Alimentos saciantes para incluir no café da manhã

· 7 de janeiro de 2017
Os alimentos saciantes são a melhor alternativa para começar o dia já que, além de evitarem que petisquemos entre as refeições, nos oferecem múltiplos nutrientes para enfrentar o dia com energia.

Começar o dia com bom humor e energia nem sempre é fácil. Porém, algo tão simples como preparar um café da manhã com alimentos saciantes e ricos em nutrientes ajudará a enfrentar o dia da melhor maneira.

De fato, certamente já passou pela seguinte situação: saiu de casa com um bom café da manhã no estômago e, logo depois de uma hora, sentiu um vazio. Sentiu tanta fome que foi incapaz de se concentrar.

O que está acontecendo? O mais provável é que nesses casos o café da manhã tenha se baseado apenas em coisas doces, pão branco, queijos ou sucos industrializados, e por isso a fome surgiu como um inimigo voraz em pouquíssimo tempo.

Alimentar-se mal na primeira hora do dia implica ter que petiscar. E isso faz, quase de forma irremediável, ganhar peso de um modo que pode ser evitado.

Dessa maneira, propomos que faça mudanças pequenas e deliciosas. Sugerimos que, a partir de hoje mesmo, inclua no café da manhã alguns destes alimentos. Desse modo, sua aparência e seu bem-estar sentirão a diferença.

1. Abacate, um dos melhores alimentos saciantes

Basta meio abacate por dia, nem mais e nem menos. É a porção perfeita para obter proteínas adequadas e ácidos graxos saudáveis que cuidam do coração.

Longe do que muita gente pensa, o abacate não fará ganhar peso. Ainda mais, este fruto delicioso ajudará a reduzir os índices de colesterol ruim (LDL) e aumentar os de colesterol bom (HDL).

Por isso, não hesite em combiná-lo com outras frutas ou untá-lo em uma torrada de pão de centeio.

Saiba mais: Café da manhã: qual é o mais saudável?

2. Os ovos, bons para o seu coração

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Como tudo em matéria de alimentação, o segredo está no equilíbrio e na moderação. Os ovos são, como já sabemos, um tipo de alimento proteico e calórico. Porém, pode-se consumir entre 4 e 5 ovos por semana sem problema algum.

  • Algo tão apetitoso como preparar uma tortilha ou um ovo mexido no café da manhã ajudará a perder peso.
  • O ovo consegue nutrir, saciar e, além disso, é mediador da saúde cardíaca.
  • Não se esqueça que os ovos contêm lecitina, um tipo de gordura que favorece o equilíbrio adequado entre o colesterol bom e o ruim; impede, além disso, que fique aderido às paredes das artérias.

3. A aveia, o melhor para o café da manhã

Tanto a aveia quanto a farinha de aveia são opções fabulosas para desfrutar de um café da manhã saciante e saudável. As possibilidades na hora de prepará-la são infinitas e todas são deliciosas.

  • A aveia é um alimento de absorção lenta, muito pobre em calorias mas rico em fibras solúveis. 
  • Caso se acostume a consumi-la todos os dias, evitará a prisão de ventre e desfrutará de um equilíbrio interno excepcional.
  • Não se esqueça de que este cereal dispõe de fabulosos nutrientes para permitir que cheguemos com as energias adequadas até a hora de comer.

Aproveite a aveia combinando-a com os alimentos adequados. Sua saúde vai agradecer!

Leia mais: Os melhores cafés da manhã antigordura

4. O mamão, muito digestivo

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Suave ao paladar, delicioso e com um sabor parecido com o do melão. O mamão é uma fruta que cai bem quase a qualquer hora. Porém, o melhor momento é, sem dúvida, no café da manhã.

  • O mamão é, acima de tudo, muito digestivo. Graças a uma de suas enzimas, a papaína, alivia-se desde inflamações até aquele mal-estar estomacal com o qual levantamos alguns dias.
  • Além disso, é um dos melhores alimentos para conseguir um teor adequado de vitamina C, potássio e fibra dietética.
  • O mamão, ademais, permite combater a prisão de ventre, reduzir os níveis de colesterol e regular o nível de açúcar no sangue.

Se quer preparar um café da manhã estupendo, não deixe de combinar um pouco de iogurte grego com mamão e uns pedacinhos de nozes. Espetacular!

5. Os tomates, um presente para a saúde

Há muitas variedades de tomates. Porém, todas elas são igualmente recomendáveis na hora de cuidar da saúde e favorecer a perda de peso.

Por que não incluí-los no café da manhã? É uma proposta sensacional que vale a pena provar.

  • Pode combinar um tomate com um pouco de abacate, alguns ovos, e inclusive passá-lo em uma torrada com um pouco de azeite de oliva.
  • Os tomates não só ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Eles contêm 94% de água, o que lhes confere um efeito saciante fabuloso para começar o dia.
  • Por outro lado, o licopeno, o antioxidante que lhe proporciona sua tonalidade avermelhada, oferece um grande efeito protetor do coração.
  • Lembre-se também de consumir a casca. É assim que se beneficiará de sua fibra, muito adequada para perder peso e melhorar a digestão.

Por fim, tomar um café da manhã saciante e nutritivo é fácil se procurar os alimentos adequados. Lembre-se de que precisam ser frescos e de cultivo orgânico para aproveitar suas virtudes naturais.

Além disso, pode acompanhar estes alimentos saciantes com uma xícara de café ou um suco natural.

Comece a se cuidar hoje mesmo!

  • Salgado, J. M., Bin, C., Mansi, D. N., & Souza, A. (2008). Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos. Ciência e tecnologia de Alimentos28(4), 922-928.
  • Silva Miranda, G., Navajas Rennó, L., Brandão Machado, B., Lopes Silva, J., Pinto, R., & Rodrigo Oliveira, M. (2014). Efeito do consumo da aveia e farinha da casca de maracujá sobre a glicemia e lipemia em um grupo de voluntários. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada35(2).
  • Shami, N. J. I. E., & Moreira, E. A. M. (2004). Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutrição17(2), 227-236.