Evitar um resfriado no inverno

3 de maio de 2019
Para evitar um resfriado é muito importante o descanso adequado durante a noite, realizar exercício físico, manter bons hábitos de alimentação e de limpeza. Descubra mais dicas neste artigo.

Passar de dias quentes a um clima frio ou vice-versa, pode ser nocivo para a saúde. Com a chegada dos dias frios de inverno é necessário ter muita precaução para não contrair enfermidades como a gripe. Apesar de que não a consideremos uma doença grave, pode trazer sérias complicações.

Portanto, aqui vão alguns conselhos para cuidar-nos nas temporadas frias e evitar um resfriado.

Dicas para evitar um resfriado na época de inverno

1. Agasalhe-se de maneira adequada

Na época de inverno é fundamental usar roupas adequadas à temperatura. Ou seja, o uso de agasalhos, camisetas de lã e de mangas compridas, calça comprida, sapato fechado ou botas.

No caso de lugares com neve, é importante usar cachecóis que protejam a zona da garganta, luvas e gorro.

Isso permite que as roupas retenham a umidade e mantenham a pele e o corpo quentes. Com isso aumentariam as possibilidades de evitar um resfriado.

2. Manter a higiene corporal

Uma das principais causas dos resfriados são os vírus que estão presentes no ambiente.

Portanto, é indispensável manter uma higiene adequada nas épocas frias do ano. Por exemplo, quando chegar da rua e antes de comer, lave bem as mãos.

Para evitar um resfriado, é conveniente ter muita precaução com tocar a área da boca, dos olhos e do nariz se você não lavou suas mãos.

3. Manter a limpeza e a temperatura da casa

Limpeza da casa para evitar um resfriado

Como no caso anterior, é importante manter a limpeza da casa para evitar um resfriado.

E não podemos nos esquecer de limpar cada cantinho. Desinfete a cozinha, os banheiros, os quartos e também os materiais e objetos que usamos dentro dela.

Também se recomenda manter a temperatura da casa a 23 ºC. Depois de ventilar bem a casa, evitemos abrir as janelas e as portas para que essa temperatura se mantenha.

Não deixe de ler: Prepare um poderoso antibiótico natural com apenas dois ingredientes

4. Optar por uma boa alimentação

Recomenda-se que nas épocas de frio consumamos alimentos como frutas e vegetais ricos em vitaminas C e D. Estes alimentos ajudam a evitar um resfriado e a manter nossas defesas altas.

Aliás, é recomendável optar por ingerir bebidas quentes, como chás ou qualquer outro tipo de infusão. Isso permitirá manter a temperatura corporal a um nível adequado.

 

Também é muito importante manter-se hidratado nestas temporadas de frio. Para ajudar, é recomendável beber muita água, caldos e sopas.

5. Realizar exercício físico

Exercício físico para evitar um resfriado

Mesmo que faça muito frio, devemos deixar a preguiça de lado e realizar alguma atividade física ou aeróbica.

Isso aumentará as defesas do nosso organismo e consequentemente, ajudará a evitar um resfriado. Aliás, aumentará também a imunidade para qualquer tipo de vírus que haja no ambiente.

6. Optar por um bom descanso

Para evitar um resfriado é muito importante o descanso adequado durante a noite. Portanto, dormir pelo menos 8 horas e evitar ficar acordado de madrugada permitirá que seu estado de ânimo e de saúde fiquem em ótimas condições.

Também é aconselhável agasalhar-se bem para dormir. Vá para a cama com pijamas ou roupas quentinhas. E claro, um bom edredom que o mantenha aconchegante durante a noite toda.

Isso também pode te interessar: Sopa de cebola e alho, a receita para aumentar as defesas

Evitar um resfriado depende de você

A chegada do frio pode ser muito nociva para a saúde se não tomarmos em conta as recomendações anteriores. Não se trata de cuidar-se de um resfriado, mas também de cuidar o corpo em geral.

Por exemplo, existem alguns estudos realizados por dermatologistas que evidenciam os efeitos do frio sobre a pele. É importante, em todo caso, manter as defesas sempre altas.

Evite também os lugares muito fechados, com grande afluência de pessoas que possam contagiar com algum tipo de vírus. Lamentavelmente, muitos dos resfriados são de fácil contágio.

Lembremos que o mais importante é o cuidado de nossa saúde, e principalmente, optar por hábitos que nos ajudem a fortalecer nosso sistema imunológico.

Então, seguindo as orientações, certamente evitaremos os resfriados no inverno.