3 cafés da manhã saudáveis que você vai adorar

· 21 de dezembro de 2018
Um café da manhã saudável e equilibrado nos oferece 25% da energia necessária para todo o dia. Se incluirmos grãos integrais, nos sentiremos saciados por mais tempo.

Todos sabem que os cafés da manhã são a refeição mais importante do dia, mas muitos não o colocam em prática. É verdade que, às vezes, a pressa e as nossas obrigações nos impedem de sentarmos calmamente e tomarmos os nutrientes adequados, mas devemos realizar um pequeno esforço.

Que tal começarmos hoje com estas receitas fáceis?

Nossos cafés da manhã devem fornecer quase 25% da energia da qual precisamos para enfrentar o dia. Devemos consumir os nutrientes certos para compensar a ausência de alimentos da noite anterior.

Uma dieta saudável, variada e equilibrada pela manhã permitirá sair de casa com mais vigor e disposição. É preciso também eliminar a ideia de que jejuar é a melhor forma de emagrecer.

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Pelo contrário, com certeza, ao chegarmos ao meio-dia, encheremos a barriga para compensar a ansiedade, e isso não é saudável. Vejamos, então, algumas receitas simples para o café da manhã, um dos melhores momentos do dia.

Cafés da manhã: tigela de cereais e frutas vermelhas

Receitas de cafés da manhã com frutas e cereais

Modo de preparo

  • Prepare uma tigela ou copo grande. Coloque um punhado de flocos de aveia integral instantânea. Em seguida, acrescente meia xícara de leite de soja ou água, conforme o gosto.
  • Em seguida, acrescente as frutas vermelhas: mirtilos, morangos, framboesas, etc. Caso não possam ser encontradas ou forem muito caras, coloque ameixas ou maçã vermelha.
  • Agora, acrescente os frutos secos, como dez uvas-passas e duas nozes picadas.
  • Coma devagar e mastigue bem.

Benefícios

Este café da manhã fornecerá uma quantidade superlativa de fibras e antioxidantes. A fruta é um ótimo macronutriente, tão saudável quanto saborosa; a aveia, por sua vez, é uma fonte de carboidratos.

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As nozes contêm excelentes antioxidantes, como compostos fenólicos e resveratrol.

Cafés da manhã: sanduíche integral de peru e abacate

receitas de sanduíches como café da manhã

Modo de preparo

  • Outro café da manhã variado e saudável é o que apresentamos agora. Um sanduíche de peru e um copo de suco de laranja.
  • Em primeiro lugar, prepare o sanduíche, sempre com pão integral ou cereais integrais. Acrescente uma fatia de presunto cozido ou peru deli (com menos gordura), uma colher de chá de azeite de oliva e alguns pedaços de abacate. A mistura é deliciosa. Você também pode utilizar frango.
  • Não se esqueça de preparar o suco de duas laranjas para esta refeição.

Benefícios

Os grãos integrais deste sanduíche saciam por mais horas, fornecendo vitaminas, minerais e proteínas.

Além disso, o abacate é rico em vitamina E, que reduz o colesterol e facilita a absorção de todos os nutrientes desta refeição matinal, incluindo os excelentes antioxidantes do suco de laranja. É uma opção muito saudável.

Cafés da manhã: salada de frutas, torradas com mel e chá branco

saldas de frutas no café da manhã

Modo de preparo

  • Pode parecer muito à primeira vista, mas não é. Este tipo de café da manhã fornecerá excelentes antioxidantes e vitaminas. Prepare uma tigela grande, onde serão acrescentados os pedaços de fruta.
  • Sem dúvida, os ingredientes ideais para esta refeição seriam: um pequeno kiwi, uma pequena maçã, cinco uvas e dois morangos. A chave está na variedade e no aproveitamento dos benefícios dessas frutas essenciais.
  • Em seguida, prepare a torrada. Derrame uma ou duas colheres de chá de mel na torrada, que deve ser integral e não muito grande.
  • Agora, prepare o chá branco. Esse chá é ainda mais saudável do que o chá verde, e é por isso que o recomendamos. É encontrado em lojas de produtos naturais, sendo muito apreciado e muito benéfico. Ferva em uma xícara com água e deixe descanse por 5 minutos.

Benefícios

É uma opção muito apropriada para o café da manhã, que trará os benefícios das frutas mais saudáveis, as que mais antioxidantes têm e que mais cuidarão da saúde.

Por sua vez, o mel é um excelente antisséptico, cicatrizante e fortalecedor do sistema imunológico, não devendo ser dispensado.

O chá branco é um aliado mais que maravilhoso e combate os radicais livres, porque, como já dissemos antes, é ainda mais poderoso do que o chá verde.

  • Wang, H., Cao, G., & Prior, R. L. (1996). Total antioxidant capacity of fruits. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf950579y
  • Dreher, M. L., & Davenport, A. J. (2013). Hass Avocado Composition and Potential Health Effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.556759