6 grandes vantagens de consumir vegetais e frutas todos os dias
Frequentemente, ouvimos que é recomendável comer vegetais e frutas diariamente e, sem querer, muitas vezes acreditamos que isso apenas ajuda a equilibrar a dieta e evitar o consumo de mantimentos industriais e ultraprocessados.
No entanto, é preciso ir além. De fato, a recomendação é feita por especialistas em saúde, dieta e nutrição para ajudar as pessoas a escolher melhor o que comem e, assim, conquistar e manter uma boa saúde e, portanto, uma boa qualidade de vida.
Vantagens de consumir vegetais e frutas
Consumir vegetais e frutas é recomendado por várias razões. Uma delas, é porque fornece ao organismo todos os tipos de nutrientes valiosos para a realização de diferentes processos.
Vamos ver outras vantagens abaixo.
1. Ajuda a saciar o apetite
Devido ao seu conteúdo de fibra alimentar, tanto as frutas e quanto os vegetais ajudam a satisfazer o apetite ao comer. Além disso, esses alimentos nos ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, impedindo-nos de comer qualquer coisa que encontrarmos entre as refeições.
2. Ajuda a perder peso, um benefício de comer vegetais e frutas
Consumir verduras e frutas todos os dias é a melhor maneira de perder peso de forma saudável, sem passar fome e sem precisar contar calorias. Esses alimentos nos ajudam a perder peso pelas seguintes razões:
- Controlam o apetite graças ao seu poder saciante.
- São ricos em fibras, combatendo, assim, o inchaço do abdômen.
- Ajudam a reduzir a retenção de líquidos e a prisão de ventre.
- Possuem poucas calorias.
- Ajudam a evitar os desejos por doces e são a melhor alternativa para se alimentar no meio da manhã ou no meio da tarde.
3. Regula o trânsito intestinal
Graças ao seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais e enzimas, as frutas e os vegetais são essenciais para uma boa função intestinal. Ao comê-los diariamente, regulamos a função desse órgão.
No caso de aumentar repentinamente o consumo de frutas e verduras, devemos ter em mente que, no início, podemos ter prisão de ventre por alguns dias até que o intestino assimile o aumento de fibras.
Com um pouco de paciência e bebendo muita água ao longo do dia, podemos começar a desfrutar de um bom trânsito intestinal, sem grandes complicações.
4. Nutre todos os órgãos e sistemas do corpo
As diferentes vitaminas e minerais presentes nos alimentos vegetais nos ajudam a fortalecer todas as células e os sistemas do corpo. E, embora geralmente pensemos em vitamina C, ferro, zinco, magnésio e cálcio, existem muitos outros nutrientes que podemos obter dessas fontes naturais de alimentos.
Embora seja aconselhável consumir frutas inteiras, também podemos saboreá-las em vitaminas, sucos, etc. E o mesmo vale para os legumes e as hortaliças. Podemos comê-los crus, em caldos, em purês e assim por diante.
5. Consumir vegetais e frutas proporciona vitalidade
Comer verduras e frutas também é altamente recomendável, pois, através desses alimentos, obtemos energia suficiente para realizar nossas atividades diárias.
Não é a mesma coisa comer um bolo e tomar um café para ficar “ativo” por alguns minutos e depois sentir aquela necessidade de comer mais, do que consumir uma fruta e não só saciar o apetite com ela, mas também obter água e nutrientes que nos fornecem mais energia, por mais tempo.
Em outras palavras, como são tão ricos em nutrientes, os vegetais e as frutas são alimentos que têm a virtude de aumentar, em grande medida, nossos níveis de energia e vitalidade.
- Os sucos são uma ótima opção, já que uma pequena quantidade podem conter várias frutas e verduras.
- A melhor maneira para obter energia dos vegetais é ingeri-los crus.
- Também podemos fazer deliciosas e completas saladas ou germinar algumas sementes, grãos ou verduras para multiplicar os benefícios desses alimentos.
6. Ajuda a obter antioxidantes
Comer vegetais e frutas é a melhor maneira de obter antioxidantes, os quais nos ajudam a permanecer saudáveis e, ao mesmo tempo, combater o envelhecimento. Esses nutrientes evitam os danos causados pelos radicais livres, tanto externos quanto internos.
Para se beneficiar dos antioxidantes, devemos comer, acima de tudo, esses alimentos crus. Podemos preparar saladas, sucos ou os famosos sucos verdes. Você não deve deixar de incluir uma porção de vegetais em todas as refeições.
Em suma, comer vegetais e frutas em uma dieta em que predominam variedades, moderação e equilíbrio, pode ser muito benéfico para a saúde em geral e também pode nos fazer manter um peso saudável, de acordo com nosso índice de massa corporal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Clarys, P, Deliens, T, et al. Comparison of nutritional quality of the vegan, vegetarian, semi-vegetarian, pesco-vegetarian and omnivorous diet. Nutrients. Marzo 2014. 6 (3): 1318-32.
- Coronado M, Vega y León S, et al. Antioxidantes: perspectiva actual para la salud humana. Revista Chilena de Nutrición. Junio 2015. 42 (2).
- Craig, W. J. Health effects of vegan diets. American Journal of Clinical Nutrition. Mayo 2009. 89 (5): 1627S-1633S.
- Craig, W. J. Nutrition concerns and health effects of vegetarian diets. Nutrition in Clinical Practice. Diciembre 2010. 25 (6): 613-620.
- Escudero Álvarez E, Gonzalez Sánchez P. La fibra dietética. Nutrición Hospitalaria. 2006. 21 (2): 61-72.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.