Remédios caseiros para hidratar os calcanhares secos

18 de janeiro de 2020
Apesar de não lhes darmos a devida atenção, os pés exigem uma série de cuidados para evitar os calcanhares secos, por isso devemos hidratá-los, por dentro e por fora, e cuidar deles diariamente.

Muitas pessoas têm calcanhares secos e, toda vez que tiram os sapatos ou usam sapatos de verão, precisam hidratar essa parte da pele para recuperar a boa aparência. No entanto, para muitas pessoas, não é suficiente usar hidratantes para resolver esse problema.

Ao longo do artigo, falaremos sobre 9 remédios naturais e dicas que podem ajudar a reverter e, acima de tudo, impedir o calcanhar seco.

9 remédios caseiros para hidratar os calcanhares secos

Para solucionar os seus problemas com os calcanhares secos, é preciso ter muita disciplina para seguir uma rotina de cuidados específicos. Devemos aprender a cuidar de nossos pés com os tratamentos apropriados de esfoliação, hidratação e nutrição. Também vamos destacar por que outros fatores como dieta, postura ou os calçados que usamos são importantes.

1. Água quente com bicarbonato

Água quente com bicarbonato

Duas vezes por semana, podemos aplicar este remédio para hidratar os calcanhares secos. Nós só temos que preparar um banho de pés com água quente e bicarbonato de sódio.

  • Nós vamos mergulhar nossos pés por 20 ou 30 minutos. A pele vai amolecer e, em seguida, podemos esfoliar ou hidratar mais facilmente.

2. Esfoliação com sal marinho e azeite

Após o banho de pés, ou em qualquer outro momento, podemos esfoliar os pés, combinando, em partes iguais, sal grosso com azeite. Essa mistura é simples e muito eficaz, principalmente pelas propriedades do azeite, que segundo este estudo do Instituto de Cardiologia do Brasil, é anti-inflamatório.

  • Vamos massagear nossos pés, insistindo nos calcanhares, por 5 minutos em cada pé.
  • O sal marinho é um peeling muito poderoso que irá eliminar as células mortas da pele. O azeite, por outro lado, irá nutri-la em profundidade.

3. Máscara para pés de manteiga de karité e rosa mosqueta

Uma vez por semana, podemos recorrer à aplicação de uma máscara para os pés por 30 minutos.

Como os calcanhares são geralmente uma pele mais dura e seca, recomendamos o uso de ingredientes muito nutritivos, como manteiga de karité e óleo de rosa mosqueta.

  • A manteiga de karité fornece nutrição e elasticidade à pele, enquanto o óleo de rosa mosqueta ​​facilita a regeneração celular, conforme declarado neste estudo da Universidade de Los Lagos (Chile).

4. Máscara de argila verde e iogurte

Se nossos calcanhares não estiverem muito rachados, podemos optar por uma máscara de argila verde e iogurte.

  • Embora a argila tenda a secar a pele, quando misturada ao iogurte, aumentamos seu poder de hidratação. 
  • Esta máscara, graças à argila, também age como um esfoliante.

5. Óleo de amêndoas e mel

Óleo de amêndoas

Este remédio pode ser eficaz para melhorar a flexibilidade da pele dos calcanhares e sua proteção contra agentes externos. O mel possui propriedades curativas que também são muito benéficas, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de La Frontera em Temuco (Chile).

  • A combinação de óleo de amêndoas com o mel de abelhas é ideal para ter calcanhares muito macios.
  • Só teremos que aplicá-lo uma vez por semana durante 30 minutos.

6. Os sapatos adequados

Existem alguns tipos de calçados que aumentam o ressecamento e o desgaste dos calcanhares. Estes são aqueles sapatos com sola muito dura ou reta, ou materiais inadequados.

  • Devemos nos sentir confortáveis ​​com os sapatos. Podemos obter modelos que se adaptam à forma dos nossos pés e permitem uma boa transpiração.

7. Caminhar corretamente

Caminhada na natureza

Apoiar muito o peso do nosso corpo nos calcanhares também pode ser um fator que causa esse problema. Aprender a estar de pé e caminhar nos ajudará a ter calcanhares bonitos ​​e melhorar a nossa postura.

  • Quando estamos em pé, devemos prestar atenção para colocar o peso do nosso corpo no centro do pé, nem nas pontas nem nos calcanhares.
  • Ao caminhar, também tentaremos fazer do jeito certo. A princípio, isso será difícil, mas com paciência faremos isso cada vez mais e mais naturalmente.

8. Hidrate de dentro para fora

Como podemos nos hidratar de dentro para fora? Consumindo alimentos ricos em nutrientes para o nosso corpo. Temos de ingerir boas quantidades de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais todos os dias:

  • Frutas e vegetais crus: em sucos, gaspachos, batidas, saladas, etc.
  • Oleaginosas
  • Sementes naturais e germinadas
  • Cereais integrais
  • Leguminosas
  • Algas marinhas
  • Ghee ou manteiga clarificada

9. Beba água

O último remédio é o mais importante. Beber água durante todo o dia, em jejum e fora das refeições, é o melhor hábito para combater muitos dos distúrbios de saúde de dentro do corpo para fora.

Se desejamos evitar o ressecamento da pele, devemos fornecer água ao nosso corpo.