Seus pés estão secos e rachados? 5 remédios para hidratá-los

08 Janeiro, 2020
Ao cuidar de pés secos e rachados, devemos levar em consideração a presença de feridas abertas para optar por alguns remédios, pois requerem atenção especial.

Para tratar os pés secos e rachados, precisamos mantê-los hidratados, se possível com produtos naturais ricos em ácidos graxos. Além disso, podemos aproveitar a oportunidade para incluir ingredientes caseiros que nos ajudem a esfoliá-los.

Descubra neste artigo 5 remédios hidratantes para ter pés perfeitos. Conseguiremos uma pele macia e lisa da maneira mais simples e natural. Experimente-os!

Remédios para pés secos e rachados

Esses tratamentos são muito eficazes na prevenção de pés secos e rachados e em apenas 10 minutos. Dessa forma, conseguimos evitar a pele seca que tanto afeta os pés, principalmente pelo uso de calçados inadequados e pela falta de hidratação.

Essas 5 propostas naturais combinam um ingrediente esfoliante e outro hidratante para obter um resultado profundo e duradouro. Assim, podemos realizar esse tratamento uma vez por semana para ter pés perfeitos ao longo do ano.

Como fazemos os tratamentos para os pés secos e rachados?

  • Para preparar esses remédios, basta misturar os ingredientes e massagear os pés por 5 minutos.
  • O ideal é realizar o tratamento após o banho com água quente para deixar a pele mais macia.
  • Logo depois, deixe o óleo agir por mais 5 minutos e lave os pés.

Isso também pode te interessar: Remédios caseiros para hidratar os calcanhares secos

1. Sal grosso e óleo de coco

Óleo de coco para pés secos e rachados

O primeiro tratamento que propomos para pés secos e rachados é muito adequado para quando temos fissuras profundas. O sal grosso é um excelente ingrediente para remover a pele seca e facilitar a regeneração de novas células. É um esfoliante ideal para uma área como os pés.

O segundo ingrediente desse tratamento é o óleo de coco, que é cada vez mais popular como alimento medicinal e cosmético natural. Esse óleo é muito rico em ácidos graxos essenciais e nutre profundamente a pele, além de ser anti-inflamatório, segundo essa pesquisa realizada por The Himalaya Drug Company.

2. Açúcar e óleo de amêndoas

Uma segunda combinação muito eficaz e econômica para ter pés perfeitos é a do açúcar com óleo de amêndoas. O açúcar é um pouco mais suave que o sal grosso, por isso o recomendamos para a pele seca ou com rachaduras superficiais. Além disso, o sal pode causar coceira se houver feridas nos calcanhares, enquanto o açúcar não apresenta esse inconveniente.

O óleo de amêndoas é um ingrediente básico utilizado em cosmética natural, pois é barato e muito nutritivo, graças ao seu teor de vitamina E, muito recomendável para a pele segundo esse estudo realizado pelo Government Medical College and Associated SMHS Hospital (Índia). Com esse óleo, fornecemos elasticidade à pele para evitar que ela rache facilmente.

Descubra: Óleo de amêndoas: usos que você desconhecia

3. Bicarbonato de sódio e azeite de oliva

Pés macios e hidratados

O bicarbonato de sódio nos permite esfoliar a pele com muita delicadeza. Portanto, esse tratamento é ideal para pés secos e rachados, mas com pele sensível. É muito útil para prevenir e hidratar a pele com uma massagem agradável. Além disso, podemos usá-lo em qualquer parte do corpo, mesmo no rosto.

O azeite de oliva é um poderoso antioxidante que não apenas hidrata os pés, mas também os protege de agressões externas. Também pode ajudar a acalmar qualquer irritação ou inflamação da pele, assim como afirma esse estudo realizado pelo Instituto de Cardiologia do Brasil.

4. Borra de café e mel para hidratar os pés secos e rachados

Você sabia que a borra de café pode ser muito útil para esfoliar a pele? Não a desperdice, pois é muito eficaz para suavizar os calcanhares, combater a celulite e manter a pele macia e lisinha. Simplesmente temos que misturá-la com o ingrediente certo.

Nesse caso, recomendamos misturar a borra de café com mel para prevenir pés secos e rachados. O mel é um antibiótico poderoso, de acordo com esse estudo realizado pela Clínica Central “Cira García”, que pode ser adequado quando temos pequenas feridas. Além disso, cria uma camada que protege a pele e mantém a umidade natural.

5. Areia da praia e manteiga de karité

Se tivermos a possibilidade de pegar areia, na praia ou em algum terreno próximo, podemos preparar um esfoliante ideal para peles mais secas e ásperas. Além disso, com a areia, podemos realizar uma massagem muito agradável e relaxante que afetará todo o nosso corpo.

Como a areia da praia esfolia os pés em profundidade, precisamos de um ingrediente muito nutritivo para concluir esse tratamento. Nesse caso, recomendamos optar pela manteiga de karité, um produto muito eficaz para peles mais secas.

Essa manteiga amacia e regenera a pele danificada, protege das agressões externas e promove a cicatrização de rachaduras e feridas. Notaremos que ela tem uma textura muito densa, portanto, podemos precisar de uma toalha para remover os restos da pele.