Benefícios do limão para emagrecer

· 4 de maio de 2018
Mesmo que seja conhecido por seu teor de vitamina C, o limão pode ser um grande aliado para emagrecer, já que é saciante e favorece a eliminação de resíduos.

O limão é uma fruta com excelente propriedades nutricionais. Consumir seu suco misturado com água traz vários benefícios para o organismo. Entre eles, contribui com o emagrecimento, sempre que for incluído como parte de uma alimentação saudável. Por isso, a seguir mostramos alguns dos benefícios do limão para emagrecer.

Valores nutricionais do limão

Suco de limão

No limão podemos encontrar uma variedade de nutrientes importantes. Uma porção de 100 gramas trará:

  • 27,66 kcal
  • 0,69 g de proteínas
  • 3,16 g de carboidratos
  • 4,7 g de fibras
  • 0,30 g de gorduras

Por outro lado, é rico em minerais como o cálcio, o ferro, o iodo, o magnésio, o zinco, o selênio, o sódio, o potássio e o fósforo. Com relação as vitaminas, o limão nos traz vitamina A, do complexo B (B1, B2, B6, ácido fólico), C e D, entre outras.

Os carboidratos presentes nesta fruta são, principalmente, a glicose, a frutose e a sacarose. Por último, contém também ácidos graxos como o palmítico e o linoleico, mesmo que em menor quantidade do que os sais e as vitaminas.

Com todas estas propriedades nutricionais, o limão é uma fruta excelente para ser incluída em uma dieta saudável.

É claro que com seu sabor fortemente ácido, é complicado consumi-lo como uma porção de fruta inteira. No entanto, existe a possibilidade de obter seus variados benefícios espremendo o limão e tomando seu suco misturado com água.

A seguir mostramos alguns benefícios do limão para emagrecer.

Benefícios do limão para emagrecer

Benefícios do limão para emagrecer

Em primeiro lugar, o limão é um diurético natural, por isso ajuda o organismo na eliminação de toxinas por meio de órgãos como a bexiga e os rins. O consumo regular de limão aumenta a quantidade de urina e contribui para manter os rins limpos, saudáveis e ativos.

Por outro lado, o limão é rico em flavonoides, compostos que ajudam a reduzir o conteúdo de gordura no sangue, evitando que sejam acumuladas placas de gordura nas paredes arteriais.

Além disso, a composição do suco de limão, similar ao da saliva humana, favorece a produção de sucos gástricos no estômago. Isso facilita e agiliza a digestão.

O alto teor de ácido cítrico no limão também contribui para maximizar a função das enzimas de nosso organismo. Assim, ajuda a melhorar a atividade no fígado, e traz uma considerável quantidade de vitamina C, um composto que é essencial para a nossa saúde.

Por isso, o limão é uma fruta que contribui beneficamente para a manutenção do bom estado de nosso sistema imunológico.

Como comentamos anteriormente, o limão também tem um elevado teor de fibras, especificamente a pectina. Esta fibra de tipo solúvel ajuda a alcançar uma sensação de saciedade. Assim, nos permitirá ter mais controle sobre nossas refeições.

Desta forma, reduziremos a quantidade de alimento que ingerimos para valores mais adequados para nosso corpo, contribuindo diretamente para a perda de peso.

O limão contribui também para manter um humor melhor, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, ajuda a ter um melhor estado físico geral ao evitar a indigestão, a acidez e os gases, reduzindo também a sensação de inchaço e a retenção de líquidos.

Como aproveitar os benefícios do limão para emagrecer? 

Limão para emagrecer

O suco de limão espremido e misturado com água pode ser tomado tanto frio quanto quente. No entanto, tomá-lo quente traz um benefício extra, já que contribui para estimular os movimentos intestinais.

Por isso, o suco de limão quente ajuda a promover uma correta depuração do intestino e combate a prisão de ventre.

Na hora de aproveitar os benefícios do limão para emagrecer, será importante converter seu consumo em um hábito. Isso ajudará ainda mais as pessoas que sofrem com a prisão de ventre, já que o consumo regular do suco de limão aumentará a vontade de ir ao banheiro devido às suas propriedades diuréticas.

Recomenda-se tomar um copo de suco de limão com água em jejum e de forma prolongada ao longo do dia.

Tomar este suco uns 30 minutos antes de cada refeição permitirá que seu impacto sobre a gordura tenha um efeito melhor, evitando que os excessos de gordura ingerida sejam armazenados em nosso organismo.

Por último, e para os que conseguem suportar o sabor ácido, consumir o limão inteiro ou chupar sua polpa contribuirá para uma melhor saúde bucal. Isso se deve as suas propriedades contra as bactérias e sua capacidade para prevenir certas doenças bucais.