6 maneiras alternativas de usar o vinagre de maçã
Muitos, ao pensar no vinagre de maçã, o associam ao uso na gastronomia, já que ele possui um delicioso sabor que dá um toque diferente aos pratos e, além disso, é uma opção saudável.
Mas é importante saber que o vinagre de maçã tem múltiplos usos, não apenas na cozinha associado a outros alimentos, mas também para usos alternativos.
Um dado importante a considerar é que o vinagre tem propriedades curativas, das quais é possível fazer um uso orientado a fim de aliviar dores advindas de várias doenças de uma maneira mais natural.
Isso prova que esse maravilhoso “tempero” não serve apenas para condimentar os alimentos, mas também para melhorar desde a nossa saúde, contemplando a beleza de nosso cabelo até a grama de nosso jardim, dentre outros muitos usos.
Sem dúvida, conhecer seus usos e benefícios trará vantagens para todos, por isso, a seguir, falaremos sobre alguns dos principais usos alternativos do vinagre de maçã que muitos talvez não conheçam.
Leia também: 8 benefícios de consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia
O vinagre de maçã é um excelente herbicida
Para aqueles que gostam de cuidar do jardim, é preciso saber de antemão que essa não é uma tarefa fácil, pois requer tempo e dinheiro, principalmente quando surgem parasitas, que geralmente consomem todo o trabalho despendido na construção do jardim.
Além de ser caro, alguns herbicidas podem ser prejudiciais à nossa saúde e à saúde dos animais de estimação, por isso é recomendável fazer uso do vinagre de maçã para eliminar completamente parasitas do jardim. É mais econômico, natural e de fácil aplicação.
Vinagre para acabar com o soluço
Como muitos já sabem, até agora não existe uma cura definitiva para o soluço, pelo menos é essa a ideia que muitos especialistas sustentam a respeito.
Mas sabe-se que um bom trago de vinagre de maçã pode acabar com esse espasmo incômodo e fazer com que nos sintamos muito melhor e mais tranquilos.
Tentar não custa nada, principalmente quando se trata de um produto natural.
Analgésico para a garganta
O vinagre de maçã é um bom analgésico para a garganta. Seu uso é ótimo para aliviar dores ou infecções na garganta, mesmo que o uso não seja muito agradável devido ao sabor que deixa na boca, mas sem dúvida será uma das melhores opções para curar esse tipo de dor.
O procedimento de uso é simples: faça gargarejos com vinagre de maçã três vezes ao dia até que a dor acabe por completo. Em pouco tempo será possível notar alívio.
Calmante muscular
Quando praticamos algum tipo de esporte e atingimos nossos objetivos, nos sentimos bem pelas metas cumpridas, mas, muitas vezes, nossos músculos terminam completamente doloridos devido à segregação de ácido lático que o corpo produz justamente quando nos exercitamos.
Logo, é importante tentar recuperar os músculos pra continuarmos nossa rotina diária, e podemos fazer isso simplesmente aplicando um pouco de vinagre de maçã em um pano limpo e logo, aplicando esse pano no local dolorido durante 20 a 30 minutos. O vinagre funciona como calmante natural para essas ocasiões.
Tira-manchas
O vinagre de maçã também funciona como tira-manchas natural. Se aquelas manchas incômodas de transpiração que ficam na roupa te incomodam, essa informação o interessará.
O procedimento é muito simples: aplique algumas gotas do vinagre branco no local manchado pelo suor e deixe atuar por 5 minutos, depois enxágue. Quando secar completamente, colha os resultados de uma roupa sem manchas, como se fosse nova.
Bom para o cabelo
Sem dúvidas, essa dica o interessará muito! O vinagre de maçã pode deixar o cabelo mais suave, sedoso e dar um brilho espetacular a ele, por isso é mais interessante, natural e econômico do que um condicionador normal encontrado em supermercados.
Para obter esse benefício, basta aplicar o vinagre de maçã no cabelo depois de lavá-lo. Assim, esperamos que o uso alternativo do vinagre de maçã seja proveitoso e sirva de grande ajuda.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.