Dicas para favorecer o crescimento dos cabelos

7 de janeiro de 2019
Os cabelos crescem no seu próprio ritmo, mas há como potencializar seu crescimento com algumas mudanças na dieta e alguns hábitos saudáveis.

Neste artigo, sugerimos dez dicas simples para colaborar com seu próprio corpo, promovendo o crescimento saudável dos cabelos. Confira:

1. Escolha uma escova adequada

As escovas capilares de cerdas plásticas ou metálicas podem ser muito agressivas com o couro cabeludo, prejudicando-o.

Por isso, prefira as escovas com cerdas naturais e suaves, e sempre escove ou penteie primeiro as pontas dos cabelos, subindo lentamente ao longo do comprimento dos fios.

Dessa maneira, poderá desembaraçá-lo mais facilmente.

Além disso, evite as escovas ou “chapinhas” muito quentes, que podem deixar os fios quebradiços e com tendência à queda.

Dicas para o crescimento dos cabelos

2. Estimule a circulação do couro cabeludo

Todas as manhãs, adquira um hábito simples que pode estimular o couro cabeludo e facilitar o crescimento dos cabelos: com uma escova de cerdas macias, escove o couro cabeludo, pelo menos, 50 vezes.

Os movimentos devem ser suaves e uniformes, indo da raiz às pontas, após desembaraçar completamente os fios.

Quer saber mais? 10 dicas para fortalecer o couro cabeludo

3. Massagem noturna

Todas as noites, antes de dormir, dedique alguns minutos ao seu couro cabeludo fazendo suaves massagens com as pontas dos dedos, usando ambas as mãos.

Para melhores resultados, use o óleo essencial de alecrim ou de coco, que ainda contribuem para hidratar os cabelos e dar brilho e maciez aos fios.

4. Cortar as pontas regularmente

Já deve ter visto algumas pontas duplas nos fios do cabelo. Essas pontas danificadas devem ser eliminadas, por isso, é fundamental aparar o cabelo regularmente, mesmo que esteja esperando os fios crescerem.

Basta cortar uns dois dedos do comprimento para evitar o problema e facilitar o crescimento.

5. Água do cozimento de batatas para o crescimento dos cabelos

Ao cozinhar as batatas, reserve o caldo e use para enxaguar os cabelos. O amido presente nas batatas é um remédio popular para facilitar o crescimento e dar volume aos fios. A água de linhaça também é usada com o mesmo objetivo.

6. Cebola

Cebola tem vitaminas para o crescimento dos cabelos

Apesar de não ter um odor muito agradável, a cebola tem compostos de enxofre que podem contribuir para nutrir e facilitar o crescimento dos cabelos.

Nesse sentido, pique uma cebola pequena e misture ao xampu. Em seguida, deixe a mistura repousar por 15 dias e utilize normalmente.

7. Chá de alecrim

As propriedades do alecrim nutrem e fortalecem os cabelos, ajudando-o a crescer de maneira saudável. Por isso, que a planta é utilizada pela indústria cosmética em diversos produtos.

Dessa maneira, prepare um chá de alecrim em casa, colocando um punhado de folhas em uma chaleira com água fervendo. Em seguida, deixe esfriar e use todos os dias para enxaguar os cabelos.

Com o tempo, notará as madeixas mais volumosas, fortes e brilhantes.

Leia mais: Propriedades do chá de alecrim

8. Pílulas anticoncepcionais

O truque das pílulas anticoncepcionais é bastante conhecido e eficaz. Assim, triture quatro pílulas e misture-as ao xampu. Em seguida, deixe descansar por dois dias e use normalmente.

Eventualmente verá como os hormônios presentes nas pílulas deixam seu cabelo mais volumoso e como cresce com mais rapidez.

Óleo de uva para crescimento dos cabelos

9. Óleo de semente de uva

Em suma, este ingrediente contém compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis por dificultar o crescimento do cabelo.

Rico em vitamina E, benéfica para o cabelo, o óleo de sementes de uva pode potencializar o crescimento. Basta comprar o produto, à venda em lojas de produtos naturais, e aplicar por todo o couro cabeludo.

10. Aloe vera

O gel da aloe vera (babosa) faz bem tanto para a pele quanto para os cabelos.

Além disso, algumas pessoas gostam de bater no liquidificador a aloe vera com seu xampu preferido, ou com uma máscara capilar, e usar regularmente.

Ainda mais, a babosa dá brilho, maciez, hidrata e contribui para o crescimento dos fios.

  • Brito, D. S. (2018). Desenvolvimento e caracterização de máscara capilar contendo óleo coco (Cocos nucifera L.).
  • Reynolds, T., & Dweck, A. C. (1999). Aloe vera leaf gel: a review update. Journal of ethnopharmacology68(1-3), 3-37.
  • Eshun, K., & He, Q. (2004). Aloe vera: a valuable ingredient for the food, pharmaceutical and cosmetic industries—a review. Critical reviews in food science and nutrition44(2), 91-96.