5 dicas para cuidar do cabelo do bebê

· 23 de janeiro de 2019
O cabelo do bebê é frágil e delicado, e cuidar dele não precisa ser complicado. Uma rotina de lavagem com xampu neutro e secagem é suficiente para que cresça saudável e forte.

Cuidar do cabelo do seu bebê faz parte das rotinas de higiene, desde o dia em que chega aos seus braços. Nascida ou não com cabelo, a área da cabeça precisa ser tratada e cuidada com delicadeza. Mas isso não tem que ser difícil. Neste artigo vamos explicar 5 dicas para cuidar do cabelo do seu bebê.

Como cuidar do cabelo do bebê

Como cuidar do cabelo do bebê com produtos para o cabelo

O cabelo do bebê é macio e delicado, como tudo em seu corpo. Abaixo explicamos as dicas fundamentais para cuidar dele corretamente.

Leia este artigo: 8 coisas que você nunca deve fazer com um bebê recém-nascido

1. Lave com os produtos certos

Desde o primeiro dia em que o bebê chega em casa, a rotina do banho deve incluir lavar o cabelo e o couro cabeludo. Você pode fazer isso à cada dois ou três dias.

Em primeiro lugar, para evitar alergias, vermelhidão ou coceira, é necessário lavá-lo com os produtos apropriados, geralmente xampus ou géis com pH neutro, que não irritará os olhos.

2. Cuidados com a crosta de leite

Dicas para cuidar do cabelo do bebê: não coloque gorros

A crosta de leite é comum em recém-nascidos, e pode durar até 3 anos de idade. Apesar do nome, não está relacionada ao consumo de leite, da dieta, ou da higiene do bebê. É uma dermatite seborreica infantil, que se apresenta como escamas ou crostas no couro cabeludo.

Portanto, não produz coceira nem é contagiosa, e além disso, tende a se curar espontaneamente.

Por outro lado, evite escovar a área com força, e use uma escova com cerdas macias depois do banho. Às vezes, ao cair, as escamas podem levar consigo alguns fios de cabelo do seu bebê. Além disso, você pode massagear o couro cabeludo com óleo de amêndoas ou azeite.

3. Desemaranhe e seque bem o cabelo do seu bebê

Definitivamente, desembaraçar o cabelo faz parte das dicas para cuidar do cabelo do seu filho. Seque bem o cabelo depois do banho, especialmente se o bebê for deitar para dormir, e use a escova para desenrolar suavemente. Se você quiser, pode incluir um pequeno condicionador para bebês.

4. Evite fixadores, elásticos ou gorros

Nós, mães, sonhamos com o dia em que vamos encher o cabelo de nossas meninas com lindos acessórios. Mas para isso, devemos esperar até que o cabelo e o couro cabeludo do bebê estejam fortalecidos e saudáveis. Durante este período é importante amarrar o cabelo enquanto estiver molhado.

Assim também, se você tem um menino, e acabou de dar banho nele, evite colocar gorros ou chapéus se o cabelo ainda estiver molhado.

O cabelo do bebê é geralmente muito fino, e qualquer acessório que retenha a umidade pode maltratá-lo. O mesmo acontece com os elásticos muito apertados, que tendem a quebrá-lo.

Descubra também: Conselhos para que o cabelo de seus filhos cresça forte e bonito

5. O primeiro corte de cabelo do seu bebê

Mãe lavando cabelo do bebê com produtos adequados

Sem dúvida alguma, é importante aparar as pontas e a franja, mas tente não o deixar nervoso. Escolha um momento em que o bebê esteja relaxado, por exemplo, depois do banho. Não tenha medo se houver uma ligeira perda de cabelo, isso é totalmente normal.

Certamente, se tiver dúvidas, recomendamos consultar um pediatra, que lhe dirá qual é a melhor maneira de fazê-lo. De qualquer forma, não raspe o cabelo do bebê, acreditando que ele crescerá mais abundantemente ou mais espesso. Isso é um mito, que em nada corresponde à realidade.

Detalhe final

Em conclusão, faça com que o momento de lavar, secar, e pentear o cabelo seja divertido para o seu pequeno. Não force uma situação que faça com que seu filho sinta desconforto ou dor. Com paciência, carinho e essas dicas, o cabelo do seu bebê vai crescer saudável e forte.

Leia também: