10 dicas infalíveis para evitar bolsas e olheiras

1 de abril de 2019
A aplicação de uma breve massagem no contorno dos olhos pode ajudar a estimular a drenagem e a circulação para reduzir a aparência cansada causada por bolsas e olheiras.

Para evitar bolsas e olheiras ao redor dos olhos, é importante adotar um estilo de vida saudável. Embora a aplicação de produtos cosméticos ajude a reduzir este problema, outras medidas são necessárias para que ela não reapareça constantemente.

Essas imperfeições são o resultado da retenção de líquidos, alterações hormonais e hábitos pouco saudáveis. Da mesma forma, aparecem devido à pouca atenção que essa área do rosto geralmente recebe dentro da rotina de beleza diária.

Por que as bolsas e olheiras aparecem?

Mulher olhando olheiras no espelho

Antes de abordar as dicas para evitar bolsas e olheiras, vale a pena rever seus principais gatilhos. Uma vez que alguns têm a ver com o estilo de vida da pessoa, seria bom considerar maneiras de evitá-los para que eles parem de causar essas alterações.

  • Primeiramente, manchas devido ao excesso de melanina ou exposição ao sol (hiperpigmentação)
  • Além disso, alterações hormonais bruscas
  • Também, o consumo de medicamentos, como cortisona e vasodilatadores
  • Ademais, dormir pouco ou ter interrupções durante o sono
  • Esfregando os olhos abruptamente
  • Retenção de líquidos ou edema
  • Doenças da tireoide, como o hipotireoidismo
  • Déficit nutricional
  • Finalmente, o envelhecimento prematuro

Dicas para evitar bolsas e olheiras

Em primeiro lugar, para responder à necessidade de evitar bolsas e olheiras, a indústria cosmética desenvolveu uma grande variedade de cremes que se concentram na pele delicada do local. Por outro lado, tratamentos profissionais a laser ou luz pulsada também foram projetados.

No entanto, como uma opção, existem várias recomendações que permitem que você as controle naturalmente e sem gastar muito. De fato, o ideal é aplicar as recomendações como complemento a qualquer tipo de tratamento. Coloque-as em prática!

1. Durma bem

Ter uma boa qualidade de sono é um fator determinante para manter a pele em boas condições. Então, se o objetivo for evitar bolsas e olheiras, as horas de sono devem ser respeitadas.

Confira também: Como atenuar as olheiras: 6 remédios com óleos essenciais

Conselho:

  • Tente dormir entre 7 e 8 horas por dia sem interrupções. Caso tenha dificuldades para dormir bem, consuma uma infusão relaxante e verifique se o local de descanso é confortável.

2. Sempre remova a maquiagem

Um passo fundamental para mostrar um rosto fresco e jovem é remover a maquiagem todas as noites antes de ir dormir. Embora os produtos cosméticos ajudem a embelezar durante o dia, os resíduos que se acumulam na pele podem causar olheiras e imperfeições durante a noite.

Conselho:

  • Pegue um pouco de óleo essencial de amêndoa e aplique-o na sua pele para facilitar a remoção da maquiagem. Se preferir, use um creme ou leite de limpeza.

3. Limite o consumo de sal

Manter uma dieta rica em sódio é um dos obstáculos para evitar bolsas e olheiras ao redor dos olhos. Isso ocorre porque eles afetam a retenção de líquidos, um fator que aumenta a inflamação e causa dificuldades de circulação.

Conselho:

  • Substitua o sal de suas refeições com ervas e especiarias, como orégano, tomilho, louro e açafrão. Além disso, verifique os rótulos dos seus produtos e evite aqueles que têm muito sódio.

4. Coma vegetais verdes

Os vegetais verdes são alimentos muito benéficos para a saúde da pele. Neste caso particular, eles contribuem para otimizar o processo de oxigenação para evitar inflamações no contorno dos olhos. Além disso, seus antioxidantes impedem o envelhecimento precoce.

Conselho:

  • Inclua mais vegetais verdes em sua dieta preparando saladas ou batidas. Tente consumi-los crus para obter 100% dos seus nutrientes.

5. Aumentar a ingestão de água para evitar bolsas e olheiras

A desidratação pode levar ao desenvolvimento de várias alterações na pele do rosto. Além de causar ressecamento, aumenta o enfraquecimento dos tecidos e produz imperfeições como olheiras, bolsas e “pés de galinha”.

Conselho:

  • Beba entre 7 e 8 copos de água ao longo do dia. Se preferir, prepare infusões de ervas e frutas ou sucos naturais.

6. Coma frutas cítricas

As frutas cítricas e outras fontes de vitamina C ajudam a aumentar a produção de colágeno. Esta substância não só previne o aparecimento de rugas prematuras, mas também mantém a firmeza da delicada pele ao redor dos olhos.

Conselho:

  • Não hesite em consumir mais laranjas, toranjas, limões e qualquer outro cítrico na sua dieta regular. Se desejar, consuma-os em suco ou adicionados às batidas.

7. Use protetor solar

Para corrigir as olheiras pode usar protetor solar

O impacto dos raios UV do sol é uma das principais causas da hiperpigmentação na área dos olhos. Também enfraquece os tecidos e afeta o aparecimento de rugas prematuras.

Conselho:

  • Use cremes com protetor solar ou protetor solar tradicional. Para complementar a proteção, use óculos de sol todos os dias.

8. Realize uma massagem

Uma breve massagem com as pontas dos dedos pode promover a drenagem linfática para reduzir essas imperfeições. O ideal é complementá-la com um óleo essencial ou creme, pois isso permite uma melhor estimulação da circulação.

Conselho:

  • Aplique várias gotas de óleo de coco ou amêndoa ao redor dos olhos e esfregue com movimentos circulares suaves usando os dedos. Faça isso toda noite antes de ir para a cama.

9. Use fatias de pepino para evitar bolsas e olheiras

O remédio clássico para evitar bolsas e olheiras continua sendo o pepino. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e refrescantes, este vegetal corrige essas alterações e deixa uma aparência renovada. Também age como um sedativo e reduz possíveis irritações na área.

Conselho:

  • Corte várias fatias de pepino e coloque-as no congelador. Depois, quando estiverem frios, aplique-os sobre os olhos fechados por 5 minutos.

10. Faça exercício físico

Não é que o exercício físico elimine as olheiras, no entanto, sua prática diária promove a boa circulação e ajuda a reduzir a inflamação. Esses efeitos melhoram a oxigenação da pele e permitem que o rosto permaneça saudável.

Não deixe de ler: Truques de maquiagem para cobrir as olheiras

Conselho:

  • Realize exercícios físicos pelo menos 20 minutos por dia. Se você não puder ir à academia, adote uma rotina em casa ou procure atividades alternativas, como dançar ou andar de bicicleta.

Você está percebendo que o seu rosto parece cansado devido à constante aparição de bolsas e olheiras? Diga adeus a essas imperfeições graças a essas dicas. Embora elas não desapareçam milagrosamente, aos poucos, serão minimizadas.