14 usos do gengibre fresco
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
O gengibre fresco é um ingrediente extremamente versátil, que pode ser consumido em bebidas ou usado para cozinhar.
No entanto, não é só na cozinha que ele se destaca; o gengibre é usado há milhares de anos na medicina chinesa para prevenir e ajudar a curar uma enorme diversidade de problemas relacionados à saúde.
Neste artigo, vamos falar sobre 14 usos do gengibre fresco que você provavelmente não conhecia. Aproveite para aprender como esta raiz poderosa pode contribuir positivamente para a sua saúde e o seu bem estar.
Usos do gengibre fresco
-
Circulação sanguínea
O gengibre contém minerais como o cromo, magnésio e zinco, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no organismo.
Com isso, é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até de ataques cardíacos; já que também previne o acúmulo de gordura nas artérias.
-
Náuseas e enjoos
Da próxima vez que sentir enjoo, tente ingerir um pouco de gengibre.
É possível aliviar a náusea decorrente de diversas causas diferentes.
Tome um chá de gengibre fresco ou mastigue um pouco da raiz pode ajudar, por exemplo, se você se enjoar em viagens de carro ou barco.
Além disso, também pode ser um ótimo aliado para aliviar os enjoos comuns durante a gravidez.
-
Problemas estomacais
O gengibre é capaz de aliviar as dores no estômago e contribui para a saúde do trato gastrointestinal.
Isso é possível devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que agem contra a dor e acalmam o estômago.
Talvez te interesse: 4 remédios naturais para a dor abdominal
-
Dores de cabeça
O gengibre pode ajudar a reduzir as dores de cabeça e até as temidas enxaquecas.
Pode-se consumi-lo na alimentação ou fazendo um chá, mas outra opção é fazer uma pasta com gengibre ralado e aplicá-la diretamente na testa quando estiver sentindo dor.
Essa aliviará a inflamação dos vasos sanguíneos e diminuirá as dores de cabeça.
-
Imunidade
Ele é riquíssimo em antioxidantes que combatem os radicais livres, bem como é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, tornando-nos menos suscetíveis a vários tipos de doenças.
Fazer do gengibre um ingrediente comum nas suas refeições vai ajudar a reduzir significativamente o risco de desenvolver várias condições sérias para a saúde.
Leia também: 4 vitaminas para reforçar o sistema imune
-
Problemas respiratórios
O gengibre pode ajudar a tratar doenças como alergias, bronquite e até pneumonia.
Estudos mostram que ele pode inibir as contrações das vias respiratórias e estimular a eliminação do excesso de muco que pode se acumular nelas.
O chá de gengibre com uma colher de mel pode aliviar a congestão nasal e atenuar as dores da sinusite.
-
Cólicas menstruais
O consumo periódico de gengibre ajuda a regularizar o ciclo menstrual e reduzir a ocorrência e intensidade das cólicas.
Se você estiver sofrendo com elas, também pode usá-lo como um remédio natural, já que um chá feito com esta poderosa raiz poderá aliviar as dores.
Além disso, outra alternativa é submergir uma toalha em uma infusão de gengibre e deixá-la na barriga depois de tomar um banho quente.
-
Dores nas articulações
O gengibre é muito usado para tratar dores nas articulações, como a artrite e a artrose.
Por ser um poderoso anti-inflamatório e possuir ação analgésica, pode-se reduzir a dor de forma totalmente natural; ademais, é possível ingeri-lo oralmente ou topicamente na forma de óleo de gengibre.
-
Estresse e ansiedade
Tomar um chá de gengibre após um dia de trabalho cansativo pode ser uma ótima maneira de relaxar e reduzir um pouco os efeitos causados pelo estresse do dia a dia.
A raiz conta com propriedades calmantes capazes de reduzir a ansiedade.
-
Infecções fúngicas
Por possuir propriedades antifúngicas, o gengibre também pode ser usado no tratamento de doenças causadas por fungos, como por exemplo, as micoses ou as infecções vaginais.
-
Gripes e resfriados
O gengibre é usado há anos para tratar gripes e resfriados de forma natural. O chá atua como um descongestionante e alivia os sintomas mais comuns das duas doenças.
Além disso, consumi-lo regularmente ajuda a prevenir a ocorrência de ambas. Assim, você nem vai precisar lidar com os sintomas tão desagradáveis.
-
Câncer
Alguns estudos têm mostrado que o gengibre pode conter também propriedades anti-câncer.
A grande quantidade de oxidantes que contidos pode inibir o crescimento de células cancerígenas, além de frear o avanço e desenvolvimento de algumas formas da doença.
Faça do gengibre um ingrediente mais presente na dieta para obter mais este benefício.
-
Digestão
O gengibre fresco melhora a digestão ao estimular a secreção de sucos gástricos e enzimas pancreáticas.
Além disso, também melhora a capacidade de absorção de nutrientes do organismo.
-
Perder peso
O gengibre fresco atua como um verdadeiro termogênico natural que ajuda a acelerar o metabolismo quando consumido.
Além disso, ajuda a inibir o apetite, reduzindo o consumo exagerado de alimentos que costuma fazer parte do nosso dia a dia.
Com estas duas ações, fica muito mais fácil perder peso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ginger. (2010). In Botanical Medicine for Women’s Health. https://doi.org/10.1111/ijfs.12940
- Ali, B. H., Blunden, G., Tanira, M. O., & Nemmar, A. (2008). Some phytochemical, pharmacological and toxicological properties of ginger (Zingiber officinale Roscoe): A review of recent research. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2007.09.085
- Shukla, Y., & Singh, M. (2007). Cancer preventive properties of ginger: A brief review. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2006.11.002
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4818021/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.