5 exercícios eficazes para eliminar a gordura acumulada no corpo
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Isso é o que afirma um estudo da Escola de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em que também se propõe associar dieta e atividade física para melhorar a saúde e diminuir as consequências da obesidade.
A área onde acumulamos mais gordura em nosso corpo é a área abdominal. Além de cuidar da dieta é aconselhável se exercitar e praticar rotinas, que estimulem a eliminação de gorduras na região abdominal. Entretanto, o ideal é reduzir a gordura do corpo inteiro.
5 exercícios eficazes para eliminar a gordura acumulada no corpo
1. Exercícios abdominais tradicionais
Para este exercício, nos deitamos no chão ou em uma superfície macia.
- Primeiramente, deite de costas, com as mãos na parte de trás da cabeça, e os cotovelos separados levante as pernas em um ângulo de 90 graus.
- Logo depois, realize uma elevação do corpo sem tirar a área lombar da superfície onde apoia as costas, até alcançar os joelhos.
- Você terá que contrair o abdômen fazendo repetições de dez a vinte, de acordo com sua resistência.
- Por último, descanse em um intervalo de tempo de 60 segundos.
Não deixe de ler: Alimentos para reduzir a gordura abdominal
2. Abdominais de bruços
- Em primeiro lugar, deitamos em uma esteira, ou diretamente no chão, de bruços. Apoiando-nos com as pontas dos dedos e antebraços.
- Logo depois, levantamos o resto do corpo do chão.
- Quando atingimos um certo grau de elevação, começamos a contrair o abdômen, pelo tempo que pudermos, depois descansamos e relaxamos por um período de 60 segundos.
- É essencial manter uma postura reta durante a execução.
3. Borboleta
Para este exercício também nos deitaremos no chão ou em uma esteira, com as mãos na parte de trás da cabeça. Podemos deixar as pernas esticadas, ou dobradas em um ângulo de 90 graus.
- Com os cotovelos separados, começaremos a fazer elevações do tronco para a direita, depois para a esquerda e depois para o centro, com repetições de dez a vinte vezes.
- O descanso deve ser por um período de 60 segundos.
4. Flexões de braços
Para tonificar e eliminar a gordura dos nossos braços, faremos flexões. Como elas são feitas?
- Primeiramente, fique de bruços no chão ou em uma superfície macia, apoiando-se nas palmas de suas mãos e nas pontas dos pés. Lembre-se de que devemos ter as costas retas, e os braços afastados na largura dos ombros.
- Já nesta posição, começaremos a fazer as repetições para baixo e para cima, dez vezes por série.
- As pausas são de 60 segundos entre cada repetição.
Com este exercício, além de trabalhar seus braços, você também estará trabalhando seu peito, abdômen, e a parte superior das costas.
Isso pode interessar você: 6 alimentos perfeitos para queimar gorduras
5. Elevação de pernas
Para esta área existem também vários exercícios eficazes e muito simples.
- Este consiste em ficar deitado em uma superfície macia, ou no chão.
- Logo depois, com as mãos nas laterais do corpo, vamos continuar a levantar as pernas, sem dobrar os joelhos, até atingir um ângulo de 90 graus.
- Após a elevação baixamos as pernas, e repetimos até dez vezes por série.
- Descansamos um minuto, e repetimos.
Como no resto dos exercícios, com o tempo podemos aumentar as repetições.
Recomendações gerais
É aconselhável trabalhar as áreas do corpo de forma intercalada, mas constante, para deixar os músculos descansarem.
Um estudo realizado pelo Departamento de Educação Física da Universidad de La Frontera, constatou que podemos reduzir de maneira considerável a gordura e o peso corporal em um curto período de tempo, desde que combinemos exercícios regulares de alta intensidade e uma boa dieta.
Outros exercícios recomendados para eliminar a gordura acumulada podem ser os seguintes:
- A dança
- As longas caminhadas
- Subir e descer escadas
- Andar de bicicleta
- Praticar aeróbica
Se você for constante, certamente conseguirá bons resultados sem ter que fazer grandes esforços, ou seguir dietas super estritas. A constância é a chave quando se trata de combater a gordura acumulada.
Então, você se anima a começar?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Norman MacMillan K. (2009). Ejercicio y quema de grasa: ¿Comer o no comer antes de entrenar? (Chile). https://scielo.conicyt.cl/pdf/rchnut/v36n1/art08.pdf
- Catalina Molina; Gabriela Cifuentes; Cristian Martínez; Rodrigo Mancilla; Erik Díaz (2016). Disminución de la grasa corporal mediante ejercicio físico intermitente de alta intensidad y consejería nutricional en sujetos con sobrepeso u obesidad (Chile). https://scielo.conicyt.cl/pdf/rmc/v144n10/art03.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.