Como atenuar as olheiras: 6 remédios com óleos essenciais

O contorno dos olhos requer mais cuidado, já que é a parte mais sensível do rosto. Podemos aproveitar as propriedades de alguns óleos essenciais para atenuar as olheiras.
Como atenuar as olheiras: 6 remédios com óleos essenciais

Última atualização: 22 Janeiro, 2021

Atenuar as olheiras é um dos objetivos de muitas pessoas que, mesmo tendo bons hábitos de sono, usam sombra sob os olhos.

As bolsas sob os olhos são muito irritantes para quem as tem. Parecem um sinal de fadiga acumulada e acrescentam anos à aparência de qualquer pessoa. Embora algumas não lhes deem atenção, o mais comum é que as pessoas queiram atenuá-las, para mostrar uma aparência mais jovial.

A seguir, falaremos mais sobre alguns remédios com óleos naturais que você pode aplicar regularmente.

As olheiras nem sempre são produto da falta de sono

Talvez você durma bem todos os dias, mas mesmo assim tenha olheiras. Isso pode se dever à sensibilidade da sua pele. Existem algumas alternativas naturais para hidratar todo o seu rosto, principalmente a área das pálpebras inferiores.

As olheiras se formam porque sob os olhos existem poucas glândulas sebáceas e a pele costuma ficar ressecada nessa área. Por isso, fica mais sensível e, quando exposta ao sol, bolsas são formadas e a pele escurece devido ao excesso de produção de melanina.

1. Óleo de amêndoas para atenuar as olheiras

A amêndoa é uma semente de bom valor nutricional, sendo, por isso, utilizada não só na alimentação, mas também no preparo de diversos produtos para a pele.

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), as amêndoas contêm: proteínas, ácidos graxos monoinsaturados, ácidos graxos insaturados, fibra, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, potássio, vitamina E, riboflavina, tiamina, niacina e folatos. Todos esses componentes são adequados para melhorar a aparência da pele e, portanto, para atenuar as olheiras e bolsas sob os olhos.

Existem amêndoas amargas e doces: estas últimas são utilizadas com mais frequência em cosméticos e tratamentos para a pele.

Modo de uso

  • Primeiro, coloque 2 ou 3 gotas de óleo de amêndoas na ponta do dedo e aplique ao redor dos olhos com toques suaves.
  • Você deve fazer isso todas as noites e lavar o rosto normalmente pela manhã.
  • Lembre-se de ser constante na aplicação para ver os efeitos mais rapidamente.

2. Óleo de argan

O óleo de argan contém antioxidantes, vitamina E e ácidos graxos ômegas 3, 6 e 9. Ele hidrata e suaviza a pele e o cabelo. Portanto, também é considerado ideal para reduzir as olheiras.

Modo de uso

  • Assim como acontece com o óleo de amêndoas, você deve colocar 3 gotas de óleo de argan na ponta do dedo e aplicá-lo todas as noites.
  • Lembre-se de lavar bem o rosto antes da aplicação para ficar livre de qualquer maquiagem e impurezas no momento da aplicação.

3. Óleo de erva-doce

O óleo de erva-doce mantém a elasticidade da pele e melhora a circulação sanguínea onde quer que seja aplicado, pois contém antioxidantes, proteínas e vitaminas A, B e C.

Modo de uso

Embora possa ser benéfico para a saúde em certos aspectos, esse óleo é contraindicado em alguns casos. Não é recomendado o seu uso em grandes quantidades, seus princípios podem ser tóxicos por isso recomenda-se usá-lo com cautela.

  • Aplique 3 gotas com o dedo na área ao redor dos olhos até que o óleo seja completamente absorvido.
  • É recomendável que você o aplique à noite, no máximo 3 vezes por semana.

Nota importante: em caso de dúvidas, o ideal é consultar um dermatologista antes de começar a aplicá-lo regularmente. Lembre-se de que a área ao redor dos olhos é muito delicada e é conveniente usar os remédios apropriados.

4. Azeite de oliva

azeite tem propriedades antioxidantes. Além disso, é rico em ácidos graxos monoinsaturados, ácidos graxos insaturados e vitamina E. Quando usado externamente, possui propriedades hidratantes e regenerativas para a pele.

Modo de uso

  • Aplique compressas de azeite nas olheiras e deixe agir por alguns minutos.
  • Após alguns minutos, remova as compressas e mantenha o óleo durante a noite.
  • No dia seguinte de manhã, você pode lavar seu rosto como de costume.

5. Óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa rosa mosqueta é um dos mais utilizados para o cuidado com a pele. É rico em ácidos graxos, antioxidantes e vitaminas.

Ajuda a reduzir o impacto do estresse oxidativo, nutre a pele, reidrata e clareia a área onde é aplicado.

Modo de uso

  • Limpe seu rosto muito bem para que ele absorva melhor o óleo.
  • Coloque 2 ou 3 gotas na ponta do seu dedo e aplique-o suavemente nas olheiras até que a pele o absorva completamente.

6. Óleo essencial de lavanda

O óleo de lavanda tem propriedades sedativas, anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas. Isso o torna um óleo essencial com bom potencial para cuidar da saúde da pele.

Modo de uso

  • Misture duas gotas de óleo de lavanda com um pouco de água e você terá um excelente remédio para atenuar as olheiras.
  • Aplique-o todas as noites antes de dormir e remova-o pela manhã com bastante água.

Leia também: Descubra como fazer e usar o óleo de lavanda

Você quer atenuar suas olheiras?

Antes de usar qualquer um desses óleos para reduzir as olheiras, é recomendável consultar um dermatologista, para consultar alguma opção em particular que possa lhe beneficiar mais do que outros.

Depois de obter a aprovação do dermatologista, passe a realizar sua rotina de cuidados conforme as instruções.

Além disso, lembre-se de que você sempre pode aplicar uma compressa de gelo diariamente, sempre que possível, para atenuar as olheiras e obter um aspecto mais jovial e descansado.

Por outro lado, use protetor solar diariamente no rosto e no pescoço. E lembre-se de que a pele ao redor dos olhos é mais fina, por isso requer mais cuidados.

Pode interessar a você...
3 máscaras para relaxar os olhos e eliminar as olheiras
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 máscaras para relaxar os olhos e eliminar as olheiras

Quer saber como acabar com os olhos cansados e combater as olheiras? Não perca as dicas naturais e eficazes que reunimos neste artigo.