3 cafés da manhã saudáveis para combater a prisão de ventre

· 15 de junho de 2015
Para evitar a prisão de ventre, é muito importante adicionar fibras à nossa alimentação. No café da manhã podemos incluir cereais como aveia ou frutas, que também favorecem o trânsito intestinal.

Há momentos em que sofremos de prisão de ventre de um modo mais acentuado. Nos sentimos pesados, inchados e com desconforto que, a longo prazo, podem nos trazer mais problemas.

Um café da manhã saudável e nutritivo para a prisão de ventre pode ajudá-lo a se sentir melhor. Te convidamos a conhecer essas incríveis receitas naturais!

Um bom café da manhã combate a prisão de ventre

Um bom café da manhã combate a prisão de ventre

Você sabia que tomar um café da manhã adequado é o primeiro passo para corrigir a prisão de ventre?

Um estudo conduzido pela Drª. Maria Wennberg, da Universidade de Harvard, concluiu que aqueles que não tomam o café da manhã tendem a ter prisão de ventre e a sofrer de obesidade no futuro.

A prisão de ventre se torna uma realidade cada vez mais frequente entre a população, causada principalmente por nossos hábitos de vida e alimentação incorretos, por isso é necessário saber mais a respeito. Você quer conhecer as causas mais comuns?

  • Presença de pouca fibra em nossa alimentação.
  • Não beber água o suficiente.
  • Falta de pré-bióticos que cuidam da nossa flora intestinal.
  • Não tomar o café da manhã e comer muito no jantar.
  • Levar uma vida sedentária.
  • Comer alimentos com muita gordura e farinhas refinadas.
  • Reter as fezes, geralmente por falta de tempo de ir ao banheiro. Ao fazermos isso, as fezes endurecem, o trânsito intestinal se torna lento e, como consequência, podemos sofrer problemas graves.

Receitas naturais para ter um café da manhã saudável para a prisão de ventre

Opção de café da manhã #1

Opção de café da manhã para combater a prisão de ventre

A aveia dentro do grupo de cereais é um café da manhã saudável para a constipação

  • Infusão de aloe vera com mel e limão
  • Uma xícara de aveia com 5 morangos e uma ameixa em pedacinhos
  • Suco natural de pera

Leia também: Como combater a digestão lenta com preparações à base de aloe vera

Por que começar o dia com uma infusão de aloe vera? Porque é um ótimo tônico para o nosso intestino. É capaz de cuidá-lo, curá-lo e favorecer o trânsito intestinal.

  • Aqueça uma xícara de água.
  • Quando estiver fervendo, adicione uma colher de sopa de aloe vera.
  • Deixe dissolver e depois adicione algumas gotas de limão.
  • Acompanhe-o com um pouco de mel.

Cerca de 20 minutos depois, continue com o café da manhã. Você sabe que a fibra é excelente e que a aveia é sempre uma boa opção.

Os morangos têm essas pequenas sementes tão boas para ir ao banheiro; são muito adequadas, assim como as clássicas ameixas.

Um suco de pera para finalizar, proporcionará hidratação e um suprimento natural de fibras. Você vai adorar.

Opção de café da manhã #2

Sugestão de café da manhã para combater a prisão de ventre

  • Infusão de sementes de linhaça
  • Iogurte grego com nozes e figos
  • Uma torrada de aveia com azeite de oliva
  • Um copo de suco de laranja natural

Asseguramos que esse café da manhã é realmente delicioso. Começaremos com as sementes de linhaça, que são uma forma excelente de combater a prisão de ventre. Para isso, deveremos preparar uma infusão:

  • Aqueça um copo de água em um bule.
  • Adicione uma colher de sementes de linhaça.
  • Ferva três minutos.
  • Deixe descansar até esfriar.
  • Beba uma xícara com o estômago vazio. Para completar o efeito é aconselhável que você tome outra à tarde

Meia hora depois dessa primeira infusão de sementes de linhaça, tome o iogurte grego natural com nozes e figos.

O iogurte grego é o mais recomendável e saudável. Dispõe de menos lactose e nos fornece mais bactérias benéficas, fortalecendo a flora intestinal e o sistema imunológico.

Os figos, por sua vez, proporcionarão um efeito laxante que nos ajudará na evacuação. Além disso, são deliciosos, se digerem bem e nos protegem contra o desenvolvimento de outros problemas estomacais, como o refluxo ou a acidez.

Terminar com um suco natural de laranja é a melhor das opções. Fornece fibra, vitamina C e antioxidantes, compostos perfeitos para começar o dia da maneira mais adequada.

Opção de café da manhã #3

Exemplo de café da manhã para combater a prisão de ventre

  • Suco de cacto e laranja
  • Uma torrada de aveia com geleia de ameixa
  • Uma xícara de farelo de trigo com um kiwi em pedacinhos e 3 amêndoas picadas.

Você já experimentou alguma vez o delicioso e saudável suco de cacto e laranja? Trata-se de um remédio saudável muito eficaz para evitar a prisão de ventre, aumentar nossas defesas e evitar gripes e resfriados.

O cacto dispõe de uma espécie de goma interior que atua limpando de forma muito eficaz o intestino de todo tipo de toxina, ao mesmo tempo em que facilita a evacuação. É muito digestivo e, combinado com a laranja, nos oferece muita fibra e minerais.

Para preparar esta receita basta obter o suco de uma laranja e uma folha de cacto pequena. Descasque e lave bem a folha e bata no liquidificador junto com o suco de laranja e um copo de água. Beba imediatamente para aproveitar ao máximo suas propriedades.

Em seguida, prepare uma pequena torrada com geleia de ameixa, junto com uma xícara de farelo de trigo com kiwi e amêndoas. Se achar que for muita coisa, dê preferência à xícara de farelo de trigo e quiuí. É ideal se acompanhado de amêndoas, porque a quantidade de fibras será maior e, além disso, terá um bom fornecimento de magnésio. Não deixe de provar!

Não deixe de ler: Propriedades curativas do cacto

Por que a fibra é importante em sua alimentação?

Em cada café da manhã saudável para a prisão de ventre, lembre-se sempre de incluir fibras, já que te ajuda a manter a regularidade do seu intestino. 

A fibra em sua alimentação contribui para ter evacuações regulares, que podem variar de três por dia a três por semana, dependendo da pessoa, gerando assim bem-estar.

Te convidamos a experimentar essas deliciosas receitas e comprovar os resultados!

  • Beneficios de la fibra https://www.metamucil.com.mx/es-mx/articulos/sobre-la-fibra/para-que-sirve-la-fibra
  • Differences in response to breakfast: Breakfast eater vs. breakfast skippers https://www.cambridge.org/core/journals/proceedings-of-the-nutrition-society/article/differences-in-responses-to-breakfast-between-breakfast-eaters-and-breakfast-skippers/DFF256A816E587A24474D8C02B507175