5 sintomas inesperados de um problema cardíaco que você deve conhecer

Se apresentamos apenas um destes sintomas não há motivo para alarme. Porém, se ocorrem vários deles, é conveniente consultar um especialista para descartar um problema cardíaco.
5 sintomas inesperados de um problema cardíaco que você deve conhecer

Última atualização: 12 Fevereiro, 2021

Um problema cardíaco nem sempre ocorre com sintomas muito evidentes. Além disso, o caso das mulheres é ainda mais complexo: os sintomas são confundidos com fatores como o cansaço ou o estresse.

Não queremos dizer com isso que devemos estar atentos a cada instante de maneira obsessiva, até o ponto de consultarmos sempre um médico. Trata-se apenas de saber o que é normal e o que não é. Na verdade, a melhor “arma” é a informação e, claro, a prevenção.

Descubra abaixo quais são os sintomas mais inesperados associados a um problema cardíaco. Pegue uma caneta e papel e faça anotações. Você ficará surpreso!

Sintomas incomuns de um problema cardíaco

Sintomas incomuns de um problema cardíaco

As arritmias sinusais geralmente são assintomáticas, mas a dor no peito pode ser um sinal.

Segundo dados publicados pela Associação Espanhola do Coração, as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Porém, a melhor forma de reduzir o percentual de mortes é a prevenção e, para isso, é fundamental conhecer os sintomas de um problema cardíaco.

Claro, você não pode evitar 100% das mortes por problemas cardíacos. Existem pessoas muito jovens e em boa forma física que morrem de morte súbita e ataques cardíacos.

Por outro lado, vale esclarecer que nem todos os sintomas que citaremos a seguir estão diretamente relacionados à doença cardíaca: são apenas indicadores que devem motivá-lo a ir a uma consulta médica para receber um diagnóstico.

1. Roncos

O ronco está frequentemente relacionado à apneia do sono, um distúrbio muito comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, conforme explicado pela Enciclopédia Médica MedlinePlus. Isso significa que todos sofrem de problemas cardíacos? De forma alguma, mas é um sintoma importante a ser considerado.

  • A apneia do sono supõe “deixar de respirar” por alguns segundos.
  • Se o problema persistir por um longo período, ocorrem mudanças fisiológicas que aumentam o risco de ataque cardíaco ou derrame.
  • Os especialistas de Harvard indicam que o ronco pode ser um sinal de um ritmo cardíaco irregular conhecido como fibrilação atrial.
  • Se você costuma roncar durante a noite, não deixe de procurar um médico para fazer os exames adequados e descartar qualquer problema grave.

2. Problemas nas gengivas

As gengivas podem revelar um problema cardíaco? É um sintoma possível, mas não precisa ser decisivo. Dor e sangramento gengival podem ser sintomas de uma via inflamatória hiperativa associada à doença cardíaca aterosclerótica.

3. Dor no pescoço e dor nos ombros

tensao-pescoço-sintoma-problema-cardíaco

O pescoço e os ombros de todos doem de vez em quando, mas é altamente recomendável que você faça um check-up médico, caso o desconforto seja persistente com o tempo.

  • Um ataque cardíaco pode dar pistas meses antes, por meio de tensão no pescoço, nas costas ou dor nos ombros.
  • Se você também se sentir sufocado e ficar muito cansado ao subir escadas, converse com seu médico, pois esses são dois sintomas mencionados pela American Heart Association. A prevenção salva vidas.

4. Pés e pernas inchados

É normal sofrer retenção de líquidos e também voltar para casa com os pés terrivelmente inchados após um dia de trabalho. Tudo isso pode ser devido a uma dieta pobre ou estilo de vida sedentário.

Agora, caso você tenha outros sintomas como fadiga crônica, taquicardia ou sufocamento, lembre-se: nunca deixe algo tão vital quanto a sua saúde, como a sua vida, para amanhã. Marque uma consulta com o médico e descubra o que está causando esse inchaço nos pés e nas pernas.

Uma publicação da Harvard Health Publishing intitulada 5 overlooked symptoms that may signal heart trouble, explica que a inflamação das extremidades pode ser um sinal de insuficiência cardíaca.

5. Dor no estômago

Dor no estômago

A dor de estômago é outro sintoma a se ter em atenção. A dispepsia é muito comum, mas se você sentir ardência, queimação e desconforto constante na parte superior do abdômen podem ser sintomas de um possível ataque cardíaco.

De acordo com a WebMD Medical Encyclopedia, muitas pessoas chegam ao pronto-socorro acreditando que têm indigestão e, no final, não têm. No entanto, quando outros sintomas aparecem, como soluços que não param e muita sudorese, pode ser o aviso de um ataque cardíaco.

A prevenção é melhor do que a cura

Nos melhores casos, um desfecho pior pode ser evitado, mas milhares de pessoas morrem todos os dias sem saber que tinham um problema cardíaco. Por isso, é importante que, agora que você conhece os sintomas menos famosos dos problemas cardíacos, leve-os em consideração.

Para concluir, embora seja verdade que as características descritas sejam muito comuns, a chave reside portanto em «saber ouvir o próprio corpo». Você deve saber reconhecer o que é normal e o que não é, consultar sempre um médico e lembrar, sem dúvida, da necessidade de prestar atenção em si mesmo um pouco mais. Vale a pena.

Pode interessar a você...
4 exercícios simples que seu coração agradecerá sempre
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 exercícios simples que seu coração agradecerá sempre

O coração é o motor de nosso organismo. É capaz de bombear uma média de 500 litros de sangue por hora, mas é preciso cuidar dele. Esses exercícios ...