4 cremes caseiros para tratar calcanhares secos e rachados
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Você tem calcanhares secos e rachados? Felizmente, existem vários ingredientes de origem natural que podem ser usados para tratar esses tipos de condições.
Nesta ocasião, queremos compartilhar as receitas de cremes caseiros especialmente projetados para tratar a pele dos calcanhares secos e rachados. Aprenda a fazê-los!
Calcanhares secos e rachados
Os pés desempenham um papel essencial em nossa vida. Todos os dias eles nos ajudam desde o primeiro momento do dia.
Esta parte do corpo é exposta a poluentes ambientais. Portanto, não é estranho que, de um momento para outro, a sua pele comece a parecer ressecada, espessa e com uma série de alterações que são desagradáveis e dolorosas.
Calos, joanetes e calcanhares secos e rachados são alguns dos principais distúrbios que podem se desenvolver. Para evitar isso, devemos lhes dar o cuidado correto e não submetê-los a calçados inadequados.
Remédios naturais
1. Creme de banana e limão
A combinação de banana e limão serve para fazer um remédio para os calcanhares com propriedades antibacterianas e hidratantes. A banana contém vitaminas e antioxidantes que ajudam a reparar a pele danificada. Além disso, facilita a remoção de células mortas.
Por sua vez, o limão é um poderoso adstringente e antibacteriano, de acordo com este estudo da Universidade de Benin (Nigéria). Graças a essas propriedades, ele protege a pele para evitar possíveis fungos ou infecções.
Leia também. As melhores alternativas para acabar com os calos nos pés
Ingredientes
- 1 banana madura
- ½ limão
Preparo
- Amasse a banana madura até obter um purê e, logo em seguida, misture-o com o suco de meio limão.
Modo de usar
- Passe o creme nos calcanhares secos e rachados e deixe atuar por meia hora.
- Enxágue com água morna e repita o tratamento, no mínimo, 3 vezes por semana.
2. Creme de manteiga de cacau e óleos essenciais
A manteiga de cacau é outro bom produto para tratar calos nos pés e calcanhares rachados. Possui ação hidratante e um importante valor nutricional que ajuda a reparar a pele, diminuindo a presença de impurezas.
Combinado com óleos essenciais com propriedades hidratantes e antioxidantes, seus efeitos podem ser aprimorados para obter melhores resultados. Confira!
Ingredientes
- 100 g de manteiga de cacau.
- 1 colher de sopa de óleo de amêndoas ou de coco (15 g)
- 1 colher de chá de óleo essencial de árvore do chá (4,6 g)
Preparo
- Esquente a manteiga de cacau em banho maria e, logo depois que derreter, adicione os óleos essenciais.
- Coloque tudo em um recipiente e espere algumas horas até esfriar.
Modo de usar
- Todas as noites, antes de dormir, unte os calcanhares com o creme, realizando uma massagem suave.
- O produto será absorvido e não será necessário lavar depois.
Isso também pode interessar você. 6 Remédios naturais para desinchar tornozelos, pés e pernas
3. Creme de aloe vera e óleo de coco
O gel de aloe vera é um composto natural rico em nutrientes, hidratantes e reparadores. Graças a eles, é ideal para melhorar a condição da pele, além de possuir, de acordo com este estudo da New Horizon Dental College e o Instituto de Pesquisa (Índia), propriedades antimicrobianas.
Combinando-o com os benefícios do óleo de coco, você pode fazer um creme caseiro simples com propriedades antibacterianas e hidratantes. Com ele, podemos tratar até os casos mais graves de calcanhares ressecados e rachados.
Ingredientes
- ½ xícara de gel de aloe vera (118 g)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco (30 g)
Preparo
- Primeiro, extraia o gel de aloe vera. Em seguida, misture em uma tigela com algumas colheres de sopa de óleo de coco.
Modo de usar
- Molhe os pés em água morna durante 15 minutos. Depois que estiverem bem secos, aplique o produto com massagens suaves.
- Não é necessário lavar.
- Use-o todos os dias antes de dormir.
4. Creme de aloe vera e manteiga de karité
Este creme combina os poderes hidratantes e reparadores de dois potentes ingredientes, a babosa e a manteiga de karité. É um produto rico em nutrientes para melhorar a condição da pele.
Este remédio ajuda a controlar as rachaduras causadas por calcanhares secos. No entanto, embora tenha sido projetado para cuidar da beleza dos pés, você também pode usá-lo em áreas como joelhos, cotovelos, pescoço e até no rosto.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de gel de babosa (15 g)
- 2 colheres de chá de óleo de amêndoas doces (30 g)
- 100 g de manteiga de cacau
- 10 gotas de óleo essencial de calêndula
Preparo
- Tire a polpa da babosa e bata bem até obter um suco líquido.
- Separadamente, coloque a manteiga de karité em banho maria e deixe-a ali até que derreta.
- Quando estiver líquida, adicione o óleo de amêndoas e o gel de aloe vera, então mexa bem, para que tudo se misture.
- Por último, adicione o óleo de calêndula e deixe esfriar.
- Você pode armazenar esse creme em um frasco de vidro escuro por até um mês.
Modo de usar
- À noite, limpe muito bem os pés e passe o produto com uma massagem suave.
- Repita o tratamento todos os dias para obter bons resultados.
Finalmente, comece a aplicar qualquer um desses tratamentos nos calcanhares secos e rachados. Você pode obter pés macios, saudáveis e hidratados em questão de dias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rajeswari, R., , M. Umadevi, C. S. R., & , S. Selvavenkadesh, K. P. Sampath Kumar, D. B. (2012). Aloe vera: The Miracle Plant Its Medicinal and Traditional Uses in India. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry.
- Lin, T. K., Zhong, L., & Santiago, J. L. (2018). Anti-inflammatory and skin barrier repair effects of topical application of some plant oils. International Journal of Molecular Sciences. https://doi.org/10.3390/ijms19010070
- Bakkali, F., Averbeck, S., Averbeck, D., & Idaomar, M. (2008). Biological effects of essential oils – A review. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2007.09.106
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.