Você precisa de um umidificador ou de um desumidificador?

Tanto o umidificador quanto o desumidificador podem ajudar a melhorar a qualidade do ar ambiente. Mas qual deles escolher? Neste artigo te ajudamos a tirar essa dúvida.
Você precisa de um umidificador ou de um desumidificador?

Última atualização: 04 maio, 2022

O excesso de umidade no ar — ou a sua ausência — pode levar a alguns problemas de saúde, especialmente em pessoas vulneráveis como recém-nascidos ou pessoas com asma. Desta forma, pode haver a necessidade de usar um umidificador ou um desumidificador em casa. Mas qual deles escolher? Tudo depende das condições climáticas do local.

A regra é muito simples; em ambientes secos deve-se adquirir um umidificador e em ambientes úmidos o desumidificador é mais adequado. O primeiro adiciona umidade ao ar e o segundo a retira. Durante o verão, por exemplo, a umidade aumenta devido às altas temperaturas e aparece na forma de vapor de ar.

De forma geral, estima-se que a umidade em um ambiente deve estar entre 50 e 55%. Desta forma o local se torna agradável e acolhedor, pelo menos no que diz respeito ao ar. Como você pode medir os níveis de vapor de ar de um lugar? Simples, com a ajuda de um higrômetro de mesa.

O que é um umidificador e como ele funciona?

Umidificador é um dispositivo que serve para aumentar a umidade do ar. Eles estão disponíveis em sites de compras ou em lojas de eletrodomésticos. Ao contrário do que muitos pensam, geralmente os valores são acessíveis. Colocá-lo em funcionamento não é difícil, embora você deva saber que o aparelho consiste em um recipiente que deve ser preenchido com água.

Ele também conta com um sistema que evapora a água do recipiente, que se torna parte do ar no local onde o dispositivo está localizado. Desta forma, ele atinge seu objetivo: um ambiente menos seco.

O que é um umidificador e como ele funciona?
O umidificador aumenta a umidade da casa em ambientes muito secos.

Que tipo de umidificadores existem no mercado?

Dependendo da marca e modelo do umidificador, ele terá um determinado sistema e, portanto, um custo. Existem três modelos básicos. Vejamos cada um deles a seguir:

1. Vapor quente

Este modelo não exige o uso de água destilada; a da torneira ou engarrafada também são úteis. Em geral, o líquido é aquecido até se tornar vapor quente.

Ao ferver o líquido, as bactérias existentes são mortas e, assim, o ar não fica contaminado. No entanto, o umidificador de vapor quente exige cuidado, especialmente se você tiver crianças na sala, pois elas podem se queimar.

2. Vapor frio

Os umidificadores de vapor frio operam por meio de ultrassom, que é responsável por evaporar a água com segurança. Este design é ideal para usar no verão, pois refresca o ar do local.

Este aparelho opera apenas com água destilada, pois não aquece; se for usada água comum, alguns microrganismos infecciosos podem se dispersar no ar.

3. Ultrassônico

Os aparelhos ultrassônicos possuem um transdutor que faz a água vibrar rapidamente, até que ela se quebre. Este processo resulta em um vapor frio. Assim como o umidificador mencionado acima, deve ser usada água destilada. Além disso, é necessário estar atento à limpeza do recipiente.

Por outro lado, este umidificador emana um fluxo de vapor maior que seus homônimos; além disso também é mais silencioso, portanto, ideal para uso durante os períodos de descanso.

Alguns benefícios de ter um umidificador em casa

  • Menor risco de ressecar os olhos, a pele ou os lábios. A falta de umidade no ar produz esses sintomas.
  • Minimiza o aparecimento de problemas respiratórios relacionados à asma, gripe, resfriados ou alergias. Isso ocorre porque o ar respirado se tornará menos agressivo.
  • O ambiente onde o umidificador é colocado torna-se mais saudável para bebês.
  • O verniz dos móveis ou a pintura das paredes tende a rachar menos; da mesma forma, as bordas do papel de parede não descascam, o que é muito comum ocorrer em ambientes secos.
  • Se você tem plantas de interior, elas sofrem menos. Este dispositivo ajuda a manter a umidade da irrigação por mais tempo.

O que é um desumidificador e como ele funciona?

O desumidificador cumpre a função oposta do umidificador. Ou seja, reduz o excesso de umidade no ar. Desta forma, se houverem problemas de humidade em casa, este dispositivo pode ajudar a combatê-los de forma eficaz e rápida.

Especificamente falando, este aparelho consiste em um dispositivo que captura a umidade, a retém e a despeja em um balde. Se você mora em uma área de verão, na qual o calor é pegajoso a ponto de ser desagradável, considere comprar um desumidificador para melhorar sua experiência.

Tenha em mente que um ambiente com alta umidade, no verão, é mais quente. Por outro lado, durante o inverno, um alto nível de umidade torna o ambiente mais frio. Ambas circunstâncias podem agravar qualquer condição respiratória.

Dito isto, a aparência de umidade nas paredes, o cheiro e as manchas de mofo são sinais óbvios de que você precisa comprar um desumidificador. Ele inibe a condensação da água na casa e, consequentemente, os problemas associados a ela.

O que é um desumidificador e como ele funciona?
O desumidificador retém a umidade e a coleta em um recipiente. É ideal para evitar odores e manchas de mofo.

Alguns benefícios de ter um desumidificador em casa

  • Pode melhorar as condições respiratórias, especialmente as relacionadas a alergias e asma. Ele faz isso eliminando as condições em que os ácaros e o mofo prosperam.
  • Reduz o desconforto relacionado a problemas ósseos ou artrite. Tenha em mente que a umidade agrava essas condições.
  • Diminuição das despesas relacionadas ao ar condicionado.
    Evita a existência de umidade nas paredes, corrosão de objetos metálicos, tubos e eletrodomésticos.
  • Contribui para a secagem das roupas, pois em locais úmidos elas levam mais tempo para secar e, às vezes, adquirem um cheiro desagradável de mofo.
  • Não são necessárias instalações complexas, basta esvaziar regularmente o recipiente no qual a água condensada é armazenada.

Crie um clima saudável e agradável em seus espaços com um humidificador ou desumidificador

Reduzir o desconforto associado ao ar carregado de umidade ou seco demais é algo possível atualmente. Basta estar atento aos sinais que apresentamos para ter sucesso na compra do aparelho, seja ele um umidificador ou um desumidificador.

Alguns desses aparelhos operam com tabletes ou óleos essenciais, o que tornará a experiência ainda mais agradável. Tenha em mente que há verões com ar seco e outros com ar úmido, por exemplo. Sua compra vai depender disso.

Pode interessar a você...
Dormir com o ventilador ligado: vantagens e desvantagens
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dormir com o ventilador ligado: vantagens e desvantagens

Você sabia que dormir com o ventilador ligado pode ressecar a pele? Confira outros inconvenientes e benefícios de usá-lo à noite.



  • Hyndman, S. J., Brown, D. L., Ewan, P. W., Higenbottam, T. W., Maunder, J. W., & Williams, D. R. (1994). Humidity regulation in the management of asthma patients sensitized to house dust mites. The Quarterly journal of medicine, 87(6), 367–372.
  • Patberg, W. R., & Rasker, J. J. (2004). Weather effects in rheumatoid arthritis: from controversy to consensus. A review. The Journal of rheumatology, 31(7), 1327–1334.
  • Lepeule J, Litonjua AA, Gasparrini A, et al. Lung function association with outdoor temperature and relative humidity and its interaction with air pollution in the elderly. Environ Res. 2018;165:110-117. doi:10.1016/j.envres.2018.03.039