5 sintomas que você está namorando um egocêntrico

· 1 de maio de 2018
Você pode perceber que está namorando um egocêntrico porque ele só se importa consigo mesmo e como as situações o afetam, sem se lembrar de você.

Você está namorando uma pessoa que a princípio parecia ótima, mas agora você não tem certeza do que pensar sobre ela? Parece que tudo gira em torno dela?

Nesse caso, é possível que você esteja namorando um egocêntrico, já pensou nisso?

É importante começar entendendo que as pessoas egocêntricas acreditam que suas próprias opiniões e interesses são mais importantes do que os dos outros.

É claro que é saudável que uma pessoa se veja a si mesmo como uma prioridade em sua vida. No entanto, o que não é certo ou saudável é tentar ser a prioridade na vida dos outros.

É precisamente esse o problema quando você está namorando um egocêntrico. Continue lendo e descubra se você se encontra nessa situação.

1. Todo o tempo ele precisa que você reafirme a sua importância e qualidades

Mulher com homem egocêntrico

Os egocêntricos são capazes de projetar uma grande segurança em si mesmos, mas a realidade é completamente oposta.

Essas pessoas geralmente são muito inseguras, então, se você está namorando um egocêntrico, o tempo todo ele perguntará a sua opinião e precisará da sua aprovação.

Entre as perguntas que você se encontrará respondendo o tempo todo, estão:

  • Como eu estou?
  • Isso me fica bem?
  • Você gosta de mim?
  • O que te agrada em mim?

Se você tem dúvidas sobre se seu parceiro quer apenas sua opinião ou se é egocêntrico, analise se ele se comporta da mesma forma com todos. Além disso, seria bom analisar como ele age quando você faz um comentário negativo.

Uma pessoa estável é capaz de entender quando recebe uma crítica construtiva, mas um egocêntrico a receberá muito mal. Muito provavelmente, acabará causando uma grande briga ou ficando na defensiva.

Você quer saber mais? Leia: Má sorte? Descubra como converter os pensamentos negativos em positivos

2. Analisa cada situação considerando apenas como ele vai ser afetado

Outro sintoma que mostra que você está namorando um egocêntrico é que seu único filtro ao analisar as situações que são apresentadas é ele (ou ela) mesmo.

Por exemplo, você pode ter tido um dia ruim e, talvez, quando o vir, só o que quer é ficar em casa para descansar ou conversar.

Um parceiro normal entenderia que você se sente mal e aceitaria ficar com você para conversar ou apenas lhe fazer companhia. Um egocêntrico, por outro lado, ficaria chateado se já tivesse feito planos e a recriminaria ou sairia sem se importar com o que você sente ou precisa.

Isso acontece porque as pessoas egocêntricas têm pouca ou nenhuma empatia, então elas só se importam com elas mesmas e com suas necessidades.

3. Ele quer sua total atenção e que esteja disponível para quando ele precisar de você

Pessoas egocêntricas se olhando

Outra situação comum quando você está namorando um egocêntrico é que você precisa estar disponível para ele em todos os momentos. Quer seja para ouvi-lo ou para ir até onde ele está, pessoas egocêntricas procurarão controlar todas as pessoas ao seu redor.

Você se sente exausta e às vezes prefere colocar um pouco de distância com essa pessoa? Você teve que deixar atividades, pessoas ou situações que eram muito importantes por causa dessa pessoa?

  • Enquanto no começo você pode se sentir lisonjeada por alguém precisar de você com tanta urgência, com o tempo essa pessoa acabará sendo um fardo.
  • Se você estiver nessa situação, lembre-se de que você tem o direito de definir suas prioridades como achar melhor e você não precisa deixar as coisas que lhe interessam por outra pessoa.

4. Não se lembra das coisas que são mais importantes para você

Você está namorando uma pessoa há meses e nem se lembra se tem irmãos? Já lhe disseste várias vezes que comida gosta menos e pede sempre porque esqueceu que incomoda você?

Claro que existe a possibilidade de que essa pessoa seja um pouco sem noção. Acontece com todos nós errarmos uma vez, mas um egocêntrico não terá o menor interesse em ouvi-lo.

Podem parecer pequenas coisas, mas isso não significa que não importem. São precisamente esses detalhes que mostram o real interesse de alguém por você.

Quando você não se lembra das coisas relevantes, isso significa que você é mais uma pessoa que finge prestar atenção a isso.

Visite este artigo: Nos pequenos detalhes se conhece a grandeza das pessoas

5. Ele fala o tempo todo e não lhe dá a oportunidade de falar sobre suas ideias

Mulher namorando um egocêntrico

Outro sinal de que você está namorando um egocêntrico é que você tem que ouvir enquanto ele fala o tempo todo. É possível que, nas ocasiões em que você se permite falar, faça isso apenas para lhe dar a razão e então possa continuar ouvindo o que tem para dizer.

Você acha que o que diz não é interessante para essa pessoa e é por isso que toda a conversa gira em torno dele? Este é um sintoma claro.

O que fazer quando você está namorando um egocêntrico?

  • Defina limites. É importante que você defina e respeite seus limites para evitar que sua autoestima seja prejudicada. Se essa pessoa não for capaz de respeitá-los, talvez você deva seguir um outro caminho para evitar grandes problemas.
  • Explique com o que se sente chateado. Infelizmente, é possível que não esteja muito interessado no que você tem a dizer. No entanto, é importante fazê-lo para esclarecer a situação e dar-lhe a oportunidade de fazer alterações que melhorem o relacionamento.
  • Coloque uma certa distância entre vocês. Você deve ser realista e entender que algumas pessoas simplesmente não estão preparadas para ter um relacionamento saudável.

Felizmente, existem milhões de pessoas no mundo e você não precisa se amarrar a um egocêntrico.