Os melhores exercícios para treinar seus ombros e abdominais

8 de setembro de 2019
Existem alguns exercícios que permitem treinar os ombros e abdominais ao mesmo tempo e quando os realizando otimizamos o tempo de exercício ao máximo. 

Treinar seus ombros e abdominais é muito importante para estar em forma, pois são os músculos que mais usamos. Além disso, exercitá-los pode nos ajudar a ter uma postura melhor. Por exemplo, que os ombros não fiquem jogados para a frente, impedindo uma sobrecarga nas cervicais.

Por outro lado, trabalhar essas partes nos ajuda a ganhar resistência e a evitar que, esteticamente, os braços e barriga fiquem flácidos e sem tônus ​​muscular. Estar em forma não só nos ajuda a ter uma boa aparência, mas também a melhorar nossa fisionomia.

Prancha para treinar seus ombros e abdominais

Prancha para fortalecer ombros

A prancha é um exercício muito completo que nos permite trabalhar os ombros e os abdominais ao mesmo tempo.

  • Para fazer este exercício devemos nos debruçar, apoiar os antebraços no chão, e esticar as pernas levantando-as enquanto permanecemos como se fôssemos uma prancha.

Embora esse exercício possa não parecer muito difícil, nossa opinião mudará quando estivermos nessa posição por um minuto. Notaremos, não apenas, como nossos braços e ombros estão trabalhando, mas também nossos abdominais.

Este exercício traz ótimos resultados, por isso é recomendável praticá-lo com frequência. Muitas vezes, este costuma ser o último exercício de um treinamento completo.

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Prancha lateral 

Existe uma variante da prancha e podemos fazê-la lateralmente. Dessa forma, faremos o exercício colocando-nos de lado e apoiando-nos no antebraço de um dos braços. O outro podemos esticar ou deixar que descanse ao longo do corpo.

Este exercício nos permite trabalhar um dos ombros e os oblíquos. Algumas vezes, podemos permanecer estáticos, como na prancha original, ou abaixar e elevar o quadril, para um treinamento mais profundo.

Flexões 

As flexões são um dos exercícios mais conhecido por todos, mas talvez não soubéssemos que é excelente para treinar os ombros e abdominais. Para conseguir isso, e sentir a força no abdômen, é necessário tocarmos o peito no chão.

O importante aqui é manter as pernas esticadas, pois a tendência, devido à força nos ombros será flexioná-las levemente, para nos elevarmos com maior facilidade. Vamos ver algumas variantes deste exercício:

  • Flexões com halteres: as mãos não repousam no chão, mas nos halteres. Quando levantarmos o peito, alternaremos entre os braços, que irão tirar o haltere do chão.
  • Cruz sobre o peito: Quando elevamos o peito, a mão direita tocará o ombro esquerdo e, em seguida, a mão esquerda tocará o ombro direito. Isso permitirá que os ombros e os abdominais trabalhem ainda mais.

Roda para treinar os ombros e abdominais

Exercícios para ombros

A roda de exercício, como a prancha, não parece ser mais difícil. No entanto, no momento da realização do treinamento vemos que os ombros e os abdominais trabalham muito mais do que pensávamos.

  • Ficando de joelhos, colocaremos as duas mãos na roda de exercício, e deslizaremos para a frente. Os pés podem subir do chão, mas a única coisa sobre a qual se apoiarão serão os joelhos. O resto do corpo deve ser elevado.
  • Depois que estivermos na frente, teremos que voltar, e é aqui que devemos fazer muita força com os abdominais e os ombros. Tenha cuidado, porque a tendência será afundar o peito em direção ao chão. Lembre-se de que devemos manter a postura o tempo todo.

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Todos esses exercícios permitem que você treine seus ombros e abdominais ao mesmo tempo. Se você não tiver tempo para se dedicar ao exercício, e quiser fazer um treinamento que seja 2 em 1, sem dúvida, esses exercícios são adequados.

Sua intensidade e eficácia permitirão alcançar os objetivos que você definir. Certamente muitos dos exercícios discutidos aqui você já conhece. Caso contrário, recomendamos que você os experimente e, se tiver dúvidas, consulte um profissional.

Se você pratica exercícios em casa, não precisa de equipamentos específicos para realizar esses movimentos. No caso, por exemplo, da roda de exercício, você pode procurar alternativas, como por exemplo, uma bola pequena. Alguma vez você já praticou essas posturas para treinar seus ombros e abdominais?