3 formas saudáveis de tomar café, qual você prefere?

· 16 de março de 2015
Não hesite em adicionar um pouco de canela moída ao seu café para manter equilibrados seus níveis de açúcar e conseguir não beliscar entre as refeições.

Café, café, café! Essa bebida essencial, que nos dá energia de manhã, nos acorda e nos encanta com a sua cor escura e seu sabor insuperável. Por acaso você é apaixonado pelo café? Então, não pode perder este artigo. Daremos três opções saborosas e saudáveis de tomar café.

1. Tomar café com canela

Café_com_canela

Por que o café com canela é saudável ?

Vamos aproveitar as propriedades da canela por sua capacidade de emagrecer.

Leia também: Conheça as propriedades da canela

Como já se sabe, a canela tem como virtude manter constante o nível de açúcar no sangue, de modo que não haja nem aumento e nem queda de insulina que causem consequências.

Esta bebida à base de café e canela nos ajudará a controlar o índice glicêmico e a equilibrar o nível de gordura corporal. Para que isso seja eficaz, temos que tomar uma xícara um dia sim, um dia não. É muito fácil.

Se quiser, pode combinar durante a semana cada uma das receitas que ensinaremos, já que oferecem benefícios e são deliciosas.

Mas, como posso preparar o meu café com canela?

Esta receita de café com canela pode ser preparada de várias maneiras.

  • Com máquina: você só precisa acrescentar no compartimento de café uma colherinha de canela em pó (aproximadamente 6 gramas), e depois completar com o café habitual e usar a máquina como de costume. Coloque a quantidade de água que usa habitualmente. Na hora de tomar café, acrescente uma colher de mel. É muito fácil, pois não há segrego algum; é só acrescentar essa pitada de canela em pó.
  • Em uma panela: coloque um copo de água e acrescente uma colher de café (12 gramas) de sua preferência. Acrescente um pau de canela e deixe esquentar até chegar à ebulição, desligue o fogo e deixe repousar. Na hora de servir, faça-o em xícaras de cerâmicas, pois mantêm o calor e conservam melhor as propriedades. Adoce com mel.

Descubra: 10 usos alternativos para o café que você não conhecia

Complemente a informação!

A canela e o mel são dois alimentos nutritivos, com muitas propriedades para a saúde e, além disso, com um delicioso sabor. Conheça mais a seguir.

Mais receitas!

2. Tomar café verde

cafe_verde

Por que o café verde é saudável?

O café verde está na moda. Bom, é verdade que o seu sabor é um pouco mais forte e ácido, mas, ao sentir sua textura na boca, acaba nos conquistando de uma forma que queremos tomá-lo regularmente.

Mas, porque o café verde é tão saudável?

  • O café verde é usado principalmente em dietas depurativas e antioxidantes. É uma das bebidas mais ricas em antioxidantes, é realmente medicinal e nos fará muito bem se o tomarmos regularmente.
  • O café verde também contém ácido clorogênico, o qual se traduz em incríveis propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. É ideal para perder peso, para limpar o nosso organismo e nos beneficia com múltiplas vitaminas e sais minerais. Você vai se resistir?

Como preparo o meu café verde?

É muito fácil, você vai ver! É só ferver 15 gramas de grãos de café verde em 175 ml de água e depois deixar no fogo mínimo durante uns 15 minutos para obtermos todas as suas propriedades. Finalmente retiramos do fogo e deixamos que o café verde esfrie por uns 20 minutos.

Para aproveitar todos os seus benefícios, é conveniente tomá-lo duas vezes ao longo da manhã. Você verá o bem que faz.

3. Tomar café com hortelã

cafe_menta

Por que o café com hortelã é saudável?

Este tipo de café cairá muito bem nessas manhãs em que, por exemplo, você levanta com dor de cabeça, pois ele refresca, hidrata e, além disso, a combinação da hortelã com o café atua como um tônico natural repleto de antioxidantes maravilhosos para começar o dia.

Além disso, garantimos que o sabor é tentador, um presente saudável para o seu paladar e seu organismo.

Como preparo o meu café com hortelã?

  • Prepare a sua xícara de café como de costume, seja na máquina, expresso ou no bule. A maneira de prepará-lo, não importa.
  • Agora, em um copo de água fresca, coloque duas gotas de essência de hortelã. Você sabe que pode encontrá-la facilmente nos supermercados, assim como nas lojas de produtos naturais.
  •  Uma vez que a essência de hortelã já esteja misturada à água fresca, acrescente a xícara de café já preparada. Adicione duas gotinhas de suco de limão e adoce como você quiser; esta combinação é deliciosa e muito refrescante.

Com qual das receitas você ficará? Pode combinar cada manhã aquela que desejar para começar o dia, embora recomendemos que esta última, a de hortelã, seja preparada naqueles dias em que, por exemplo, você levantar com dor de cabeça. Também é um bom lanche para a tarde.