Como fazer uma vitamina de banana e aveia

As vitaminas de banana e aveia são uma excelente opção para o lanche ou o café da manhã, pois fornecem uma grande quantidade de nutrientes que saciam e são saudáveis.
Como fazer uma vitamina de banana e aveia

Última atualização: 28 janeiro, 2021

As vitaminas caseiras de frutas e cereais previnem o consumo de produtos ultraprocessados ​​com alto teor de açúcar. Portanto, elas nos ajudam a manter uma dieta mais equilibrada e saudável. Você sabe como preparar uma deliciosa vitamina de banana e aveia?

A seguir, explicaremos brevemente os principais benefícios desses ingredientes, e apresentaremos uma receita de vitamina de banana e aveia que você poderá adaptar ao seu paladar.

Benefícios nutricionais

Aveia: um cereal bom para o coração

Flocos de aveia
A aveia é conhecida pela sua grande contribuição de fibra alimentar, que ajuda a manter o bom funcionamento do sistema digestivo, entre outros benefícios.

A aveia é um cereal com alto valor nutricional, graças ao seu teor de fibras, vitaminas do complexo B e minerais essenciais (ferro e potássio). Alguns dos benefícios do consumo de aveia para o corpo são os seguintes:

  • Prevenção de doenças digestivas: é um ótimo regulador do trânsito intestinal devido ao seu alto teor de fibras solúveis e insolúveis. Sua ingestão é recomendada em casos de gastrite, azia e hemorroidas, pois protege a mucosa digestiva. Além disso, a fibra solúvel possui uma ação prebiótica que favorece a flora intestinal.
  • Depurativo da vesícula biliar: a ingestão de aveia pode contribuir para o movimento de expulsão dos sais biliares da digestão, favorecendo sua eliminação pelas fezes e a purificação da vesícula biliar. Assim, evita-se a formação de cálculos biliares e cólicas.
  • Prevenção e melhora de doenças cardiovasculares: a fibra reduz a absorção de colesterol graças à sua ação de eliminação do organismo, portanto, regula os níveis de colesterol e a pressão sanguínea. Além disso, seu baixo teor de gordura a torna um alimento saudável para o coração.

Banana: essencial em vitaminas saudáveis

Banana picada
Conhecida pelo seu alto teor de potássio, a banana está envolvida na regulação de hormônios, na melhora da pressão arterial e do sistema cardiovascular.

A banana é uma fruta muito nutritiva e energética, cujo consumo fornece benefícios importantes para o corpo, graças ao seu alto teor de carboidratos de absorção lenta, vitaminas A, E e B (B2, B3), além de potássio e magnésio, entre outros minerais essenciais. Algumas das propriedades mais importantes da banana são:

  • Regulação dos transtornos do humor: o consumo de banana impede a redução dos níveis de serotonina (hormônio diretamente relacionado à regulação do humor), graças aos seus altos níveis de triptofano e potássio.
  • Reduz a hipercolesterolemia e regula os níveis de glicose no sangue. Seu alto teor de fibras reduz os níveis de colesterol e melhora a sensibilidade à insulina.
  • Ajuda a regular a pressão arterial graças à sua contribuição de potássio, um mineral que intervém na excreção urinária de sódio, favorecendo a diminuição do nível desse mineral no sangue.
  • É um alimento altamente saciante e ajuda a controlar o ciclo de fome e ansiedade.

Receita de vitamina de banana e aveia com cacau

Vitamina de aveia, banana e cacau
Essa vitamina é um excelente complemento para a atividade física, pois permite aumentar os níveis de energia e aproveitar os benefícios da banana e da aveia.

É uma receita muito fácil e rápida de preparar, que agrada tanto crianças quanto adultos, graças ao sabor que o cacau proporciona.

Ingredientes

  • 300 ml de leite
  • 1 banana madura
  • 30 g de aveia
  • Essência de baunilha
  • Canela
  • Xarope de agave
  • 15 gr de cacau em pó puro, sem açúcar

Modo de preparo

  • Primeiro, faça as medições apropriadas.
  • Descasque a banana e corte-a em fatias para facilitar o processo.
  • Lave a aveia para remover as impurezas e adicione-a, juntamente com o restante dos ingredientes, a um liquidificador ou processador de alimentos.
  • Misture em velocidade média e preste atenção para não exceder o nível de capacidade do seu utensílio de cozinha. Se você achar que ele não é poderoso o suficiente, você pode bater a aveia primeiro e depois adicionar o restante dos ingredientes.
  • Deixe esfriar na geladeira e está pronto para beber.

Substituições para a vitamina de banana e aveia

Para adaptar a receita a diferentes tipos de necessidades e dietas especiais, as seguintes substituições podem ser feitas:

  • Leite vegetal (amêndoas, aveia, soja) em vez de leite de origem animal.
  • Iogurte em vez de leite, combinando-o com 50 ml de água.
  • Troque o cacau por tâmaras. Neste caso, será necessário descascar e tirar o caroço antes de bater.
  • Use qualquer tipo de adoçante: sacarina, estévia, adoçante líquido, açúcar, açúcar de cana integral, etc.

Por fim, a vitamina pode ser acompanhada por uma salada de frutas, torradas com azeite para um café da manhã mais completo, ou apenas com um pouco de canela polvilhada. Aproveite!

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