5 propriedades do café que você não conhecia

23 Dezembro, 2019
Além de nos ajudar a despertar, graças à cafeína, as propriedades vasoconstritoras do café nos permitem reduzir as dores de cabeça e combater a inflamação e a sobrecarga muscular.
 

Atualmente, o café é a segunda bebida natural mais consumida do mundo, sendo superado apenas pelo chá.

Não importa se você gosta mais de um do que do outro, certamente você gosta de café e é uma dessas pessoas que só conseguem começar o dia com uma boa xícara.

No nosso site, falamos muitas vezes sobre os benefícios desses grãos. Explicamos, por exemplo, o quanto são bons para cuidar da saúde de nosso fígado e quanta energia nos proporcionam para enfrentar nossas jornadas de trabalho.

Nesta ocasião, queremos explicar a você outros benefícios não tão conhecidos que tornam o café uma bebida excepcional que vale a pena incluir com equilíbrio no nosso dia a dia.

1. O café pode melhorar a memória a curto prazo

Se você estiver notando que, ultimamente, tem sofrido alguns lapsos de memória devido ao estresse ou que está com dificuldade de absorver novas informações, vale a pena levar esses dados em conta:

café antidepressivo natural

  • Segundo um estudo publicado pela revista Nature Neuroscience e realizado pela Universidade John Hopkins de Baltimore (Estados Unidos), o consumo regular melhora a conexão neuronal de nosso hipocampo, relacionado com a memória.
 
  • Isto nos demonstra que, se tomarmos uma boa dose de cafeína às 7 horas da manhã, absorveremos muito melhor novas informações até o meio-dia.
  • A cafeína combate a deterioração cognitiva segundo esse estudo realizado pela University of Eastern Finland. Por isso, é considerada um elemento natural muito recomendável para combater o Alzheimer.

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2. O café é um antidepressivo natural

O café pode ser um excelente antidepressivo de ação suave, que não causará nenhum efeito secundário similar a outros medicamentos. O modo como consegue melhorar nosso humor é o seguinte:

  • O café atua regulando nosso nível de estresse para evitar que evolua para uma depressão, assim como afirmado nesse estudo realizado pela Universidade de Navarra (Espanha).
  • O que ele faz é bloquear os receptores da dopamina, o neurotransmissor relacionado à ansiedade e ao estresse. Caso esse neurotransmissor esteja em excesso no organismo, sofremos o risco de sofrer de um estado depressivo.
  • É importante saber que o café descafeinado não terá os mesmos efeitos.
  • Basta tomar uma pequena xícara ao dia (cerca de 100 ml) para perceber uma notável melhora.

3. O café alivia a dor de cabeça, do pescoço e dos ombros

café alivia a dor

Já falamos em nosso site que o consumo moderado nos ajuda a reduzir a dor de cabeça.

Além disso, pode ser muito eficiente para diminuir a dor causada pela tensão no pescoço e nos ombros, provocada pelo estresse ou pela sobrecarga muscular.

 

O estudo foi publicado por National Institute of Occupational Health (Noruega) e nos explica o seguinte:

  • Beber café antes de trabalhar na frente do computador reduz o risco de dor nas articulações.
  • Muitos atletas consomem quantidades específicas de cafeína porque sabem que isso atuará de maneira muito positiva em termos musculares.
  • Além disso, também não podemos esquecer que o café é rico em vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro e magnésio.

4. O café permitirá perder peso

café ajuda a perder peso

Então o café pode me ajudar a perder os quilos a mais que me incomodam? Assim como acontece com todos os assuntos, é importante destacar alguns aspectos a respeito do assunto:

  • O café é rico em vários antioxidantes, por isso, nos permite acelerar o metabolismo, assim como afirma essa pesquisa realizada pelo Hospital Queen Elizabeth de Birmingham (Reino Unido).
  • Para aproveitar os benefícios do café, é necessário seguir uma dieta variada e equilibrada, restringindo o consumo de gorduras saturadas, doces e refrigerantes.
  • O café mais recomendável para perder peso e acelerar o metabolismo é o café verde. No entanto, esse estudo realizado pela Universidade de Exeter (Reino Unido) afirma que, embora essa afirmação seja verdadeira, ainda são necessárias mais evidências científicas sobre o assunto.
 
  • É importante levar em conta que tipo de adoçante você adiciona ao seu café: um dos mais recomendados é a estévia. Você já experimentou? Também tente adicionar uma pitada de canela.
  • E lembre-se: se quiser perder algumas medidas, consulte um médico e um nutricionista.

5. O café ajudará a prevenir o envelhecimento precoce

É recomendável consumir entre 1 e 2 xícaras ao dia. Se você tiver pressão alta, o mais adequado é consultar seu médico.

  • Se há um motivo para consumir café, é porque se destaca como um poderoso tesouro natural de antioxidantes (de acordo com esse estudo realizado pela Universidade do Chile) capazes de lidar com os radicais livres e, assim, prevenir o envelhecimento prematuro.
  • Procure por um bom café orgânico, natural e com um aroma excelente. Quanto mais natural, mais antioxidantes terá para permitir que você obtenha uma pele mais elástica, tonificada e jovem.

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As propriedades do café ajudam a combater o envelhecimento

Uma forma maravilhosa de nos beneficiarmos desses recursos naturais é começar o dia com uma boa xícara de café e tomarmos à tarde uma xícara de chá verde. Assim, você poderá aproveitar dois remédios excepcionais para cuidar da saúde.

  • Puerta, G. (2011). Composición química de una taza de café. Avances Técnicos Cenicafé. https://doi.org/10.1186/1479-5876-11-142
  • Santana, N., Rojas-Herrera, R., Galaz-Ávalos, R. M., Ku-Cauich, J. R., Mijangos, J., & Loyola-Vargas, V. M. (2007). Coffee. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-49161-3_20
  • Nieber, K. (2017). The Impact of Coffee on Health. Planta Medica. https://doi.org/10.1055/s-0043-115007