5 dicas de Walter Riso para se afastar do seu ex

Já escreveu-se muito sobre como se afastar do seu ex; no entanto, há sempre a necessidade de reaver um conselho que leve à reflexão e evite cair em obsessões.
5 dicas de Walter Riso para se afastar do seu ex

Última atualização: 22 Maio, 2021

Quando passamos muito tempo com uma pessoa, criamos um vínculo especial. Esse laço emocional pode se tornar tão forte que não podemos nos desprender mesmo quando tudo termina. Mas, quando chegar a hora, como você se afastar do seu ex?

Hoje apresentaremos 5 dicas de Walter Riso para ficar se afastar do seu ex que podem te ajudar.

O medo da dor nos limita a seguir nosso próprio caminho

Como se afastar do seu ex de acordo com Walter Riso

Para se afastar do seu ex tente não brigar
É importante aprender a se afastar do seu ex depois de um rompimento.

Embora atualmente muitos relacionamentos sejam efêmeros, o psicólogo e autor de best sellers Walter Riso diz que existe uma grande quantidade de pessoas que têm dificuldades para enfrentar o fim de um ciclo amoroso, e vivem presas por anos naquilo que poderia ser, e não foi.

Terminar não é fácil; na melhor das hipóteses, você se separa com boas maneiras e mantém um relacionamento cordial. No entanto, sempre tem que encarar o golpe da perda, porque somos nós os que deixamos de amar, ou porque nosso parceiro o fez.

Quem é Walter Riso

Walter Riso é um renomado psicólogo italiano, com quase 30 anos de trabalho em psicologia clínica. Alterna seu trabalho de psicoterapeuta com o exercício da cadeira universitária, realizando pesquisas na prática clínica e publicações científicas, e divulgação psicológica.

Ele publicou 25 livros entre textos técnicos e de divulgação. Seus trabalhos foram traduzidos para mais de 12 idiomas, alguns deles são chineses, holandeses, alemães, italianos, catalães, gregos, eslovenos e ingleses. Entre seus livros mais destacados estão os seguintes:

  • Apaixonado ou escravizado
  • Desapegar sem anestesia
  • Amar ou depender
  • Apaixone-se por si mesmo
  • A arte de ser flexível
  • Ame e não sofra
  • Amores altamente perigosos
  • Amor ou dependência?
  • Já disse adeus, e agora, como eu te esqueço.

Você sabe como se afastar do seu ex?

Quando um relacionamento termina, passamos por diferentes etapas. Às vezes somos atacados pelo desejo de vê-la novamente até entendermos que devemos deixar essa pessoa. Siga estas dicas de Walter Riso e aprenda como se afastar do seu ex.

1. Remova-o das redes sociais

Hoje, os espaços digitais fazem parte da vida. Eles são usados ​​para acompanhar os movimentos de nossos amigos. Portanto, é melhor remover essa pessoa do Facebook, WhatsApp ou qualquer outra rede social.

Caso contrário, será muito difícil removê-lo da nossa memória. O melhor é tirá-lo da nossa vida, pelo menos por enquanto. Mais tarde, podemos estar prontos para um relacionamento diferente.

2. Evite falar sobre ele ou ela

Embora compartilhar sua dor com pessoas de sua confiança possa ajudar, não deixe que faça parte da maioria das conversas do seu dia a dia. Distraia-se com outros assuntos.

Você deve distribuir sua atenção entre seus amigos, familiares e, claro, seus próprios projetos pessoais. Evite se concentrar no que o machuca, concentre-se no que você pode fazer hoje para começar a se sentir melhor.

3. Construa um novo projeto de vida

É crucial que você invista tempo revisando suas metas antigas e construindo outras novas. Assim, você sentirá seu ex cada vez mais longe, e a liberdade emocional que você havia abandonado.

4. Não o procure

A dignidade deve estar acima de tudo. Cair em apelos, humilhações ou assédios ao ex parceiro não apenas diminuirá as possibilidades de uma separação saudável, mas também aumentará um sentimento de deficiência própria.

5. Não o idealize

Um dos erros capitais que nos impede de nos afastar é a idealização. Muitas vezes fazemos isso porque precisamos justificar as necessidades do nosso ego, idolatrando o outro. Recomenda-se identificar as distorções e, portanto, olhar a realidade como ela é.

Como se afastar do seu ex: a esperança é um problema

Para se afastar do seu ex é bom que os dois estejam de acordo
Para saber como se afastar do seu ex, primeiro você deve ver se ainda tem esperança.

De acordo com Walter Riso, um dos obstáculos mais frequentes quando se trata de ficar longe de um ex parceiro é a “esperança”. Embora inicialmente seja positivo porque incentiva a ação e a perseverança, quando se trata de uma separação, essa grande virtude pode se tornar seu pior inimigo.

Embora houver esperança, é impossível afastar-se dessa pessoa, ou pelo menos de sua memória, o que, em questões emocionais, é igualmente limitante. O medo da dor da perda pode fazer com que nossas percepções afetivas sejam alteradas, e se mantenha a esperança, apesar de evidentes sinais de desinteresse por parte da outra pessoa.

Por outro lado, muitas pessoas criam laços baseados em apego; têm medo de ficar afetivamente sozinhos ou geram uma baixa autoestima, e acreditam que ninguém mais as amará. Com essas premissas, a distância se torna mais difícil ainda.

Quando um casal termina, é mais provável que sofram, e a tristeza faça com que caiam em um círculo vicioso. Se este for o seu caso, aplique estas 5 dicas de Walter Riso sobre como se afastar do seu ex, e saia reforçado dessa situação. E, se eles não funcionarem para você, lembre-se de que você sempre pode consultar um psicólogo se precisar de ajuda.

Pode interessar a você...
O que fazer se o seu ex quiser sua amizade?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O que fazer se o seu ex quiser sua amizade?

Para estabelecer uma amizade com um ex, é importante ter passado o período de luto após o término. Leia mais sobre o assunto.

 



  • Riso, W. (2003). Amar o depender?: cómo superar el apego afectivo y hacer del amor una experiencia plena y saludable. Editorial Norma.
  • Riso, W. (2012). Enamórate de ti. Grupo Editorial Planeta.
  • Riso, W. (2012). Desapegarse sin anestesia. Editorial Planeta.