6 problemas de saúde que geram dor nas costas

A dor nas costas pode aparecer como reflexo de algumas doenças que não têm nada a ver com a área, mas que requerem um tratamento.

Você sente dor nas costas o tempo todo? Existem pessoas que estão há tanto tempo experimentando este problema que já o veem como algo normal. No entanto, não é e não deveríamos nos adaptar a ele.

Nas costas está o maior suporte do corpo: a coluna vertebral. Quando não tomamos as precauções adequadas ou nossa saúde não é a melhor, poderemos terminar com este problema.

Entre as atividades que podem gerar dor nas costas estão as de levantar muito peso sem cuidados ou problemas mais sérios. Justamente deste último é que falaremos a seguir.

Siga lendo e descubra como os incômodos na sua coluna podem estar avisando alguma condição mais grave. Anote tudo e aja em consequência para evitar que sua saúde se veja afetada.

1. Desgaste de discos intervertebrais

A postura influencia na dor nas costas

Como você já deve saber, a coluna é formada por vértebras separadas por pequenos ossos chamados discos. A função destes discos é facilitar o movimento e amortecê-lo para que o resto dos ossos se mantenha em ótimo estado.

Com o passar do tempo e a causa do movimento natural, estes discos vão diminuindo. Este transtorno é comum nos idosos. No entanto, pode aparecer em mulheres jovens que tenha recebido a epidural.

O desgaste destes discos também provoca um desvio na coluna, pois a dor nas costas costuma se aliviar ao mantermos uma posição encurvada.

É importante que, se detectarmos a curvatura, procurar um médico para que receite medicamentos para lidar com a dor. Também poderá sugerir usar algum tipo de faixa ou suporte que mantenha a coluna no lugar.

Além disso, seria bom receber massagens e incluir um suplemento de cálcio para evitar que o problema siga avançando.

Visite este artigo: Como ter uma coluna vertebral saudável

2. Lombalgia

A lombalgia é a dor nas costas que se apresenta desde as costelas até os glúteos. É uma condição que todos podem experimentar em qualquer momento da vida.

Por ser um problema muito comum, muitas pessoas acreditam que não tem uma causa real. No entanto, isso é falso. Na maioria dos casos podem ser requeridos vários exames, mas sempre existe um motivo específico.

Se você apresentar esta dor de forma ocasional, deve prestar atenção nas atividades que está realizando. É possível que tenha uma má postura ao estar na frente do computador ou que seu trabalho esteja causando a dor.

O ideal é que procure um médico para descartar uma situação mais grave.

3. Osteoporose

Mulher com dor nas costas

A osteoporose é uma doença dos ossos. Aparece quando acontece uma redução na densidade da massa óssea e os ossos se tornam mais porosos.

Esta doença faz com que os ossos sejam frágeis e propensos a sofrer lesões graves, inclusive com pancadas mínimas. Na maioria dos casos não existem sintomas óbvios, mas a dor nas costas pode aparecer.

  • Se você passou dos 40 anos e sua alimentação não é particularmente rica em cálcio, é importante visitar um médico de forma regular para descartar o problema.
  • É recomendado visitar o médico se notar que a dor nas costas aparece na parte média e escutar alguns estalos ao se mover. Isso não deveria ser algo normal em nenhum caso.

4. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica generalizada. Entre suas características mais importantes estão os episódios de dor de longa duração. Isso significa que não só teremos dor nas costas, como também incômodos em todas as articulações e músculos.

Nesta doença é muito frequente aparecer:

  • Transtornos do sono
  • Cansaço
  • Sensação de inchaço
  • Rigidez
  • Alterações intestinais
  • Adormecimento das articulações
  • Acidez estomacal

Se este for o problema, o médico possivelmente irá receitar vários medicamentos que tratam as doenças separadamente.

Sempre existem opções para controlar as dores, mesmo que precisará testar até descobrir uma que funcione para você.

Leia também: Tratamento da fibromialgia 

5. Escoliose

Massagens aliviam a dor nas costas

Outro problema de saúde que pode levar a dor nas costas é a escoliose. Este é o desvio lateral da coluna vertebral fora de seus limites normais.

É uma deformidade que pode aparecer por questões congênitas, neuromusculares ou sem causa aparente.

Quando a escoliose se encontra em estado avançado, costuma provocar compressão ou um pinçamento da medula espinhal e dor.

Para reduzir a dor nas costas quando é derivada da escoliose devemos receber terapia médica. Essa costuma incluir:

  • Rotinas de fisioterapia
  • Uso de coletes
  • Revisões regulares para comprovar se o problema avançou

6. Endometriose

A endometriose é uma das doenças mais comuns nas mulheres. Neste caso, o problema da dor nas costas se deve aos crescimentos musculares fora do comum que aparecem no endométrio.

A dor costuma ser aguda e aparece com maior frequência próxima a data do período menstrual. Mesmo que os comprimidos comerciais para as cólicas costumem ajudar, é recomendado visitar um ginecologista para seguir o tratamento correto.

Recomendações gerais para lidar com estes problemas

  • Procure um especialista para receber o tratamento adequado em função do tipo de transtorno que apresentar.
  • Pratique o yoga. É perfeito para relaxar o corpo e combater a dor e a inflamação.
Recomendados para você