10 alimentos para ajudar a queimar a gordura abdominal

23 Dezembro, 2019
Ao introduzir esses alimentos em nossa dieta, aumentamos a saciedade e obtemos um aporte adequado de nutrientes que previnem o acúmulo de gordura e favorecem sua eliminação.
 

O abdômen é uma das áreas do corpo que, por estética e por saúde, muitas pessoas estão tentando trabalhar e cuidar através de dieta e exercícios. Hoje queremos compartilhar esses 10 alimentos que você pode comer com mais frequência para ajudar a queimar a gordura abdominal.

Infelizmente para todos, justo nesta área, tendem a se formar mais facilmente os “pneus” de gordura antiestéticos, que aumentam as chances de desenvolver problemas no coração.

A boa notícia é que, assim como há exercícios específicos para emagrecer, há determinados alimentos com qualidades nutricionais que melhoram a capacidade de queimar gordura. 

Embora seja necessário modificar toda a dieta, é bom considerar que eles podem acelerar este processo para alcançar melhores resultados em menos tempo.

Hoje, queremos compartilhar os 10 alimentos que você pode comer com mais frequência para ajudar a eliminar a gordura acumulada na barriga. Não perca!

1. Aipo para queimar a gordura abdominal 
Aipo para queimar a gordura abdominal

O aipo é um vegetal de baixo teor calórico e uma fonte natural de fibra que aumenta a sensação de saciedade do corpo para controlar o desejo por comida.

 

Ele também contém cálcio, um mineral envolvido na seleção e eliminação das gorduras prejudiciais acumuladas no corpo.

Veja também: O aipo, um alimento ideal para limpar os rins

2. Peixe azul

O peixe azul contém proteínas e ácidos graxos ômega 3 que ajudam a melhorar a resistência física, aumentando a capacidade do corpo para queimar calorias através de exercícios.

Estas gorduras saudáveis ​​ajudam a limpar os excessos de lipídios prejudiciais do organismo e, por sua vez, ajudam a armazenar menos gordura corporal..

3. Azeite de oliva

Azeite

Esta é outra das gorduras saudáveis ​​que pode ser bastante benéfica para o corpo. Este azeite contém uma quantidade significativa de antioxidantes, especialmente vitaminas E  e C, envolvidas na redução do cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse.

O seu valor nutricional auxilia na eliminação de gorduras prejudiciais e promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular, de acordo com este estudo realizado pela Universidade Rovira i Virgili (Espanha).

4. Amêndoas

Elas contêm proteínas, cálcio e fibras. E são listadas como uma importante fonte de energia, boa para melhorar o desempenho físico e mental.

 

O índice glicêmico das amêndoas ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, de acordo com este estudo da Indian Diabetes Foundation  e, graças a isso, eles também são bons para ativar o metabolismo.

5. Aveia

Considerado o cereal mais completo, a aveia é uma fonte natural de fibras e antioxidantes, que servem de auxilio para a perda de peso.

Suas propriedades melhoram a digestão, proporcionam maior saciedade e participam na redução dos níveis de colesterol.

6. Bagas
Bagas para queimar gordura abdominal

Framboesas, morangos, amoras e outras bagas contêm fibras, água e antioxidantes que auxiliam a função metabólica para queimar gorduras, de acordo com este estudo do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana de Beltsville. Além disso, suas antocianinas ajudariam a inibir o acúmulo de gorduras e açúcares no corpo.

7. Chá verde

Acredita-se que seja uma das melhores bebidas que podem ser escolhidas para nos ajudar a queimar gordura abdominal. Regula a glicose no sangue (de acordo com as informações desta pesquisa conduzida pela Universidade Chung-Ang da Coréia), a pressão arterial (de acordo com este estudo do Instituto de Saúde Pública, na China) e seu alto conteúdo antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro causado por danos oxidativos.

 

Por causa de seus polifenóis, seu consumo  ajuda a regular a segregação de cortisol e a controlar a ansiedade de comer calorias.

Recomendamos a leitura: Como acelerar o metabolismo com o chá verde e a pimenta caiena

8. Brócolis
Brócolis para queimar a gordura abdominal

O cálcio, a fibra e as vitaminas que são facilmente absorvidos no corpo ajudam a evitar a acumulação de gordura. Isto é afirmado neste estudo da Universidade de Illinois (Estados Unidos).

Este vegetal contém uma quantidade significativa de vitamina C, cuja ação antiviral fortalece o sistema imunológico para evitar doenças.

Além disso, suas fibras aumentam a saciedade e melhoram a digestão para uma adequada eliminação de resíduos.

9. Limão

De acordo com este estudo de Sugiyama Jogakuen (Japão), os citros mais consumidos no mundo também são um ótimo suporte contra a gordura corporal. Sua casca contém um tipo de fibra chamada pectina, que combate a constipação e ajuda a controlar o açúcar no sangue.

O suco contém vitamina C, potássio, cálcio e outros nutrientes que também são eficazes na redução de peso.

10. Quinoa

Quinoa
 

É um excelente aliado para queimar gordura, de acordo com este estudo realizado pela Universidade La Trobe (Austrália), devido a ser pouco calórica e capaz de reduzir os triglicerídeos. Cada copo pode nos fornecer até 5 gramas de fibra. Por esse motivo, ganhou fama como um “superalimento” para digestão e perda de gordura abdominal.

Ela contém proteínas, antioxidantes e outros nutrientes tais como ferro, zinco, selênio e vitamina E. Suas propriedades podem ser aprimoradas misturando-a com nozes, vegetais ou gorduras magras.

Você inclui esses alimentos em sua dieta? Se você ainda não o fez, não hesite em adquiri-los na próxima vez em que for ao mercado.

Consumindo-os regularmente e praticando pelo menos 30 minutos de exercício por dia, além de seguir uma dieta saudável e equilibrada, você poderá obter um abdômen mais fino e tonificado.

 

Chutkan R1, Fahey G, Wright WL, McRorie J, “Viscous versus nonviscous soluble fiber supplements: mechanisms and evidence for fiber-specific health benefits”, J Am Acad Nurse Pract. 2012 Aug;24(8):476-87

Sharon V, Thompson Bridget A, Hannon Ruopeng An, Hannah D Holscher, “Effects of isolated soluble fiber supplementation on body weight, glycemia, and insulinemia in adults with overweight and obesity: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials”, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 106, Issue 6, 1 December 2017, Pages 1514–1528.

Hiu IJ, “Extraction and localization by electron microscopy of an immunosuppressor fraction from Mycobacterium bovis Bacillus Calmette-Guérin (BCG)”, APMIS. 1990 Mar;98(3):244-8.