Vaporização com menta para aliviar os sintomas do resfriado

18 de julho de 2019
Para aliviar os sintomas de um resfriado, a vaporização com menta, que você mesmo prepara em casa, certamente pode ajudar a combater esse desconforto

Febre, mal-estar, tosse? Tenha cuidado! Podem ser sintomas típicos de um resfriado. Saiba mais sobre as propriedades e como preparar uma vaporização de menta feita em casa, para aliviar o mal-estar.

O resfriado comum é uma infecção viral que afeta o trato respiratório, nariz, seios da face, garganta, laringe, traqueia e brônquios. Pegamos o resfriado através do contato direto com uma pessoa infectada. Aliás, este vírus é altamente contagioso.

Os sintomas do resfriado são espirros e produção excessiva de muco. É também acompanhado de comichão na garganta e congestão nasal que dificulta a respiração. Portanto, esta infecção gera um mal-estar geral no corpo.

Alguns remédios caseiros fáceis de preparar são uma solução para aliviar o desconforto. A vaporização com menta feita em casa para tratar o resfriado funciona muito bem como terapia.

Embora pareça incrível, esses remédios naturais ainda não foram substituídos por medicamentos convencionais. Afinal, parece que nossas avós estavam certas. Não tenha dúvidas e poupe dinheiro preparando este remédio natural na sua própria casa.

Aqui fazemos uma observação. Em alguns lugares do Brasil essa folhinha refrescante é chamada de menta, enquanto que em outros seu nome é hortelã. Geralmente a hortelã é um pouquinho mais suave e a menta um pouco mais picante. Entretanto, os efeitos para aliviar o resfriado são os mesmos.

Ingredientes para a vaporização com menta

Moça resfriada

  • 1 colher de sopa de cera de abelha (15 g)
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva (45 ml)
  • 15 ou 20 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 25 ou 30 gotas de óleo essencial de menta
  • 10 ou 15 gotas de óleo essencial de alecrim

Quer escapar dos resfriados? Então leia: Evitar um resfriado no inverno

Propriedades dos ingredientes

Os ingredientes da vaporização com menta são fáceis de obter e trarão grandes benefícios e bem-estar.

  • Cera de abelha e azeite de oliva extra-virgem: Estes dois ingredientes são essenciais para a preparação de pomadas. Eles brindarão oleosidade ao nosso remédio caseiro. A cera de abelha é usada na medicina oriental como um poderoso anti-inflamatório e descongestionante nasal.
  • Óleo de eucalipto: É uma excelente substância para o tratamento de infecções das vias respiratórias e dos sintomas do resfriado comum. É um produto disponível em qualquer loja de produtos naturais. Além de proporcionar um cheiro agradável e relaxante, possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e descongestionantes.
  • Menta: A folha de menta ou hortelã possui propriedades curativas. Para esta pomada, usaremos azeite de menta, pois ajudará a aliviar o estresse e a ansiedade. A menta é muito eficaz no combate às doenças do trato respiratório. Entre seus benefícios, destaca-se o seu poder antibacteriano e antiviral eficaz que ajuda a diminuir os sintomas do resfriado.
  • Alecrim: Uma planta bastante comum em nossas casas. Excelente para o tratamento de doenças respiratórias por seus benefícios antitussígenos, anti-inflamatórios e descongestionantes.

Como prepará-lo?

Pomada para vaporizações com menta

  • Primeiramente, derreta a cera de abelha e o azeite de oliva em banho-maria, aquecendo a panela muito bem até obter uma mistura homogênea.
  • Logo depois, retire do fogo e adicione os óleos de eucalipto, hortelã e alecrim.
  • Continue mexendo a mistura por 15 minutos para que os óleos estejam derretidos e o aroma seja liberado.
  • Esfriar à temperatura ambiente em um recipiente limpo e esterilizado.

Depois de alguns minutos, podemos perceber a maravilhosa mistura que foi obtida: uma pomada com uma aparência agradável e um cheiro delicioso. Teremos em nossas mãos um remédio caseiro fácil de preparar, econômico e bastante eficaz.

Você sabia? Como eliminar a congestão nasal rapidamente

Dicas de aplicação da vaporização com menta

  • Use uma pequena espátula para aplicar o óleo nas costas e no peito. Tenha cuidado de não tocar a mistura com os dedos, assim evitará a contaminação bacteriana.
  • Esfregue suavemente a área aplicada por pelo menos 5 minutos.

O efeito refrescante da menta é imediato. O vapor penetrará pelos poros da pele liberando seu aroma, que penetrará pelas fossas nasais e assim, descongestionará as vias respiratórias.

Recomenda-se evitar mudanças bruscas de temperatura, porque elas provocam a constrição dos brônquios e agravam os problemas respiratórios. Além do uso desta pomada, também recomendamos a aromaterapia com alecrim, hortelã e eucalipto em uma tigela de água fervida.

Os efeitos da vaporização com menta ajudam a aliviar o resfriado comum e facilitam a excreção de secreções acumuladas. Estas se tornam mais fluídas, facilitando a descongestão das vias aéreas. Use esta vaporização com menta caseira e lute contra os sintomas do resfriado.

Entretanto, como sempre recomendamos, não deixe de ir ao médico caso os sintomas não desapareçam, porque ele orientará sobre a melhor maneira de lidar com um resfriado.

  • Wise, P. M., Breslin, P. A. S., & Dalton, P. (2012). Sweet taste and menthol increase cough reflex thresholds. Pulmonary Pharmacology and Therapeutics. https://doi.org/10.1016/j.pupt.2012.03.005
  • Wise, P. M., Preti, G., Eades, J., & Wysocki, C. J. (2011). The effect of menthol vapor on nasal sensitivity to chemical irritation. Nicotine and Tobacco Research. https://doi.org/10.1093/ntr/ntr107
  • Lindemann, J., Tsakiropoulou, E., Scheithauer, M. O., Konstantinidis, I., & Wiesmiller, K. M. (2008). Impact of menthol inhalation on nasal mucosal temperature and nasal patency. American Journal of Rhinology. https://doi.org/10.2500/ajr.2008.22.3194