Yoga nidra, tão restaurador como o sono

· 9 de setembro de 2018
Com a yoga nidra chegaremos ao mais profundo dos pensamentos graças a meditação. Proporciona o descanso do sono e a plenitude em um estado de consciência.

O yoga é a arte de equilibrar o terreno com o espiritual. Existem muitas correntes desta disciplina, mas existe uma que te ajudará a relaxar e mudar sua perspectiva de vida: o yoga nidra, tão restauradora como o sono.

Este tipo de yoga age sobre todos os planos do ser humano e oferece a possibilidade de trabalhar com os componentes necessários para um determinado momento. A meditação busca levar o indivíduo para um plano espiritual e afastar da mente os pensamentos negativos ou preocupantes.

O yoga nidra é uma técnica de relaxamento guiada que consiste em obter um estado de meditação através de várias técnicas e métodos. Esta corrente do yoga se baseia em rituais tântricos e busca conseguir um estado meditativo.

A atividade física faz parte do yoga, e há quem acredita que somente as posturas invertidas, torções e exercícios físicos são fundamentais na prática. No entanto, a meditação é uma prática fundamental na disciplina porque te ajudará a ser consciente e separar o terreno do espiritual.

Com a dinâmica diária e as preocupações, dormir somente se tornou uma necessidade, mas não um prazer. Em muitas situações nos encontramos esgotados e sem descansar. O yoga nidra te oferece um sono reparador para chegar a um estado de plenitude, mas com consciência. Aqui explicaremos seus benefícios para restaurar o sono.

Benefícios do yoga nidra

O yoga nidra relaxa o corpo e devolve a sua temperatura normal. A corrente sanguínea começa a fluir lentamente, o que faz com que a temperatura corporal se estabilize e as toxinas sejam eliminadas.

O estado de tranquilidade ao praticar esta corrente do yoga te ajudará a aliviar a insônia e a reduzir a ansiedade, porque o sistema nervoso absorve as tensões e acalma os pensamentos. O yoga nidra incentivará sentimentos de paz, calma e claridade.

Ao estar tranquilo, pode-se concentrar e focar nos objetivos planejados. A transformação de hábitos negativos, comportamentos e formas de pensar serão um dos benefícios do yoga nidra. Pratique yoga nidra e verá as transformações em seu corpo e mente.

O yoga nidra ajuda a dormir melhor

Como iniciar a prática?

A postura inicial do yoga nidra é a shavasana ou postura do cadáver, que se faz com o corpo estendido no tapete. Com esta postura relaxará o corpo colocando os braços de lado e com a coluna reta apoiada no chão.

A aula deve ter uma intenção na prática sobre algo que você deseje agradecer ao universo. O princípio do yoga nidra é viver o presente e em agradecimento porque criará uma energia positiva ao seu redor.

Quando praticar essa atividade, começará a respirar lentamente e com consciência. Sentirá as partes de seu corpo em estado de quietude e a pressão sanguínea será lenta. A respiração é a chave porque será a ponte entre o corpo e a mente.

Durante a prática, a consciência emocional estará presente porque este tipo de yoga não te desconecta da realidade, somente a deixa mais leve e em plenitude. Nesse momento cairá em um estado de sono, mas com consciência plena do corpo e visualização da tranquilidade interna.

Ao finalizar a aula, o despertar ou reintegração será em plena consciência. As partes de seu corpo se despertarão com calma e a um ritmo suave. O poder mental que criará com o yoga nidra te fará se livrar das preocupações.

Diferenças entre o yoga nidra e a meditação

O yoga nidra usa uma técnica de relaxamento diferente da técnica da meditação. A postura inicial do yoga nidra durante toda a aula é deitada em shavasana. Para meditar devemos estar sentados em flor de lótus, com as pernas cruzadas e a coluna reta.

A respiração em uma das posturas é contínua e lenta, enquanto que na outra é profunda e foca os pensamentos em um objetivo, o que ajuda a apaziguar a mente.

O yoga nidra é um estilo do yoga porque tem suas bases em preceitos religiosos. A meditação, por outro lado, está baseada em uma técnica do yoga e é um complemento da disciplina.

Moça praticando yoga nidra

Praticar yoga nidra contribuirá para a sua saúde e você descansará plenamente porque seus benefícios são restauradores. Ao dormir os pensamentos podem te perturbar, mas com esta disciplina sua mente se acalmará e viverá em consciência plena.

Experimente praticá-la, dê paz para sua mente fazendo este tipo de yoga!