Vantagens e desvantagens das redes sociais

As redes sociais revolucionaram a comunicação desde o seu surgimento no início do século.  A seguir, vamos mostrar detalhadamente suas vantagens e desvantagens.
Vantagens e desvantagens das redes sociais

Última atualização: 13 Julho, 2021

Embora as redes sociais se diferenciem por suas funções, plataformas e públicos, todas elas têm vantagens e desvantagens. Elas servem como espaços digitais nos quais pessoas, marcas e organizações convergem e interagem.

Dado que o homem é um ser social por natureza, como bem expressou o filósofo Aristóteles, não é surpreendente que ferramentas desse estilo tenham sido criadas para estabelecer conexões.  No entanto, o seu impacto transcendeu a comunicação tradicional.

Tamanha tem sido a revolução de espaços como Facebook, Twitter e Instagram, que essas redes não só servem para compartilhar imagens e vídeos com amigos, mas também alteraram a ideia de abrir um negócio e se apresentam como o canal ideal para a divulgação de eventos. Mas nem tudo é cor-de-rosa: conheça as vantagens e desvantagens das redes sociais para aproveitá-las e detectar possíveis riscos.

Vantagens das redes sociais

Independentemente da percepção comum de muitas pessoas sobre as redes sociais, há uma visão que postula que elas seriam a ruína da humanidade.  Pode ser que em determinados pontos essa opinião tenha alguma validade. No entanto, o fato de que as redes sociais têm certos pontos positivos a seu favor não pode ficar nas sombras.

1. Nos inspiram a melhorar a saúde

Fotos e receitas de lindas saladas no Instagram, vídeos com exercícios para perder peso em determinada parte do corpo e as publicações dos influencers servem como fonte de inspiração para que muitas pessoas busquem melhorar a sua saúde.

Embora essa vantagem cruze uma linha muito tênue, a verdade é que as redes sociais fornecem suporte e criam um espaço de debate. Esse ambiente cria uma espécie de comunidade com objetivos definidos.

De acordo com um estudo no Journal of Health and Social Behavior, a conexão social pode ter um grande impacto como suporte emocional para melhorar a saúde.

Exercícios online
Muitas pessoas aproveitam as redes sociais para melhorar a sua condição física e a sua saúde.

2. Permitem se conectar com pessoas do mundo todo

Embora a maioria das pessoas as utilizem para se manter em contato ou retomar relações com familiares e amigos, esses espaços permitem que qualquer pessoa que tenha conexão à Internet interaja e dialogue com pessoas de qualquer lugar do mundo.

Nas redes sociais, bastam alguns cliques para se tornar amigo ou seguidor de pessoas que vivem em países dos quais você nunca tinha ouvido falar.

3. São uma forma de comunicação instantânea

Ficaram muito para trás as chamadas entre telefones fixos e as cartas trocadas pelo correio tradicional. Com as redes sociais, basta deixar um comentário em uma das publicações da pessoa com a qual você deseja entrar em contato para que ela receba uma notificação imediatamente.

Mesmo a maioria das plataformas que não se dedicam expressamente à troca de mensagens incluem uma seção de mensagens privadas, então tudo que você precisa fazer é usar um smartphone, computador ou notebook para enviar e receber mensagens de qualquer lugar do mundo.

4. Fornecem notícias em tempo real

A era da Internet não permitiu apenas que a mídia informasse um evento instantaneamente. Agora parece que cabe a todos ajudar a espalhar a notícia para que todos fiquem sabendo dos acontecimentos.

Parece muito distante pensar que antes era preciso esperar até o dia seguinte para ler as notícias do dia ou esperar o noticiário na televisão.  Atualmente, não é necessário esperar tanto tempo. Uma simples pesquisa nas redes sociais e você já encontra todas as informações necessárias em primeira mão.

5. São um instrumento para fazer cumprir a lei

As redes sociais se tornaram uma ferramenta para que os responsáveis pela aplicação da lei pudessem rastrear e prender aqueles que decidem se gabar de seus crimes on-line. Isso inclui desde ações pouco apropriadas até crimes de ódio.

