Por que as crianças devem dormir com os pais?

Se à meia-noite seu bebê já está na sua cama, então é hora de ler este artigo. As crianças que dormem com os pais, de acordo com a idade, têm prós e contras que você deve conhecer.

Você daria tudo para dormir oito horas sem pausa e de uma maneira agradável, mas de repente, ouve o choro do bebê do seu quarto. Neste artigo, você descobrirá por que as crianças devem dormir com os pais e quais são os prós e contras disso.

Os pais sempre têm dúvidas quando seus filhos querem dormir com eles. Se ocorrer com muita frequência, é importante considerar certos aspectos para garantir o crescimento ideal das crianças. Se você também tiver essa preocupação, continue lendo.

Não é a mesma coisa um recém-nascido dormir com os pais e uma criança de 10 anos. Entre as idades de 3 a 7 anos, essas experiências podem definir a pessoa por toda a vida, de acordo com estudos realizados na Espanha por Aláez Fernández e outros autores.

Quais são os benefícios de deixar a criança dormir com os pais?

Mãe observando seu filho dormir

Cada pai quer compartilhar o tempo com seu pequeno à sua maneira. Se o seu modo é dormir com ele, você pode fazer seu filho descansar muito melhor do que antes. Quando o bebê se sente perto de um de seus pais, ele não precisa chorar. Você pode descansar melhor e acordar com um sorriso no rosto.

Também sabemos que sair da cama à noite para cuidar do seu filho tende a ser incômodo. Deixar a criança dormir com os pais é uma opção conveniente para atendê-la mais rapidamente quando ela chorar.

A paz que seu filho lhe dá quando dorme com você é inigualável. Ao escolher algumas noites da semana para descansar com ele, você pode melhorar seu vínculo familiar. Desta forma, você vai desfrutar dessa fase da infância do seu filho, que não se repetirá.

1. Aumenta sua segurança pessoal devido ao sentimento de proteção

Toda vez que um bebê acorda durante a noite e não encontra seus pais no quarto, ele vai usar o choro ou o grito como uma solução. Isso não acontece quando eles dormem no mesmo espaço que você, porque se sentem protegidos. Levando em conta a idade da criança, deixá-la dormir com os pais ajudará a todos a terem um sono melhor.

2. Elas se sentem amadas

Passar tempo com seu filho é importante para os sentimentos de ambos. No caso do seu pequeno, ele se sentirá mais amado quando passa a noite com vocêSe você for um daqueles pais que tende a ficar ocupado com o trabalho e com outras tarefas, esses momentos especiais com seu filho podem ajudá-lo a mostrar o quanto você o ama.

Leia também: Como se aproximar dos filhos e aconselhá-los?

3. Seus filhos geralmente têm um sono tranquilo e sem complicações

Em vários momentos da noite, alguns pais tendem a acordar apenas para ver se o filho está dormindo bem. No entanto, os bebês podem ter um sono tranquilo se você dormir com eles, ignorando a luz, os ruídos noturnos e outros incidentes. E se ele tiver um pesadelo, quando perceber que você está perto, esquecerá rapidamente, porque se sentirá protegido com a sua presença.

Mãe dormindo com seu bebê

4. Fortalece o relacionamento com os pais

Acordar e dormir com seu filho não tem preço. O mesmo acontece na mente das crianças, uma vez que elas se sentem acompanhadas pelos seres que mais amam. Se ambos dormirem em um espaço ideal, vocês melhorarão seu relacionamento e poderão descansar as horas necessárias para que tenham um dia produtivo na manhã seguinte.

Alguns aspectos negativos que você deve levar em conta

Deixar a criança dormir com os pais, assim como os benefícios, traz consigo algumas consequências. Você pode ter um filho que precisa de você a cada duas ou três horas. Então, você vai se voltar para o seu pequeno toda vez que isso acontecer. Essa vigilância pode afetá-la no dia seguinte.

Recomendamos que, na hora de dormir, o seu filho descanse em um espaço onde ele não possa sofrer de sufocamento. Os movimentos inconscientes que fazemos ao dormir podem incomodar a criança, e até mesmo chegar a machucá-la. Caso deixar a criança dormir com os pais ainda seja uma dúvida para você, considere os seguintes pontos. Desta forma, você pode ter um equilíbrio em sua vida e na do seu filho.

1. Falta de intimidade na relação

Ao dormir sozinha com o seu parceiro, você pode ter uma melhor intimidade no relacionamento. No entanto, quando você incluir seu filho para dormir com você, isso pode diminuir e acabar.

Se você equilibrar sua vida como mãe e como mulher, vocês podem passar bons momentos juntos.

2. Pouca independência das crianças

Na maioria das vezes, são as mães que querem dormir com seus filhos. Ao fazer isso todos os dias, você está tirando a independência das experiências vividas pelas crianças. Esse fato pode criar certas marcas de infância em seu filho, o que no futuro poderia trazer consequências, assim como para você.

3. Excesso de mimo

Deixar as crianças dormirem com os pais muitas vezes pode transformá-las em crianças mimadas. Se o seu filho tem entre 5 e 7 anos de idade, você pode conversar com ele e deixar que durma algumas noites. O problema aparece quando ele se sente superprotegido por você. A criança chega a acreditar que as coisas ruins que ela fizer serão aceitas por você.

Pais dormindo com seu bebê

Caso perceba esse tipo de comportamento, é hora de deixá-lo ciente de que você está lá para corrigi-lo e guiá-lo no caminho certo.

Por mais amor que você tenha, não pode tolerar que seu filho tenha uma atitude malcriada.

Não perca este artigo: 8 dicas para educar seus filhos

Conclusão

Por que deixar a criança dormir com os pais? Bom, porque é um dos momentos mais bonitos que você pode passar com o seu filho. Cria lindas lembranças, mas também algumas consequências. Sabemos que como mãe você pode encontrar o equilíbrio para dormir com seu filho e também sem ele.

O relacionamento entre mãe e filho muda com o passar do tempo. Portanto, recomendamos que você viva essas pequenas experiências. Ambos terão boas lembranças.

Recomendados para você