Alimentos saciantes para incluir no café da manhã

Os alimentos saciantes são a melhor alternativa para começar o dia já que, além de evitarem que petisquemos entre as refeições, nos oferecem múltiplos nutrientes para enfrentar o dia com energia.
Alimentos saciantes para incluir no café da manhã

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Começar o dia com bom humor e energia nem sempre é fácil. Porém, algo tão simples como preparar um café da manhã com alimentos saciantes e ricos em nutrientes ajudará a enfrentar o dia da melhor maneira.

De fato, certamente já passou pela seguinte situação: saiu de casa com um bom café da manhã no estômago e, logo depois de uma hora, sentiu um vazio. Sentiu tanta fome que foi incapaz de se concentrar.

O que está acontecendo? O mais provável é que nesses casos o café da manhã tenha se baseado apenas em coisas doces, pão branco, queijos ou sucos industrializados, e por isso a fome surgiu como um inimigo voraz em pouquíssimo tempo.

Alimentar-se mal na primeira hora do dia implica ter que petiscar. E isso faz, quase de forma irremediável, ganhar peso de um modo que pode ser evitado.

Dessa maneira, propomos que faça mudanças pequenas e deliciosas. Sugerimos que, a partir de hoje mesmo, inclua no café da manhã alguns destes alimentos. Desse modo, sua aparência e seu bem-estar sentirão a diferença.

1. Abacate, um dos melhores alimentos saciantes

Basta meio abacate por dia, nem mais e nem menos. É a porção perfeita para obter proteínas adequadas e ácidos graxos saudáveis que cuidam do coração.

Longe do que muita gente pensa, o abacate não fará ganhar peso. Ainda mais, este fruto delicioso ajudará a reduzir os índices de colesterol ruim (LDL) e aumentar os de colesterol bom (HDL).

Por isso, não hesite em combiná-lo com outras frutas ou untá-lo em uma torrada de pão de centeio.

2. Os ovos, bons para o seu coração

torrada-abacate-ovo

Como tudo em matéria de alimentação, o segredo está no equilíbrio e na moderação. Os ovos são, como já sabemos, um tipo de alimento proteico e calórico. Porém, pode-se consumir entre 4 e 5 ovos por semana sem problema algum.

  • Algo tão apetitoso como preparar uma tortilha ou um ovo mexido no café da manhã ajudará a perder peso.
  • O ovo consegue nutrir, saciar e, além disso, é mediador da saúde cardíaca.
  • Não se esqueça que os ovos contêm lecitina, um tipo de gordura que favorece o equilíbrio adequado entre o colesterol bom e o ruim; impede, além disso, que fique aderido às paredes das artérias.

3. A aveia, o melhor para o café da manhã

Tanto a aveia quanto a farinha de aveia são opções fabulosas para desfrutar de um café da manhã saciante e saudável. As possibilidades na hora de prepará-la são infinitas e todas são deliciosas.

  • A aveia é um alimento de absorção lenta, muito pobre em calorias mas rico em fibras solúveis. 
  • Caso se acostume a consumi-la todos os dias, evitará a prisão de ventre e desfrutará de um equilíbrio interno excepcional.
  • Não se esqueça de que este cereal dispõe de fabulosos nutrientes para permitir que cheguemos com as energias adequadas até a hora de comer.

Aproveite a aveia combinando-a com os alimentos adequados. Sua saúde vai agradecer!

4. O mamão, muito digestivo

iogurte-com-mamao

Suave ao paladar, delicioso e com um sabor parecido com o do melão. O mamão é uma fruta que cai bem quase a qualquer hora. Porém, o melhor momento é, sem dúvida, no café da manhã.

  • O mamão é, acima de tudo, muito digestivo. Graças a uma de suas enzimas, a papaína, alivia-se desde inflamações até aquele mal-estar estomacal com o qual levantamos alguns dias.
  • Além disso, é um dos melhores alimentos para conseguir um teor adequado de vitamina C, potássio e fibra dietética.
  • O mamão, ademais, permite combater a prisão de ventre, reduzir os níveis de colesterol e regular o nível de açúcar no sangue.

Se quer preparar um café da manhã estupendo, não deixe de combinar um pouco de iogurte grego com mamão e uns pedacinhos de nozes. Espetacular!

5. Os tomates, um presente para a saúde

Há muitas variedades de tomates. Porém, todas elas são igualmente recomendáveis na hora de cuidar da saúde e favorecer a perda de peso.

Por que não incluí-los no café da manhã? É uma proposta sensacional que vale a pena provar.

  • Pode combinar um tomate com um pouco de abacate, alguns ovos, e inclusive passá-lo em uma torrada com um pouco de azeite de oliva.
  • Os tomates não só ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Eles contêm 94% de água, o que lhes confere um efeito saciante fabuloso para começar o dia.
  • Por outro lado, o licopeno, o antioxidante que lhe proporciona sua tonalidade avermelhada, oferece um grande efeito protetor do coração.
  • Lembre-se também de consumir a casca. É assim que se beneficiará de sua fibra, muito adequada para perder peso e melhorar a digestão.

Por fim, tomar um café da manhã saciante e nutritivo é fácil se procurar os alimentos adequados. Lembre-se de que precisam ser frescos e de cultivo orgânico para aproveitar suas virtudes naturais.

Além disso, pode acompanhar estes alimentos saciantes com uma xícara de café ou um suco natural.

Comece a se cuidar hoje mesmo!

Pode interessar a você...
Receitas com milho para o café da manhã
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receitas com milho para o café da manhã

Para variar no seu café da manhã sem deixar de se nutrir e ter energia, o mais recomendável é optar por algumas receitas com milho.



  • Anderson Vázquez, Hazel Ester, Cabrera, Soralys, Lozano, Rosa, & Gónzalez Inciarte, Luisandra Coromoto. (2009). Efecto del consumo de aguacate (Persea Americana Mill) sobre el perfil lipídico en adultos con dislipidemia. Anales Venezolanos de Nutrición22(2), 84-89. Recuperado en 26 de julio de 2020, de http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798-07522009000200005&lng=es&tlng=e.
  • Ballesteros, M., Valenzuela, F., Robles, A., Artalejo, E., Aguilar, D., Andersen, C., Valdez, H., y Fernández, M. (2015). Un huevo por día mejora la inflamación en comparación con un desayuno a base de avena sin aumentar otros factores de riesgo cardiometabólico en pacientes diabéticos. Nutrientes, 7 (5), 3449–3463. https://doi.org/10.3390/nu7053449
  • Ruxton, CHS, Derbyshire, E. y Gibson, S. (2010). Las propiedades nutricionales y beneficios para la salud de los huevos. Nutrition & Food Science, 40 (3), 263–279. https://doi.org/10.1108/00346651011043961
  • Van Horn, L., Emidy, LA, Liu, K., Liao, Y., Ballew, C., King, J. y Stamler, J. (1988). Respuesta lipídica sérica a una dieta modificada con grasa y mejorada con avena. Medicina preventiva, 17 (3), 377–386. https://doi.org/10.1016/0091-7435(88)90012-6
  • Krishna, KL; Paridhavi, M & Patel, Jagruti A. (2008). Revisión sobre las propiedades nutricionales, medicinales y farmacológicas de la papaya ( Carica papaya Linn.). Journal of Natural Products and Resources (IJNPR). http://nopr.niscair.res.in/handle/123456789/5695.