Xarope de pimenta caiena para a tosse
Trata-se de um remédio caseiro e muito fácil de preparar. O hábito de fazer um xarope de pimenta caiena para tratar a tosse dissipará esse incômodo sintoma da gripe ou resfriado. É um truque caseiro e muito natural, ideal para tratar esse mal-estar e também para emagrecer.
A pimenta caiena é um pó que resulta da moenda de frutos como o chile e a pimenta picante chilena. Originou-se na cidade de Cayenne, na Guiana Francesa, e tem um sabor forte e picante.
Propriedades medicinais da pimenta caiena
Há séculos conhece-se as propriedades medicinais da pimenta caiena. Seu principal composto, a capsaicina, alivia dores e gera sensação de bem-estar e satisfação. Este xarope com pimenta caiena para tratar a tosse é um remédio natural, ideal para crianças e adultos.
A pimenta vermelha ou pimenta caiena pode ser combinada com produtos naturais, como mel, limão ou xarope de bordo. Tem a capacidade de aliviar a curto prazo as dores de garganta e os incômodos estomacais. Somente está contraindicada nos casos de alergia à pimenta, ou para pessoas que tomam inibidores da enzima angiotensina.
Leia este artigo: Comida picante: vantagens e desvantagens
Mais endorfinas, menos pressão
O xarope de pimenta caiena ativa o sistema circulatório e se transforma em um protetor natural para o coração, já que regula a pressão sanguínea. Protege os músculos e as articulações, além disso age como analgésico para doenças como a artrite e o reumatismo.
A pimenta caiena também ajuda a neutralizar a substância P, presente no cérebro e nos intestinos. Combate os estados depressivos e transtornos de ansiedade; além disso, previne alguns tipos de câncer e estimula a produção de lágrimas.
A acidez do corpo é neutralizada pela pimenta caiena. Ainda mais, também combate o refluxo, as flatulências, as náuseas e combate o aparecimento de hemorroidas. Além disso, reduz a dor de estômago, as úlceras e a diarreia.
Proteção para o sistema respiratório
O xarope com pimenta caiena para tratar a tosse reduz o catarro e protege o sistema respiratório, devido a sua ação antibacteriana. Ademais, alivia a dor de garganta e solta o muco congestionado. Ainda, sua preparação no conforto de casa é fácil e econômica.
Xarope de pimenta caiena com mel e limão
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 ml)
- 1 colher de mel (25 g)
- 2 colheres de suco de limão (30 ml)
- 1 pitada de pimenta caiena
Não deixe de ler: Conheça os benefícios do suco de limão
Modo de preparo
- Primeiramente, esquente uma xícara de água e adicione o mel e o suco de limão.
- Em seguida, adicione a pitada de pimenta caiena e mexa até que todos os ingredientes se misturem bem.
- Por fim, quando o xarope estiver morno, beba em goles. Assim a tosse será aliviada e a dor de garganta reduzida.
Xarope de bordo, pimenta caiena e limão
Ingredientes
- 2 colheres de xarope de bordo (30 ml)
- 2 colheres de suco de limão recém espremido (30 ml)
- 1 pitada de pimenta caiena
- 1/2 copo de água (100 ml)
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, misture o xarope de bordo com o limão, a pimenta caiena e a água (pode ser a temperatura ambiente ou fria).
- Em seguida, mexa até que todos os ingredientes estejam bem dissolvidos.
- Por fim, beba entre seis a nove copos diários.
Xarope de pimenta caiena para desintoxicar
Ingredientes
- 1 1/2 copos de água (300 ml)
- 1 colher de mel (25 g)
- Uma pitada de pimenta caiena
Modo de preparo
- Simplesmente misture todos os ingredientes e tome a temperatura ambiente.
Esta bebida ajuda a limpar o sistema digestivo e a desintoxicar o organismo, se tomado em jejum. Ademais, pode-se ingerir um copo antes de cada refeição. Além de trazer uma sensação de saciedade, ajuda a controlar o colesterol e o acúmulo de gases.
Pimenta caiena: várias bebidas e refeições
A pimenta caiena pode ser adicionada seca nas refeições, nos sucos de frutas, no leite ou no chá. Além disso, seu consumo aumenta levemente a temperatura corporal, o que ajuda a queimar calorias. Ainda, a aceleração do metabolismo favorece também a queima de gordura excedente no corpo.
Em suma, recomenda-se consultar sempre o médico e ter sempre em casa este pó com múltiplos benefícios. Pois, além de tratar a tosse, cuida de outras partes do corpo, como o estômago, o coração, os intestinos e até o cérebro.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pepper and Capsaicin (Capsicum and Piper Species). (2008). In Medical Toxicology of Natural Substances: Foods, Fungi, Medicinal Herbs, Plants, and Venomous Animals. https://doi.org/10.1002/9780470330319.ch10
- Wahba, N. M., Ahmed, A. S., & Ebraheim, Z. Z. (2009). Antimicrobial Effects of Pepper, Parsley, and Dill and Their Roles in the Microbiological Quality Enhancement of Traditional Egyptian Kareish Cheese. Foodborne Pathogens and Disease. https://doi.org/10.1089/fpd.2009.0412
- Sogut, O., Kaya, H., Gokdemir, M. T., & Sezen, Y. (2012). Acute myocardial infarction and coronary vasospasm associated with the ingestion of cayenne pepper pills in a 25-year-old male. International Journal of Emergency Medicine. https://doi.org/10.1186/1865-1380-5-5
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.