde.

  • Agua alcalina, ¿verdad o mito? [Documento en línea].
  • Aquino, J.M. Mentiras embotelladas: el agua alcalina no mejora tu salud. Verificiencia. [Disponible en línea].
  • Pérez, D. Agua alcalina, ¿será milagrosa o es solo una moda? Conoce los mitos y verdades sobre el popular líquido. AARP. [Disponible en línea].
  • USGS. (2016). pH: Water properties, from the USGS Water-Science School.
  • Riché, E., Carrié, A., Andin, N., & Mabic, S. (2006). High-purity water and pH. American Laboratory.
  • World Health Organisation. (2007). pH in drinking-water. Guidelines for Drinking Water Quality. https://doi.org/WHO/SDE/WHO/03.04/12