5 fatores que afetam o desempenho de um atleta

28 de agosto de 2019
O desempenho de um atleta pode ser afetado por diferentes fatores que é essencial conhecer para que dificultem o menos possível a prática do esporte.

O desempenho de um atleta pode se destacar acima da média em competições de médio alcance, ou até mesmo quebrar marcas mundiais. Para isso, deve superar os fatores que podem influenciar negativamente o seu rendimento. O desempenho esportivo é o processo planejado que visa mudar, otimizar e melhorar a condição física e psicológica do atleta. O treinamento e a disciplina fortalecem o desempenho atlético.

Se você pratica um esporte ou é um treinador, certamente quer saber quais são os fatores que afetam o desempenho de um atleta. Listamos 5 elementos que devem ser levados em conta para obter melhores resultados nas diferentes modalidades esportivas.

1. A genética e o desempenho de um atleta

A genética determina o desempenho de um atleta

É essencial considerar a genética, pois na prática esportiva nossos genes podem nos dotar de potencialidades. Os genes podem ajudar o metabolismo e aumentar a resistência da condição física.

A porcentagem de fibras musculares causará diferentes tipos de resposta ao treinamento físico. Portanto, se nosso corpo tiver uma porcentagem maior de fibras de contração rápida, reagiremos mais favoravelmente a esportes que exigem força e velocidade.

Por outro lado, a contração muscular lenta ajudará mais o desempenho em disciplinas baseadas na resistência. Entre os fatores determinados pela genética que influenciam o desempenho de um atleta, encontramos:

Descubra: 5 esportes que oferecem vários benefícios para a saúde

2. Meio Ambiente

Sem dúvida, o ambiente propicia as condições para o desenvolvimento esportivo e determina o desempenho do atleta. Portanto, as condições socioeconômicas, o grupo familiar e social e as relações emocionais entre os membros da equipe afetam o atleta.

Por outro lado, um atleta que recebe compensação financeira pode melhorar suas condições de desempenho. Isso o ajuda a se concentrar na atividade, ter uma dieta adequada e adquirir suplementos vitamínicos. É necessário ter um lugar e implementos necessários para treinar e melhorar a prática esportiva.

3. Estímulo psicológico

O contexto social e familiar está intimamente ligado ao estímulo psicológico. Esse tipo de estímulo refere-se ao controle de emoções e ao relacionamento com outras pessoas.

Esse ambiente afeta o desejo de superação, reconhecimento e estabilidade emocional necessários para alcançar o sucesso. O apoio é essencial para melhorar nos esportes e aumentar a confiança do atleta.

Um atleta deve ter um sistema de apoio baseado em sua família, amigos, parceiro, companheiros de equipe e seus treinadores. Psicólogos e motivadores esportivos se tornam mais importantes a cada dia: são peças fundamentais na formação de atletas profissionais.

4. Condições de treinamento para o desempenho de um atleta

Lugar adequado para treinamento

As condições físicas do treinamento afetam a prática da atividade e os meios para alcançar um ótimo rendimento. Com disciplina, é possível ir melhorando as habilidades esportivas e desenvolver o potencial.

É necessário um espaço físico acessível e em boas condições para o treinamento, bem como materiais, roupas e outros acessórios apropriados. A equipe de apoio (que inclui treinadores, médico, fisioterapeuta e psicólogos) fará parte da equipe para melhorar o desempenho de um atleta.

Não deixe de ler também: Qual o melhor esporte para você de acordo com sua personalidade

5. Motivação pessoal

Motivação pessoal é um elemento fundamental quando se trata de decantar os níveis de excelência em alguma disciplina esportiva. Portanto, o atleta motivado pode exigir-se mais e melhorar a técnica do esporte. Sendo assim, com motivação você pode alcançar seus sonhos!

O esporte está cheio de histórias que mostram constância, disciplina, desejo de triunfo e amor ao esporte escolhido. A motivação pode ser mais do que qualquer impedimento. As barreiras relacionadas à falta de condições socioeconômicas ou à falta de apoio familiar serão superadas.

Um atleta motivado supera a falta de infraestrutura física e equipamento ideal para o seu treinamento. Os obstáculos são enfrentados com motivação e trabalho duro em metas estabelecidas.

Todos esses fatores afetam o desempenho de um atleta, portanto é importante que um país tenha uma política esportiva bem definida. Além disso, os treinadores devem estar preparados para enfrentar os desafios de brindar uma atenção personalizada e motivacional.

O esporte é multidisciplinar, multidimensional e vital para o desenvolvimento das sociedades. O desempenho será essencial para o desenvolvimento da disciplina e aumentará o nível de competitividade.

Deixe os obstáculos de lado e melhore sua condição esportiva. Entretanto, é importante treinar duro e fazer o seu melhor no esporte que pratica. Além disso, o bem-estar mental e físico será a chave para fortalecer o desempenho de um atleta.

  • Saw, A. E., Main, L. C., & Gastin, P. B. (2016). Monitoring the athlete training response: Subjective self-reported measures trump commonly used objective measures: A systematic review. British Journal of Sports Medicine. https://doi.org/10.1136/bjsports-2015-094758
  • Yarrow, K., Brown, P., & Krakauer, J. W. (2009). Inside the brain of an elite athlete: The neural processes that support high achievement in sports. Nature Reviews Neuroscience. https://doi.org/10.1038/nrn2672
  • Ford, P., de Ste Croix, M., Lloyd, R., Meyers, R., Moosavi, M., Oliver, J., … Williams, C. (2011). The Long-Term Athlete Development model: Physiological evidence and application. Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/02640414.2010.536849