Óleos naturais para reativar o crescimento dos cabelos

A maioria das pessoas se preocupa com o crescimento de seus cabelos, já que se sabe que é muito importante para nossa imagem e beleza.
Óleos naturais para reativar o crescimento dos cabelos
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Para ter um cabelo abundante, comprido e saudável, o ideal é pôr em prática todos os dias uma grande quantidade de cuidados que contribuem para melhorar a saúde do cabelo e eliminar todas as impurezas que podem estragá-lo.

Felizmente, hoje em dia existem muitos métodos para reativar o crescimento do cabelo e enfrentar os problemas de queda.

Os tratamentos para frear a queda e estimular o crescimento do cabelo requerem de muita paciência e dedicação, em especial quando queremos obter resultados mediante um processo natural.

Entre os melhores aliados que encontramos para alcançar esse objetivo, estão alguns óleos naturais que impulsionam o crescimento do cabelo e o mantêm saudável. Você já conhece os melhores óleos para seu cabelo?

Óleo de mamona

Durante muitos anos, esse óleo tem sido usado como um complemento da desintoxicação do corpo.

No âmbito da beleza, é conhecido por sua capacidade de hidratar e estimular o crescimento natural do cabelo, ajudando a prevenir os problemas de queda e mantendo o couro cabeludo saudável.

Óleo de alecrim

o crescimento do cabelo

O alecrim e, em especial, o óleo de alecrim, é um ingrediente que vem sendo utilizado na indústria da beleza como um aliado para a saúde capilar.

Esse óleo fortalece as raízes do cabelo, ajuda a ativar a circulação sanguínea e promove seu crescimento saudável de maneira eficiente. Para obter esses benefícios, você pode acrescentar algumas gotas do óleo de alecrim no seu xampu de uso habitual.

Óleo de argan

Esse óleo de origem marroquina ganhou popularidade nos últimos anos e começou  a ser comercializado como um excelente produto para a saúde capilar. O uso desse óleo ajuda a reparar o cabelo e previne a queda.

Óleo de abacate

o crescimento do cabelo

Esse óleo se caracteriza por seu alto conteúdo de gorduras monoinsaturadas e vitamina E, que nutrem e fortalecem o cabelo para frear a queda, reparar e estimular o crescimento.

É usado em muitos produtos industriais para o cuidado do cabelo, mas também pode ser aplicado em sua forma natural.

Óleo de lavanda

Tem um delicioso aroma e fornece ao cabelo força e vitalidade. Suas propriedades estimulam o crescimento natural e ajudam a frear a queda.

Óleo de linhaça

Seus benefícios podem ser aproveitados por meio do consumo oral ou aplicado diretamente sobre o cabelo.

Contém ácidos graxos e ômega 3 que contribuem para o fortalecimento, a reparação e o crescimento do cabelo. Além disso, ainda proporciona hidratação e brilho.

Óleo de oliva

Contém gorduras monoinsaturadas, recomendadas para o fortalecimento do cabelo, da pele e das unhas. Também contém vitamina E, que reduz a queda, nutre e estimula o crescimento do cabelo.

Óleo de coco

o crescimento do cabelo

Além de ser um óleo muito recomendado para a saúde, o óleo de coco é um grande aliado para dar vigor ao cabelo e potenciar seu fortalecimento.

Contém gorduras saudáveis que contribuem para a reparação, além de vitamina E, que nutre, hidrata e ajuda a manter o crescimento saudável.

Óleo de tomilho

É um tipo de óleo que oferece importantes nutrientes ao cabelo, além de reparar e apoiar seu crescimento. O uso regular contribui para evitar a caspa e engrossar o cabelo para reduzir a queda.

Óleo de jojoba

Esse óleo contribui para limpar o excesso de gordura produzida pelo couro cabeludo e todos os resíduos que obstruem os folículos capilares.

É um ingrediente muito usado nos produtos de beleza para o cuidado da pele e do cabelo. Sua aplicação no cabelo fortalece as raízes, ajuda a frear a queda e impulsiona o crescimento.

Tratamento de óleos para o crescimento do cabelo

Mesmo que cada um dos óleos possa contribuir por si só para estimular o crescimento do cabelo, uma boa forma de melhorar os resultados é combinar as propriedades de vários deles em um mesmo tratamento.

Ingredientes

  • ½ copo de óleo de mamona (120 ml)
  • 2 colheres de chá de óleo de abacate (10 ml)
  • 1 colher de chá de óleo de alecrim (5 ml)
  • 1 colher de chá de óleo de lavanda (5 ml)

Como devo fazer?

Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes em um recipiente de vidro. Em seguida, umedeça todo o cabelo e aplique o tratamento com suaves massagens circulares por todo o couro cabeludo. Deixe agir durante uma hora e enxágue.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Dreher, M. L., & Davenport, A. J. (2012, Februyary 3). Hass avocado composition and potential health effects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 53(7), 738– 750
    tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408398.2011.556759?scroll=top&needAccess=true
  • 5 Final report on the safety assessment of jojoba oil and jojoba wax. (1992). DOI:
    10.3109/10915819209141992
  • Hair Cosmetics: An Overview (2015). Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4387693/

  • Activation of MITF by Argan Oil Leads to the Inhibition of the Tyrosinase and Dopachrome Tautomerase Expressions in B16 Murine Melanoma Cells (2013). Myra O. Villareal,  Sayuri Kume,  Thouria Bourhim,  Fatima Zahra Bakhtaoui, Kenichi Kashiwagi, Junkyu Han, Chemseddoha Gadhi, 3 and Hiroko Isoda.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3723062/?report=classic

  • Hair Growth-Promoting Effects of Lavender Oil in C57BL/6 Mice (2016). Boo Hyeong Lee, Jae Soon Lee and Young Chul Kim.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4843973/

  • Randomized trial of aromatherapy. Successful treatment for alopecia areata (1998). Hay IC, Jamieson M, Ormerod AD.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9828867

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.