A Cebola: 11 benefícios que você desconhecia

· 4 de abril de 2016
A cebola está em quase todas as cozinhas, mas sabemos quais benefícios ela oferece ao nosso organismo? Vamos falar sobre os mais importantes.

A cebola se tornou um dos vegetais mais imprescindíveis para a gastronomia, já que seu sabor e versatilidade permitem realçar diferentes tipos de pratos.

Acredita-se que venha sendo consumida muito antes que ser humano inventasse a linguagem escrita e desenvolvesse as técnicas agrícolas.

Em muitas culturas, é valorizada por sua riqueza nutricional, bem como pelas propriedades medicinais, que permitem utilizá-la como remédio contra muitas doenças.

Hoje em dia, ela continua a ser uma grande aliada da saúde, ainda que atualmente existam vários medicamentos e tratamentos químicos poderosos disponíveis no mercado.

A principal vantagem da cebola é que ela não causa efeitos colaterais e, pelo contrário, age de forma muito positiva em todo o organismo.

Muitos recomendam-na como remédio alternativo, porque atua contra centenas de patógenos e não altera a flora microbiana do intestino.

Neste artigo, compartilharemos 11 benefícios incríveis que podemos obter ao incorporá-la na dieta regular. Aproveite!

1. A cebola melhora a circulação

sangue-arteria

Seu importante aporte de quercetina a converte em um excelente remédio para melhorar o fluxo sanguíneo e assim diminuir a inflamação.

Por causa de seu teor de silício, consumi-la regularmente diminui o risco de sofrer trombose e envelhecimento das artérias. Além disso, tem um efeito anticoagulante que impede a formação de varizes.

Não se esqueça de ler: Conselhos naturais para melhorar a circulação

2. Previne a anemia

Os pacientes com qualquer episódio de anemia podem se beneficiar dos nutrientes da cebola para aumentar a produção de glóbulos vermelhos e assim repor a perda de sangue.

Isso devido a seu significativo aporte de nutrientes essenciais, como:

  • Ferro
  • Fósforo
  • Vitamina E
  • Vitamina C

3. É um expectorante natural

Seu teor de vitaminas A e C aumenta a resposta imunológica do organismo para combater de forma eficaz todos os tipos de infecções respiratórias.

Enquanto isso seus óleos essenciais liberam compostos de enxofre, que atuam como poderosos expectorantes para facilitar a recuperação dos resfriados, bronquites e para eliminar o catarro.

4. Controla a hipertensão arterial

Pressão arterial

Uma das complicações que os hipertensos apresentam é a retenção de líquidos por causa de excesso de sódio. A cebola contém potássio, um mineral essencial para o equilíbrio da água, bem como o combate à inflamação dos tecidos.

Comer cebola crua reduz os níveis elevados da pressão arterial e ajuda no tratamento da gota e dos cálculos renais.

5. Regula o açúcar no sangue

Seu teor de glucoquinina a torna um bom alimento para os pacientes que sofrem com os altos níveis de açúcar no sangue.

Ao consumi-la bem fresca, ela ajuda o organismo a trabalhar para regulá-los e ao mesmo tempo estimula a produção do suco pancreático.

6. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Boa-digestão-500x334

Suas qualidades alcalinas a tornam um excelente ingrediente para neutralizar os ácidos, bem como ativar a produção natural dos sucos gástricos que se encarregam da digestão.

Atua como um estimulante para a adequada absorção dos nutrientes. Além disso,por seus compostos antioxidantes, favorece a eliminação das toxinas acumuladas no cólon.

7. Fortalece a imunidade

Uma dose adequada de vitamina C mantém a imunidade ativa e assim cria uma barreira protetora contra os vírus e demais patógenos que causam doenças.

8. É um analgésico natural

A quercetina contida na cebola lhe confere um efeito analgésico que serve como remédio natural para aliviar tanto dores de cabeça quanto  outros tipos de problemas associados à tensão.

9. Favorece o sistema nervoso

cebola_fortalece_sistema_nervoso

A cebola contém vitamina B e potássio, que servem para a adequada transmissão e geração dos impulsos nervosos. Enquanto o magnésio se relaciona ao bom funcionamento do sistema nervoso e ao relaxamento muscular.

10. Ajuda a emagrecer

Todas as pessoas que desejam perder peso podem incorporar este alimento como um complemento perfeito para conseguir bons resultados.

A cebola contém pouquíssimas calorias e é rica em fibras. Portanto,diminui o acúmulo de toxinas, além de acelerar o metabolismo.

Controla também o apetite, um dos maiores obstáculos para alcançar o peso desejado.

Quer saber mais? Leia: 7 dicas para prevenir a obesidade

11. Previne o envelhecimento precoce

Sua riqueza em antioxidantes, como a vitamina C, os compostos sulfurosos e os flavonoides, inibe de maneira eficaz os danos celulares causados pelos radicais livres do ambiente e as toxinas.

Devido a esta importante atuação, a incorporação regular da cebola na dieta reduz o risco de sofrer com o envelhecimento precoce.

Como você pode ver, este alimento tão popular tem muito a oferecer ao seu corpo. Procure consumi-la crua para aproveitar 100% destas qualidades.

  • ALMEIDA, Ângela; SUYENAGA, Edna Sayuri. Ação farmacológica do alho (Allium sativum L.) e da cebola (Allium cepa L.) sobre o sistema cardiovascular: revisão. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr, p. 185-197, 2009.
  • GRANGEIRO, Leilson Costa et al. Características qualitativas de genótipos de cebola. Ciência e Agrotecnologia, p. 1087-1091, 2008.
  • SOUZA, AEF de; RIBEIRO, Valeria Veras. Perfil dos raizeiros e estudos de suas indicações acerca das plantas medicinais utilizadas no tratamento das doenças do trato respiratório. Revista de Biologia e Farmácia, v. 3, n. 1, p. 102-109, 2008.