10 razões para ter limões em sua geladeira

· 4 de dezembro de 2014
O limão é uma fruta com vários nutrientes e benefícios. Saiba a razão de tê-lo sempre em casa.

O limão é uma das frutas mais interessantes que existem. Isto se deve principalmente a sua versatilidade, já que pode ser utilizado para muitas coisas. O limão contém diversos nutrientes e vitaminas que são essenciais para nosso organismo. No entanto, existem muitas coisas que são interessantes no limão, mas que tendemos a desconhecer. É por isso que a seguir apresentaremos 10 razões para ter limões em sua geladeira.

1. Leve em consideração a casca dos limões

É muito comum não tirar proveito da casca das frutas. Claro que algumas delas não são comestíveis, mas a do limão pode ser muito útil na hora de cozinhar graças ao seu intenso sabor.

Para aproveitar esta parte o melhor é utilizar um ralador de alimentos. É muito importante não consumir a parte branca que se encontra justo depois da casca, já que tende a ser mais amarga.

2. Prepare gremolata

Os ácidos graxos Ômega 3 e 6 se encontram em altas concentrações nos peixes.
Os ácidos graxos Ômega 3 e 6 se encontram em altas concentrações nos peixes.

A gremolata é um condimento de origem italiana que é muito utilizada para preparar peixes e mariscos.

Para prepará-la basta misturar em partes iguais um pouco de casca de limão, salsa e alho. Caso queira diminuir o sabor deste último, adicione um pouco de azeite de oliva.

A gremolata é uma excelente opção para substituir o sal com pimenta. 

3. Ferva ovos com a ajuda do limão

Utilize suco de limão para cozinhar ovos. Dessa maneira, será mais simples descascá-los na hora de comer. Para isto, adicione um pouco de suco de limão na água fervendo e depois submerja os ovos.

Isso também evita que os ovos se quebrem algo muito comum quando são colocados na água fervente. Não fique preocupado com o sabor, os ovos conservarão seu sabor original, já que o suco de limão não o afetará.

4. Acentua o sabor da alface

O uso de limões em saladas de alface

Quando temos uma alface que perdeu o sabor, pode-se utilizar limão para devolver seu frescor.

Adicione o suco de limão em um recipiente com água fria, mas não gelada, e submerja a alface. Depois a coloque dentro da geladeira mais ou menos durante uma hora e pronto. A alface voltará ao seu frescor original. 

5. Mantém a cor das frutas

O suco de limão conserva a cor da carne das frutas. Certamente, em várias ocasiões, aconteceu das frutas mudarem de cor uma vez cortadas e preparadas para comer.

Este remédio é perfeito para manter a cor do abacate; visto que, depois de um tempo, o abacate escurece, o que deixa a fruta visivelmente pouco atraente.

Somente adicione algumas gotas de suco de limão e pronto.

6. Acentua o sabor dos alimentos

Limões

O suco de limão ajuda a reduzir a quantidade de sódio dos alimentos. Além disso, acentua o sabor de praticamente qualquer produto ou alimento; como, por exemplo, carne, peixe, frango, mariscos e vegetais.

O limão também traz uma boa quantidade de vitamina C, a qual ajuda a evitar certas doenças, como o resfriado comum. 

Saiba mais: Remédios caseiros com limão

7. Reduz o risco de câncer

De acordo com estudos realizados no Reino Unido, o chá de limão reduz em 70% o risco de sofrer câncer de pele.

Por isso, beber uma xícara desta bebida todos os dias pode ser de grande ajuda. Além disso, o chá com limões é um termogênico muito efetivo; ou seja com ele pode-se queimar gordura muito mais rápido e assim perder peso.

8. Adicione limão ao gelo

O uso de limões para se refrescar

Adicionar um pouco de suco de limão aos gelo é uma excelente opção para se refrescar. Não importa qual bebida que vá consumir, já que o limão é bom com praticamente tudo.

Somente adicione um pouco de suco em cada espaço da geleira, e coloque no congelador de sua geladeira.

9. Prepare uma limonada

Uma alternativa a mais é preparar uma limonada. Esta bebida é excelente para se refrescar, principalmente no verão.

Além disso, é rica em vitamina C e em minerais. Por isso, ajuda a combater doenças respiratórias como a gripe e o resfriado comum.

Ainda mais, é um antisséptico natural muito efetivo. Lembre-se de preparar a limonada com pouco açúcar ou com adoçante sem calorias. Caso contrário, o excesso de açúcar pode provocar problemas de saúde.

Leia mais: Benefícios do limão para emagrecer

10. Limões com água é muito bom

Remédios caseiros com limões

Como dissemos anteriormente, limões com água é muito bom para a saúde. Apresenta diversas propriedades que ajudam o organismo em diferentes situações, principalmente por seu alto conteúdo em vitamina C e seus minerais.

  • Trucom, C. (2014). O poder de cura do limão. Alaúde Editorial.
  • Moreno LUZIA, D. M., & Jorge, N. (2010). Potencial antioxidante de extratos de sementes de limão (Citrus limon). Ciência e Tecnologia de Alimentos30(2).
  • Bertges, L. C., Barreto, B. B., Resende, J. Á., Magalhães, J. C., & Almeida, T. V. (2006). Efeito do suco de limão na prevenção das lesões gástricas induzidas pelo Diclofenaco Sódico. Resumos-XXIX Semana de Biologia e XII Mostra de Produção Científica–UFJF. Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas-Walter Machado Couto.