Nos Estados Unidos, 73% dos funcionários disseram que as redes sociais permitem resolver crimes mais rapidamente. Da mesma forma, estima-se que 85% dos departamentos de polícia desse país as utilizem para a investigação e resolução de transgressões em seus arredores.

6. Aumentam a visibilidade da marca

Independentemente da sua marca ser pessoal ou empresarial, as redes sociais são uma boa opção para se conectar com clientes novos e recorrentes.  Cada vez mais os espaços digitais servem de vitrine para expor e vender produtos, seja dentro da mesma plataforma ou redirecionando os clientes para um site próprio.

As redes sociais também se tornaram as maiores aliadas dos freelancers, empreendedores e pequenas empresas, que não funcionariam da mesma forma se não fossem esses canais.

7. Podem aumentar o desempenho escolar

De acordo com um estudo realizado pela Grunwald Associates LLC em cooperação com a The National School Boards Association, 60% dos alunos que usam as redes sociais o fazem para discutir questões educacionais. Além disso, sabe-se que 50% as utilizam para conversar sobre os deveres de casa.

Também foi constatado que a introdução de programas de redes sociais envolvendo os alunos pode aumentar as notas em 50% e diminuir significativamente o absenteísmo.

8. Ajudam pessoas tímidas ou isoladas a se conectarem com os demais

Uma pesquisa publicada na Common Sense Media descobriu que 29% dos adolescentes se sentem menos tímidos e mais extrovertidos ao usar as redes sociais. Da mesma forma, 20% afirmaram que sua segurança, popularidade e compreensão para com os outros aumentaram com o uso dessas plataformas.

Os especialistas associam esses resultados ao anonimato que as redes fornecem. Graças a isso, crianças, adolescentes e jovens adultos que têm dificuldades de se relacionar se sentem mais à vontade para conversar e interagir, o que aumenta a sua autoconfiança.

9. Permitem compartilhar conhecimento e aprender

As redes sociais também podem funcionar como espaços de conhecimento e aprendizagem. Você pode compartilhar o que sabe, bem como aprender com outras pessoas que já fizeram o mesmo, seja por meio de artigos científicos, vídeos em forma de cursos ou aulas virtuais.

10. Oferecem inovação e versatilidade

As redes sociais mudaram muito desde seu início na virada do século.  Os espaços cujo objetivo era compartilhar fotos e vídeos com a família e os amigos evoluíram até se transformar em plataformas polivalentes que, por exemplo, podem ser utilizadas para a compra e venda de produtos e serviços.

Desvantagens das redes sociais

As redes sociais também estão repletas de vícios aos quais é necessário estar atento. Vamos ver em detalhes algumas das suas desvantagens.

1. Colocam sua privacidade em risco

Quanto mais dados são compartilhados nas redes sociais, menos privacidade temos. Existem até termos e condições de uso nos quais as plataformas têm permissão para usar seu conteúdo sem atribuição.

Da mesma forma, você deve ter cuidado com os dados que dizem respeito à sua privacidade. Compartilhar endereço, fotos de menores, entre outros, pode colocar sua segurança em risco.

2. Você pode se tornar alvo de cyberbullying, pedófilos ou sexting

Embora essas ameaças tendam a afetar em maior medida crianças, adolescentes e jovens adultos, são problemas das redes sociais dos quais todos podem se tornar vítimas.

Em casos extremos, essas práticas podem levar ao seguinte:

  • Estresse e ansiedade.
  • Depressão.
  • Violência sexual e estupro.
  • Suicídio.

3. Espalham informações falsas ou pouco confiáveis

Outra das desvantagens das redes sociais é a rapidez com que as informações falsas são disseminadas. As fake news, que se tornaram muito populares, têm como objetivo a desinformação e o dano, por isso é imperativo confrontar fontes, bem como discernir se se trata de uma brincadeira ou de uma notícia.

4. Reduzem o contato pessoal

A facilidade de comunicação através das telas e dos cliques tem contribuído para que deixemos de lado ações básicas e tradicionais, como uma conversa cara a cara.

Embora seja difícil de acreditar, isso pode nos afetar a longo prazo, uma vez que aos poucos são perdidas as habilidades sociais exigidas fora dos espaços digitais. Nesse sentido, existem especialistas que garantem que as redes sociais podem promover comportamentos antissociais.

