4 remédios naturais à base de bicarbonato de sódio

· 24 de junho de 2014
O bicarbonato de sódio possui muitos usos que desconhecemos. Você quer saber quais remédios naturais podem ser elaborados com este elemento? Descubra a seguir.

Sem dúvida, o bicarbonato de sódio deve ser um de nossos aliados no lar. Além de podermos utilizá-lo para limpar diferentes ambientes, também serve como um substituto natural e ideal para varias aplicações cosméticas.

Neste artigo você conhecerá quais são os 4 remédios naturais à base de bicarbonato de sódio mais eficazes.

O bicarbonato de sódio para gengivite

Esta doença ou enfermidade na gengiva é muito mais frequente do que pensamos. Basicamente se trata do sangramento da gengiva, principalmente ao escovar os dentes.

Aconselha-se que uma das melhores opções para tratar a gengivite seja através de pasta de dentes especiais, entretanto, muitas pessoas subestimam o poder dos remédios caseiros.

Se a inflamação for causada por uma simples irritação (por exemplo, nos machucamos com um pedaço de pão ou alguma comida), o bicarbonato de sódio pode fazer um excelente trabalho.

Em outros casos, a gengivite aparece devido à uma acumulação de placas na borda dos dentes e molares. Existem diversas escovas de dente para esse fim, mas sempre acompanhado de um produto eficaz.

Fazer gargarejos com bicarbonato de sódio, ou ao invés de usar pasta dental, utilizar esse artigo, sem dúvida, é uma excelente opção.

Sempre tenha cuidado com os excessos e, caso o problema de infecção for muito grave, consulte um dentista.

bicarbonato de sódio

Para evitar a gengivite, mastigue vegetais crus diariamente, aumente o seu consumo de vitamina C e de cálcio, e também faça suaves massagens na região.

Bicarbonato de sódio para a gota

Milhões de pessoas sofrem de gota em todo o mundo e consomem uma grande quantidade de analgésicos para tratar a dor. Porém, eles só aliviam superficialmente e por algumas horas.

Essa doença é uma das mais simples de se curar de maneira natural, e nem todos sabem. Principalmente se usarmos o bicarbonato de sódio.

Isso acontece porque a gota é causada pelo incremento dos níveis de ácido úrico no corpo que não são eliminados corretamente.

Com base de bicarbonato, esse se neutralizara e, por conseguinte, dissolverá os cristais de ácido úrico, reduzindo a dor e os incômodos.

Bicarbonato de sódio para a gota

Além disso, aumenta a solubilidade do ácido úrico, pelo qual o organismo o expulsará de maneira mais simples.

Também maximiza o volume dos fluídos corporais que passam pelos rins e, como se fosse pouco, incrementa o pH da urina, ajudando a diminuir o risco da formação de cálculos ou pedras nos rins.

Você só precisa misturar uma colherzinha de bicarbonato de sódio em um copo de água e beber pela manhã, depois do almoço e antes de dormir.

Bicarbonato de sódio para clarear os dentes

Anteriormente falamos dos benefícios do bicarbonato de sódio para tratar a gengivite. No entanto, sua ação bocal não termina por aí.

Se você quiser ter dentes reluzentes e brancos, como os das propagandas de pasta de dente da televisão, não hesite em usar este produto.

NOTA: a aplicação do bicarbonato deve ser cuidadosa e sem excesso. Isso se deve principalmente ao efeito que causa ao esmalte dental. Uma correta aplicação pode ser 1 vez por semana ou a cada duas semanas. No caso de dúvidas, consulte um especialista.

Os dentes se mancham por diversas razões, como ser fumante, consumir café ou chá, os alimentos com corantes, uma má higiene bocal, raquitismo, envelhecimento, etc.

Leia também: Como parar de fumar e desintoxicar os pulmões?

A cor amarelada que se nota nos dentes é porque o esmalte branco que os cobre vai se desgastando, deixando-os descobertos.

Para branquear os dentes, aconselha-se fazer bochechos com uma preparação feita com uma colherzinha de bicarbonato de sódio por meia xícara de água. O líquido tem que passar por todos os dentes e molares.

No começo você notará que o gosto é um pouco salgado. Tente suportar um pouco e a boca se acostumará. Não beba essa água.

Repita ao menos duas ou três vezes ao dia (cada vez que escovar os dentes, por exemplo), mas lembre do que foi dito na nota anterior.

O bom deste tratamento natural para branquear os dentes é que evitará o mau hálito e tratará as aftas, as bolhas ou qualquer imperfeição ou ferida que tenha na sua boca.

Você também pode usar bicarbonato independentemente destes problemas.

Bicarbonato de sódio para eliminar a acne

Se falarmos de um dos problemas mais frequentes da pele, a acne é um deles, principalmente na fase da juventude e adolescência.

Pode ser causada por diversos fatores, como a pele oleosa, a mudança hormonal, a predisposição genética, a alimentação ou as mudanças ambientais.

Os cravos se desenvolvem em lugares onde o crescimento das glândulas sebáceas é alto. Por isso, é mais provável que eles apareçam no rosto, nas costas, no peito e no pescoço.

Descubra: Como melhorar a saúde com uma mistura de bicarbonato de sódio e mel

Embora a maioria das pessoas opte em fazer um tratamento para a acne devido à aparência e estética, o fato é que este é um desequilíbrio na pele que deve ser tratado para que não piore ou se torne crônico.

O bicarbonato de sódio é um dos remédios naturais mais eficazes para a acne.

Bicarbonato de sódio para eliminar a acne

Os passos a seguir são muito simples: em primeiro lugar, limpe bem o rosto com sabão neutro suave.

Em um recipiente, misture duas colheres de bicarbonato com água até formar uma pasta. A consistência deve ser como a de um creme.

Aplique nas regiões onde você tiver cravos ou acne. Realize movimentos circulares para que penetre mais na pele e, em seguida, deixe agir por alguns minutos (não muito, porque pode causar irritação ou secura).

Enxágue com água morna e seque suavemente com uma toalha.