Benefícios de tomar água com bicarbonato todos os dias

· 21 de janeiro de 2016
Para não alcalinizarmos excessivamente o nosso organismo, já que isso também não seria saudável, o ideal é tomar meia colher de bicarbonato de sódio diluído em um copo de água após cada refeição principal.

O bicarbonato de sódio é um produto muito popular em milhões de lares em todo o mundo. Além ser usado na gastronomia, também facilita algumas tarefas de limpeza e melhora a saúde.

Ainda que hoje em dia muitas pessoas prefiram os produtos convencionais oferecidos no mercado, há quem ainda aproveite os benefícios deste pó branco em muitas áreas de sua vida.

Embora o seu consumo deva ser sempre moderado e em pequenas quantidades, foi demonstrado que ingerir bicarbonato de sódio de forma regular pode apoiar o funcionamento geral do corpo ao regular o pH natural do sangue, diminuindo os índices de acidez.

Dissolvido em água, ele é um dos melhores e mais antigos remédios naturais consumidos no  mundo, sendo uma forma eficaz de proteger o organismo de diversas doenças.

É um antiácido natural

Homem com azia, queimação no estômago

As propriedades antiácidas deste ingrediente natural são umas das razões pelas quais ele é muito utilizado em nossos lares.

O bicarbonato pode neutralizar os ácidos estomacais para evitar o incômodo refluxo ácido, também conhecido como ardor de estômago.

A água com bicarbonato é capaz de diminuir a inflamação e os gases, o que proporciona de forma rápida uma sensação de alívio para a indigestão.

Leia também: 6 mudanças na dieta para alcalinizar o corpo

Alcalinizante natural

A maioria das dietas gera componentes ácidos e que podem levar ao desenvolvimento de inúmeras doenças.

Por neutralizar a acidez, o bicarbonato de sódio se tornou um remédio natural para regular o pH do organismo e melhorar a saúde. A acidez no corpo poderia estar associada a um maior risco de osteoporose, artrite e inclusive de câncer.

Por isso, por um baixo custo, este ingrediente poderia se converter no melhor remédio natural para evitar o desenvolvimento dessas doenças.

Entretanto, a sua ingestão diária deve ser feita em doses pequenas, já que o excesso poderia ser prejudicial e alcalinizar excessivamente o corpo.

É antisséptico

Mulher enxaguando a boca com bicarbonato

O bicarbonato de sódio possui um leve efeito antisséptico que pode ser aproveitado para a eliminação de vírus e bactérias que causam doenças.

Devido a essa propriedade, pode ser utilizado para tratar a dor e a inflamação da garganta, através de gargarejos.

Alivia as infecções urinárias

Uma mistura de água com bicarbonato de sódio pode atuar como uma barreira protetora contra das infecções, graças a sua capacidade de reduzir os índices de acidez na urina.

A sua ingestão complementa o consumo de água e suco de mirtilos, que costumam ser outras formas de evitar os episódios recorrentes desse problema.

Combate a gota e outros problemas articulares

Mulher com dor no punho

Os níveis elevados de ácido úrico na urina e no sangue que irriga os tecidos do corpo podem ser a origem de condições e doenças crônicas, como a gota ou a artrite.

A água com bicarbonato de sódio regula o pH do sangue e diminui os índices desse tipo de ácido, atuando como um remédio para combater várias doenças.

Você sabia? Bicarbonato de sódio ajuda a perder peso

Melhora o rendimento físico

O ácido lático liberado durante a atividade física pode se acumular nos músculos e articulações, causando dores e fadiga muscular.

Para impedir que isso afete o rendimento esportivo, uma boa opção é tomar água com bicarbonato, cujos efeitos controlam essa acidez.

Controla os índices de colesterol

Esse hábito também poderia ter um efeito positivo na redução do colesterol alto no sangue, especialmente no tipo LDL, também conhecido como “colesterol ruim”.

No entanto, devido ao seu alto nível de sódio, ele não é aconselhado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, pois, nesse caso, poderia piorar o problema.

Como tomar água com bicarbonato de sódio?

Bicarbonato de sódio

Como já havíamos mencionado, o consumo exagerado do bicarbonato poderia causar efeitos negativos para a saúde.

Portanto, para incorporá-lo à dieta sem nenhum risco, é importante ter em mente os seguintes conselhos:

Dose geral

  • 1/2 colher de chá de bicarbonato (3g)
  • 1 copo de água (200ml)

Misture os dois ingredientes e consuma após cada refeição principal.

Para aliviar a gripe e o resfriado

Este remédio é perfeito para combater os microrganismos que causam resfriados, gripes e alergias.

Nesses casos, ele deve ser tomado da seguinte forma:

  • Dia 1: 5 doses de meia colher em um copo de água a cada 3 horas.
  • Dia 2: 3 doses com a mesma medida, divididas ao longo do dia.
  • Dia 3: 1 dose com a mesma medida depois do almoço e outra depois do jantar.

Ainda que o sabor não seja o mais agradável, o seu consumo é uma decisão muito saudável. Comece a adotar esse hábito e você poderá sentir os efeitos positivos em seu corpo em pouco tempo.