5 Formas simples de limpar os seus rins

· 12 de fevereiro de 2015
Além de equilibrar a acidez do sangue, o bicarbonato nos ajuda a melhorar a função dos rins e a impedir a formação de cálculos renais.

Nosso corpo se desintoxica constantemente, neutralizando e eliminando toxinas através do sistema formado pelo intestino, rins, fígado e pulmões. Além disso, também existem algumas formas diferentes de limpar os rins.

No entanto, a vida que levamos atualmente nos expõe a mais toxinas do que nunca, encontradas no ar, na água e em muitos dos alimentos que ingerimos diariamente.

Antes de mais nada. os rins são órgãos vitais que desempenham funções importantíssimas no organismo, ajudando a processar tudo o que entra em nosso corpo (comida, bebida, álcool, medicações). Dessa forma, promover uma limpeza nos rins para que eles funcionem sempre da melhor maneira possível pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Uma limpeza periódica, além de eliminar toxinas, ajuda a livrar o corpo de bactérias e parasitas, fortalece o sistema imunológico e previne o aparecimento de pedras e infecções nos rins, por exemplo.

Maneiras naturais de limpar os rins

1. Beba bastante água

O poder da água costuma ser subestimado, mas manter o corpo hidratado é a principal forma de contribuir para o bom funcionamento dos rins. Isso porque a água ajuda a diluir a urina e faz com que os rins possam filtrar e, assim, eliminar as toxinas mais facilmente.

A recomendação, então, é beber entre 2 e 3 litros de água por dia. Lembre-se de que esta quantidade deve ser aumentada em dias muito quentes ou se você pratica alguma atividade física intensa, já que mais fluídos são perdidos através do suor.

2. Mantenha hábitos alimentares saudáveis

Uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais é fundamental para que os rins trabalhem da melhor forma possível. Sendo assim, priorize o consumo de frutas e vegetais, proteínas magras, carboidratos saudáveis e fontes de gordura boa.

Evite alimentos que são difíceis de processar e sobrecarregam os rins, como o açúcar, doces e os carboidratos refinados (cereais, massas e pães brancos, por exemplo). Além disso, uma dieta muito rica em proteínas (mais de 80g por dia) também exige bastante dos rins.

Leia também: Os perigos da má alimentação

3. Aposte em alimentos desintoxicantes

Além de manter uma dieta saudável, alguns alimentos específicos contribuem para o bom funcionamento dos rins:

A melancia pode ajudar a limpar os rins

  • A melancia contém muita água e tem propriedades diuréticas; ou seja, faz com que o corpo produza mais urina e facilita a eliminação de toxinas;
  • As maçãs são ricas em antioxidantes e fibras, além de possuírem compostos anti-inflamatórios que podem ajudar no funcionamento dos rins. O vinagre de maçã também é importante, pois facilita a digestão e contribui para a desintoxicação;
  • O suco de limão ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins. Desse modo, comece o dia com um copo de água morna com um pouco de suco de limão para ajudar o organismo a eliminar resíduos;
  • As sementes de abóbora são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais e reduzem o risco de pedras nos rins;
  • O gengibre é carregado de compostos antioxidantes que são benéficos para o funcionamento e para limpar os rins, além de ser um alimento com propriedades desintoxicantes.

Ainda sobre as maçãs, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2013, o  alto conteúdo de compostos fenólicos, atividade antioxidante e atividade antiproliferativa de cascas de maçã indicam que elas podem trazer benefícios para a saúde quando consumidas e devem ser consideradas como uma valiosa fonte de antioxidantes.

Leia também: Os 6 melhores antioxidantes naturais

4. Invista em ervas diuréticas para limpar os rins

Algumas ervas têm ação extremamente benéfica e podem contribuir de maneira significativa para a saúde e para limpar os rins:

Chá de dente de leão para limpar os rins

  • O açafrão, também conhecido como cúrcuma, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, sendo usado no tratamento de diversas condições. Dessa forma, ele pode ajudar na prevenção e tratamento de inflamações e infecções nos rins.
  • O dente-de-leão é um dos melhores diuréticos da natureza. Ele reduz a retenção de água, promove a formação de urina e alivia irritações no trato urinário. Use folhas frescas ou secas para fazer um chá diurético e aproveite os benefícios.
  • A urtiga também é diurética e ajuda no transporte de água pela bexiga e pelos rins, eliminando bactérias e toxinas. Ferva a erva para obter um chá diurético e desintoxicante.
  • O manjericão pode ser usado no tratamento de doenças renais, já que controla a pressão sanguínea, ajuda a remover as pedras e melhora o funcionamento dos rins. Para consumi-lo, então, faça uma infusão com algumas folhas e adicione uma colher de mel.

5. Evite substâncias que sobrecarregam os rins

Evite o consumo de álcool e cafeína, já que estas substâncias sobrecarregam os rins e fazem com que eles tenham que trabalhar mais para eliminar as toxinas do corpo.

O mesmo ocorre com o cigarro, que altera as funções dos rins e aumenta o risco de doenças.

Outra substância a ser evitada é o sal refinado. Pois ele é composto basicamente por cloreto de sódio, podendo aumentar a pressão sanguínea e prejudicar o funcionamento dos rins.

  • Wolfe, K., Wu, X., & Liu, R. H. (2003). Antioxidant activity of apple peels. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf020782a