5. Interrompem o ciclo do sono

As redes sociais podem ser viciantes e constituir uma ameaça às suas horas de descanso. Embora seja verdade que existe uma relação entre a luz brilhante do celular e a interrupção do ciclo do sono, as redes também se tornam uma desvantagem quando se dá mais importância a uma conversa, interação ou navegação do que ao descanso.

Criança com celular no escuro
As telas são prejudiciais como hábito noturno, pois influenciam negativamente a qualidade do sono.

6. Deixam você mais sedentário

Para ser ativo nas redes sociais, você deve ser sedentário na vida real.  Nesses espaços, conhecer pessoas, interagir e conversar requer ficar sentado em um mesmo lugar por um longo período de tempo.

A má notícia é que passar mais de 70 minutos sentado todos os dias pode causar estragos em seu corpo e levar a um estilo de vida predominantemente sedentário.

7. Diminuem o desempenho escolar se forem usadas com muito frequência

Embora os alunos que usam as mídias sociais para discutir tópicos educacionais tendam a ter melhores notas, um estudo publicado na Educational Psychology Review mostrou que aqueles que utilizam o Instagram enquanto estudam ou fazem o dever de casa tendem a ter um desempenho pior.

O mesmo vale para aqueles que acessam seus perfis nas redes sociais, postam mensagens e fotos com frequência e passam muito tempo nesses espaços.

Porém, o resultado não é conclusivo, por isso é recomendável que os pais se interessem e intervenham no uso que seus filhos dão às redes sociais.

8. Podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais

Um estudo publicado no American Journal of Health Behavior descobriu que o uso das redes sociais está relacionado a uma maior probabilidade de depressão e ansiedade. Da mesma forma, acredita-se que, devido ao seu caráter viciante, elas podem desencadear comportamentos narcisistas, hiperativos e rebeldes.

9. Reduzem a produtividade

Assim como um bom uso das redes sociais pode melhorar nossa produtividade, um uso inadequado pode nos fazer perder muito tempo.

Em 2018, a média de tempo que um adulto gastava nas redes sociais por dia era de 142 minutos. Em 2019 passou para duas horas e meia, e em 2020 chegou a três horas. É mais tempo do que as pessoas gastam em outras atividades, como assistir TV, praticar esportes e fazer compras.

10. Deixam você exposto a golpes e roubo de identidade

Os golpes nas redes sociais são muito comuns. Por esse motivo, você deve estar atento a supostos prêmios, cupons de desconto, ofertas de emprego, oportunidades de negócios, pesquisas, doações e muito mais. Da mesma forma, tome cuidado com as ofertas de falsos recursos especiais, que incluem a alteração da cor e do estilo da plataforma.

Outro dos possíveis males presentes nas redes é o roubo de identidade. Muitas vezes isso é feito com fins lucrativos e está relacionado a crimes como golpes.  Se você for o objeto desses atos, deve denunciar imediatamente.

As vantagens e desvantagens das redes sociais dependem do uso que fazemos delas

Desde o seu surgimento no início do século, as redes sociais revolucionaram as comunicações. Como tudo, possuem aspectos vantajosos e outros nem tanto; porém, o importante é fazer um uso consciente desses espaços para aproveitá-los ao máximo e não ceder aos seus vícios.

Algumas das vantagens de maior destaque incluem a capacidade de se conectar com pessoas de todo o mundo, ser um meio de comunicação imediato, fornecer notícias em tempo real, ser uma fonte de inspiração para melhorar a saúde e oferecer inovação e versatilidade.

Em contrapartida, algumas das desvantagens das redes sociais são o fato de colocar em risco a privacidade, abrir a possibilidade de ser vítima de cyberbullying, pedofilia e sexting, interromper o ciclo do sono, desenvolver um estilo de vida sedentário e estar exposto a fraudes e roubo de identidade.

Pode interessar a você...
Crianças e redes sociais: quais são os perigos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Crianças e redes sociais: quais são os perigos

A interação entre crianças e redes sociais estão se tornando cada vez mais frequentes. Cabe aos pais supervisionar e controlar o seu uso.