5 dicas para superar a incerteza emocional

· 18 de outubro de 2018
Aceitar e não se censurar pelas coisas que estão fora do seu controle te ajudará a se sentir melhor e a controlar o mal-estar que aparece ante a incerteza.

Os seres humanos devem parte de seu comportamento às emoções, já que reagem a certos estímulos dominados ou influenciados por elas. Se você pensa com frequência no futuro e se preocupa com ele é bem provável que enfrenta a incerteza emocional.

Para não se deixar dominar por sentimentos que afetam o bem-estar psicológico deve aprender a manejar as emoções e a entender que nem tudo está sob o nosso controle. 

O medo é uma das emoções que podem atormentar e aparece quando existem mudanças imprevistas que não eram levadas em consideração. Durante o percurso da vida, o caminho é desconhecido e existem variáveis que não podemos controlar, e isso nos enche de dúvidas. Essa sensação se denomina incerteza emocional porque a situação é incerta e o indivíduo deve enfrentar o que desconhece. Aqui se coloca à prova a confiança da pessoa em si mesma e em outras.

A incerteza pode gerar emoções que nascem do medo, do estresse e preocupação, e se não forem controladas podem gerar doenças mentais. Para controlar a incerteza, podemos aplicar a inteligência emocional, uma habilidade para perceber, assimilar e compreender as emoções e a dos demais.

Quando se sentir sem saída ou com medo pela incerteza, pode realizar 5 coisas que ajudarão a superar esta fase. O importante é fazer as ações corretivas e desfrutar da vida afastando o estresse e a ansiedade do caminho.

Que podemos fazer ante a incerteza emocional?

Aja, essa é a chave! Não fique esperando que algo aconteça ou que sua maior preocupação se torne realidade. Aceite que existem coisas que não pode controlar e siga em frente.

1. Exercite-se, pratique um esporte

Praticar um esporte te ajudará a reduzir os níveis de incerteza. A mente pode controlar o corpo e o medo se apoderará de você se assim permitir. Exercitando-se poderá ocupar a mente com outras atividades e não pensar no que te perturba.

O corpo ao se exercitar libera endorfinas que permitem que o cérebro funcione de maneira ótima. Escolha seu esporte favorito: atividades ao ar livre como correr, caminhar ou andar de bicicleta te ajudarão a reduzir a incerteza.

Confira Os benefícios de praticar um esporte

Pode combater a incerteza emocional praticando esportes

2. Ocupe-se e despreocupe-se

A preocupação pode invadir sua mente, mas devemos trabalhar em reduzir esses níveis de incerteza emocional. Se algo te perturbar, pense na maneira de resolver o problema e busque uma solução. No início, é comum que os problemas nos perturbem e paralisem a mente, mas a chave é agir ante eles.

  • A solução é se ocupar buscando as respostas necessárias e enfrentando a situação estressante com atitude positiva.
  • A queixa é comum em momentos de incerteza, mas a carga negativa piora a situação e não soluciona o problema.

3. Busque um hobby

Todos temos um hobby como a arte, ler, dançar ou qualquer atividade recreativa na qual somos bons. Ao descobrir seu passatempo, foque nele e desfrute do que faz. Presenteie-se com esse tempo sem que nada te perturbe.

  • As atividades recreativas desconectam o indivíduo por um momento ainda que isso não queira dizer que o afaste dos problemas.
  • No entanto, cria sim um momento de espairecimento e mantém a mente ocupada em outra atividade, o que reduz a sensação de incerteza emocional.

4. Foque nos projetos

Quando atravessamos uma situação de dúvidasfocar nos projetos é uma maneira de lidar com a sensação de medo. A mente, ao se manter ocupada nos projetos de trabalho, acadêmicos e pessoais, foca em cumprir as atividades planejadas.

  • A incerteza agonia as pessoas e pode estancá-las em seus projetos de curto, médio e longo prazo.
  • Se você sentir que isso está acontecendo, pode se desviar do caminho, está em você cruzar sem medo para o desconhecido.

5. Afaste-se da rotina

A rotina esgota e fecha o indivíduo na incerteza emocional se algo não der certo. Sair para socializar com amigos, família ou seu parceiro, te ajudará a não pensar no medo daquilo que não pode controlar.

Ir ao cinema, sair para comer, caminhar, visitar lugares desconhecidos ou simplesmente conversar são formas de atacar a insegurança.

Não deixe de ler: Mantenha seu corpo em forma com esta rotina de 5 exercícios para fazer em casa

A incerteza emocional afeta o desempenho no trabalho

Divirta-se e não pense no que acontecerá no futuro nem em como as mudanças repentinas poderão afetar sua vida. Temos que viver o presente e enfrentar as situações que aparecem. Pensar no passado nos prende e pensar no futuro criará uma realidade que não existe.

Viver o presente é a chave para enfrentar a incerteza; é uma situação que acontecerá e te deixará lições ao superar os obstáculos com força e atitude positiva.