13 truques para cortar cebolas sem soltar nenhuma lágrima

· 6 de abril de 2015
Esfregue a tábua onde você irá cortar a cebola com limão, ou corte-a em pedaços grandes antes de picá-la para evitar as lágrimas. Você também pode optar por ligar o exaustor.

Vocês sabem como é incômoda aquela sensação de irritação que se produz nos olhos quando cortamos uma cebola? A maioria das pessoas acaba lacrimejando mais do que o normal ao descascar e cortar as cebolas. 

A ponto de, se alguém entrar na cozinha e ver a pessoa daquele jeito, irá pensar que está passando por um péssimo momento. A verdade é que esta é uma sensação realmente chata, chorar muito pode causar um certo desespero.

Por que cortar cebolas nos faz lacrimejar?

Quando cortamos uma cebola, esta desprende uma substância chamada alinasa, que desencadeia a emissão de uma molécula irritante, o propanotiol, que causa irritação ocular.

Esta molécula é um óleo essencial sulfurado que é captado facilmente pelo nariz e irrita as mucosas nasais.

Ao respirar o propanotiol, sua ação irritante produz o incômodo lacrimejo e ardor nos olhos. Em certos casos, é tão ruim que precisamos sair da cozinha para nos recuperarmos.

Leia também: 9 maneiras eficazes de descongestionar o nariz

Como sabemos que você forma parte dessa grande porcentagem de pessoas que chora quando precisa manipular cebolas, hoje queremos compartilhar os melhores truques para que você aprenda a cortá-las sem soltar uma lágrima sequer.

Estes truques se baseiam em evitar e reduzir a emissão da substância volátil e ao mesmo tempo conseguir minimizar seus efeitos.

Os melhores truques para cortar as cebolas sem chorar

cebola picada

Você também pode gostar de: Você já perguntou alguma vez para que serve chorar?

  • O primeiro truque recomendado consiste em esfregar a tábua de cortar com um pedaço de limão antes de começar a cortar a cebola. Depois, você pode cortá-la tranquilamente e evitará irritação nos olhos. Este truque também evita que os cheiros fortes da cebola fiquem “presos” na sua tábua.
  • Se você estiver pensando em cortar as cebolas enquanto prepara as receitas, procure pôr a faca no congelador por uns 15 minutos antes de começar a cortar e utilize-a bem fria.
  • Assegure-se de ter uma boa faca para cortar as cebolas. Tem que ter uma lâmina lisa e bem afiada.
  • Um excelente truque que traz bons resultados é cortar a cebola com o exaustor do fogão ligado.
  • Outra boa opção é cortar a cebola em um local com corrente de ar, já que desta forma deixamos escapar os ácidos que são liberados pela cebola, que são os causadores das lágrimas.
  • Uma boa opção é introduzir a cebola no congelador por pelo menos uma hora antes de cortá-la. O esfriamento serve para prevenir as lágrimas e a ardência.
  • À medida em que for cortando as cebolas, coloque a faca na água fria ou no vinagre várias vezes. É uma dica bastante simples, mesmo que somente consiga reduzir um pouco o lacrimejo.

Mais truques para cortar as cebolas sem chorar

  • Utilize uma faca sem dentes, pois elas fazem com que em cada corte sejam liberadas mais enzimas causadoras do ardor e lacrimejo, e além disso, demoram mais para cortar.
  • A água pode ajudar a dissipar o gás que a cebola libera. Para isto, o melhor é encher um recipiente com água e colocá-lo perto do lugar em que for cortar as cebolas.
  • Coloque água fervendo perto do lugar em que você for cortar as cebolas para que o vapor dissipe os gases liberados.
  • Você pode usar óculos de sol ou de mergulho enquanto estiver cortando. Este truque evitará as lágrimas e a ardência e você poderá cortar suas cebolas sem problemas. Na verdade, no mercado existem óculos feitos especificamente para cortar cebola.
  • Outro truque que pode funcionar é cortar inicialmente a cebola em pedaços grandes e depois colocá-la de molho em água fervendo por alguns minutos, para posteriormente picá-la.
  • Caso nenhum destes truques funcione, você pode considerar substituir as cebolas normais por cebolas verdes ou cebolinha, mesmo que não tenham o mesmo sabor.