Benefícios do limão para emagrecer

Além de conter vitamina C, o limão é uma fruta rica em fibras, que pode apoiar o processo de digestão e eliminação de líquidos e resíduos. Falaremos mais sobre o assunto abaixo.
Benefícios do limão para emagrecer

Última atualização: 09 Dezembro, 2020

Você já se perguntou de onde vêm os benefícios do limão para perder peso? Não se preocupe, você não é o único. Também já nos perguntamos isso uma vez e, por isso, queremos compartilhar com vocês todas as informações sobre o assunto.

Assim como a laranja, ouvimos muito que o limão é uma fruta rica em fibras e vitamina C, principalmente. Muitas vezes é consumido na forma de limonada, mas também em muitas outras formas, como em molhos, por exemplo.

Segundo as crenças, o limão é um alimento que – dentro de uma dieta balanceada – pode auxiliar na perda de peso e dar outras contribuições ao organismo, ajudando a mantê-lo saudável.

A seguir, vamos revisar a contribuição nutricional dessa fruta e, em seguida, nos aprofundaremos na relação entre seu consumo e a perda de peso para que você saiba por que o limão é tão mencionado em questões de perda de peso.

Contribuições nutricionais do limão

A Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) explica que o limão é um alimento que contém vitamina C, ácidos orgânicos e flavonoides. De uma porção de 100 gramas, você pode obter: 

  • 44 kcal
  • 1 g de fibra
  • 12 mg de cálcio
  • 0,7 g de proteína
  • 149 mg de potássio
  • 50 mg de vitamina C

Além de conter minerais como potássio e cálcio, também contém ferro, iodo, magnésio, zinco, selênio, sódio, potássio e fósforo. Quanto às vitaminas, o limão contém: vitamina A, vitaminas do grupo B (B1, B2, B6, ácido fólico), C e D, entre outras.

Os carboidratos presentes nessa fruta são principalmente glicose, frutose e sacarose. Por fim, também contém ácidos graxos, como o palmítico e o linoleico, embora em menor grau que os sais e as vitaminas.

Por tudo isso, o limão é uma fruta recomendada para complementar uma dieta saudável.

Logicamente, seu sabor ácido complica seu consumo como um pedaço de fruta inteira. No entanto, existe a possibilidade de obter suas múltiplas contribuições espremendo o limão e bebendo o suco misturado com água ou adicionando o suco (como complemento) a um prato.

Agora, o suco dessa fruta pode ajudá-lo a emagrecer? Vamos ver abaixo.

Descubra: 7 estratégias para perder peso sem fazer dietas restritivas

Benefícios do limão para emagrecer

O limão pode atuar como uma espécie de diurético natural. Portanto, além de auxiliar o processo de digestão, promove o trânsito intestinal e ajuda o corpo a expulsar os líquidos retidos.

Por outro lado, o limão é rico em flavonoides, compostos antioxidantes que contribuem para a saúde de todos os órgãos e sistemas do corpo.

Acredita-se também que esses flavonoides possam ajudar a reduzir o conteúdo de gordura no sangue, impedindo o acúmulo de placas de gordura nas paredes arteriais. Além disso, a assimilação de seus polifenóis poderia ajudar a reduzir a quantidade de lipídios acumulados nos tecidos. 

Por outro lado, considera-se que o ácido cítrico ajudaria a maximizar a função das enzimas do corpo e a melhorar a atividade hepática.

Como dissemos, o limão também tem um alto teor de fibras, especificamente a pectina. Essa fibra do tipo solúvel ajuda a obter saciedade.  Assim, nos permitirá ter mais controle sobre a ingestão de alimentos.

Dessa forma, reduziremos as quantidades de alimentos a valores mais adequados para o corpo, contribuindo diretamente para a perda de peso.

O limão ajudaria a aliviar o inchaço e impediria a retenção de líquidos.

Leia também: Elimine os gases de maneira natural com estes exercícios

Como aproveitar os benefícios do limão para emagrecer?

O suco de limão espremido e misturado com água pode ser tomado frio e quente. No entanto, beber quente pode proporcionar um benefício adicional, pois poderia facilitar o movimento intestinal.

Recomenda-se beber um copo de água morna com limão todos os dias para evitar a prisão de ventre.

Então, o limão pode ajudar a perder peso?

O limão pode ajudar você a perder peso, mas apenas dentro do contexto de um estilo de vida saudável. Aproveite-o de maneira prudente e, se tiver dúvidas sobre como manter uma dieta equilibrada, dependendo das suas necessidades, consulte o seu médico.

Uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos diários e, em geral, a manutenção de hábitos de vida saudáveis, é o que realmente proporcionará saúde e bem-estar, não apenas o consumo de suco de limão.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Limão, um grande aliado do nosso organismo!

O limoeiro é uma planta originária da Índia, e o limão seu fruto, suculento e ácido, cheio de nutrientes e vitaminas incríveis. Saiba mais.



  • Fukuchi, Y., Hiramitsu, M., Okada, M., Hayashi, S., Nabeno, Y., Osawa, T., & Naito, M. (2008). “Lemon Polyphenols Suppress Diet-induced Obesity by Up-Regulation of mRNA Levels of the Enzymes Involved in β-Oxidation in Mouse White Adipose Tissue”, Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, 43(3), 201–209
  • Kang DE1, Sur RL, Haleblian GE, Fitzsimons NJ, Borawski KM, Preminger GM., “Long-term lemonade based dietary manipulation in patients with hypocitraturic nephrolithiasis”J Urol. 2007 Apr;177(4):1358-62; discussion 1362; quiz 1591.