5 maneiras de dizer ao seu filho que você o ama

30 de março de 2019
Dizer ao seu filho que você o ama é fundamental para promover seu bem estar emocional. Embora às vezes seja fácil esquecer, os sinais de afeto têm forte impacto em seu desenvolvimento.
Você já tirou alguns minutos do dia para dizer ao seu filho que você o ama? Embora às vezes seja difícil fazer isso, ou simplesmente negligenciá-lo, é uma ação simples que pode contribuir para a felicidade de ambosFazê-lo ciente de seus sentimentos cria uma atmosfera de confiança que, sem dúvida, faz com que seu filho se sinta mais seguro.

O melhor de tudo isso, é que há muitas maneiras de dizê-lo, sem que seja apenas uma simples frase. Embora palavras inesperadas sejam sempre agradáveis, existem maneiras mais transcendentais de fazer seus filhos sentirem-se importantes e, acima de tudo, amados. Ainda não sabe como? Nesta oportunidade compartilhamos 5 boas ideias.

As melhores maneiras de dizer ao seu filho que você o ama

O amor por uma criança é tão grande, que um “eu te amo” é insuficiente para provar isso. Apesar disso, proferir estas simples palavras têm um impacto positivo em suas vidas. Sua expressão, tanto física quanto verbal, lhes dá paz, e os faz sentir verdadeiramente importantes.

Você estaria interessado em ler: O frasco da calma: uma artesania espetacular para os seus filhos

Para isso, independentemente da idade pela qual esteja passando, é essencial que você tome um pouco do seu tempo diário para dar-lhe aquela pequena amostra de afeto. E como fazer isso? Talvez alguns tenham mais dificuldades que outros; no entanto existem muitas maneiras básicas, mas doces, que podem ser muito úteis.

1. Deixe anotações e mensagens de amor

Deixe anotações e mensagens de amor para seu filho

Se seu filho já está em uma idade de leitura, deixar frases de amor é uma ótima maneira de dizer a ele o quanto você o ama. Uma mensagem curta, acompanhada de desenhos e cores coloridas, pode fazê-lo sentir-se muito especial.

Você também pode aproveitar os meios tecnológicos para enviar mensagens instantâneas, ou um cartão virtual.

2. Abraçá-lo e beijá-lo

Sem dúvida, a linguagem corporal é a melhor aliada para demonstrar sua afeição. Um beijo inesperado, um carinho, ou um abraço podem dizer ao seu filho quão grande é o amor que você sente por ele.

A coisa boa, é que você não precisa de um momento especial para fazer isso: pode aproveitar o seu tempo livre depois do trabalho, ou à noite antes de ir para a cama.

3. Compartilhar uma refeição

Como já mencionamos, algumas palavras simples não são suficientes para dizer ao seu filho que você o ama. É verdade que elas são muito relevantes na forma de expressão, mas devem apoiar-se em ações para serem mais eficazes.

Uma forma de dizer ao seu filho que o ama é comendo em familia

Algo tão simples como compartilhar uma refeição pode ser o caminho para demonstrar amor. O horário de almoço ou jantar é uma ótima oportunidade para compartilhar experiências, ou resolver dúvidas existentes.

Os pais que aproveitam esses momentos para compartilhar conseguem uma relação mais aberta com ao diálogo e à confiança.

4. Planejar atividades

É uma pena que muitos não aproveitem horas livres de trabalho para passar bons momentos com seus filhos. Embora seja normal sentir-se cansado, nada se compara aos benefícios de compartilhar momentos em famíliaPlanejar um fim de semana, ou mostrar-se interessado em seus hobbies é outra ótima opção para dizer ao seu filho que você o ama.

Algumas atividades que vocês podem desfrutar juntos são:

  • Aprender a dançar
  • Praticar esportes
  • Fazer trabalhos manuais
  • Ir ao cinema
  • Ir ao Parque
  • Fazer uma viagem ao campo
  • Andar de bicicleta

5. Ser grato

Nunca se esqueça de dizer ao seu filho que o ama

A gratidão é uma qualidade que você deve fomentar em seu filho desde os primeiros anos de vida. Se você agradece quando ele faz algo de bom para você, não apenas lhe diz que o ama, mas o educa a ser grato.

Além disso, de vez em quando você pode dar-lhe um grande sorriso, agradecendo-lhe pelo simples fato de existir.

Por que é tão importante dizer ao seu filho que você o ama?

Além de fazê-lo se sentir bem, dizer ao seu filho que você o ama tem outros efeitos positivos para sua segurança e autoestima. O relacionamento que é criado entre os dois se torna tão forte que, de fato, influenciará o resto de suas vidas.

Você deveria ler: Saiba mais sobre os grandes benefícios dos animais de estimação para a família

Alguns de seus benefícios são:

  • Em primeiro lugar, estimula o vínculo entre pais e filhos, e cria uma forte conexão emocional.
  • Por outro lado, promove a autoestima nas crianças, e dá-lhes uma sensação de segurança.
  • Também, melhora a confiança, e favorece a comunicação na família.
  • Além disso, cria uma atmosfera de harmonia e bem-estar.
  • Produz um sentimento de felicidade em ambos.
  • Finalmente, promove o crescimento emocional, e ensina as crianças a expressar suas emoções.

Em conclusão, dizer ao seu filho que você o ama é crucial para fortalecer o vínculo que você tem com ele. Tente ir além das palavras, e coloque em prática outras maneiras de provar isso.