Vantagens da faixa abdominal na gravidez

23 de maio de 2019
Uma faixa abdominal durante a gravidez ajudará a manter uma postura melhor e sentir mais estabilidade. Nesse sentido, ajudará a aliviar as dores nas costas que são típicas desta etapa.

Faixa maternal, faixa gestante, cinta abdominal para gestantes. Existem diversas denominações para esta faixa abdominal que se coloca durante os últimos meses de gravidez. Entretanto, você conhece seus benefícios? Neste artigo, mostramos a você 5 razões pelas quais você deveria usá-la.

Faixa abdominal durante a gravidez

A gestação é uma etapa muito especial na vida de qualquer mulher, não cabe a menor dúvida em relação a isso. Entretanto, ocasiona certas incomodidades. Aliás, à medida que vamos aumentando de peso e o ventre vai avolumando, aparecem determinadas moléstias.

Para isso, existem no mercado diversos produtos criados e destinados a aliviar estes inconvenientes. Entre eles, encontramos a faixa abdominal.

De qualquer maneira, você deve ter em conta que não é possível usar qualquer faixa ou cinta. Esta faixa abdominal para a gravidez está desenhada para a anatomia da gestante, assim que qualquer outra faixa comum não brindará os mesmos benefícios como por exemplo, a correção da postura. Aliás, poderia até ser contraproducente.

Vejamos então, quais seriam os benefícios para a gestante.

Benefícios da faixa abdominal

Ajuda a aliviar as dores nas costas

Gestante com dores nas costas

O peso da gestante e o deslocamento do centro de gravidade podem provocar mal-estar em diversas regiões do corpo: lombar, cervical, etc. Neste sentido, a faixa abdominal, que é ajustável, coloca-se apoiada na zona lombar e abaixo do ventre, firmemente, mas sem apertar.

Desta maneira, a faixa não exercerá nenhum tipo de pressão sobre o bebê e, aliás, ajudará a que a futura mamãe mantenha uma melhor postura prevenindo e aliviando assim as dores.

Leia também: 7 alongamentos para aliviar as dores nas costas

Adapta-se ao crescimento da barriga

Como são ajustáveis, estas faixas abdominais permitem um ajuste à medida que a barriga da mamãe vai aumentando de volume. Assim, você poderá utilizá-la de acordo com as suas necessidades em cada semana. Além disso, você também poderá continuar usando-a depois da gravidez.

Adapta-se aos seus movimentos

As faixas abdominais para as gestantes estão confeccionadas com tecidos elásticos e respiráveis que se adaptam a qualquer movimento. Mesmo ao caminhar ou sentar-se, não se nota nenhuma moléstia.

Além disso, como são realmente finas, brindam os benefícios que aliviam as dores, a postura e a estabilidade sem que sejam notadas através da roupa.

As faixas abdominais ajudam a caminhar melhor

A faixa abdominal ajuda a gestante a caminhar

O crescimento da barriguinha da gestante durante as últimas semanas ocasiona outros problemas. Não somente se trata da postura em si, mas também de que as atividades tão simples como caminhar, podem ficar mais complicadas e pesadas.

O deslocamento do centro de gravidade no corpo da gestante a obriga a arquear as costas para manter o equilíbrio enquanto caminha. Por esta razão, a faixa abdominal está desenhada para facilitar uma melhor postura da gestante enquanto caminha, apoiando a zona lombar para maior estabilidade.

Fácil de colocar e de tirar

Não se trata de presilhas ou botões complicados. Ao contrário, é uma faixa que se ajusta ao corpo em cada momento e abre e fecha através de velcro.

Não deixe de ler também: 8 dicas de como dormir bem na gravidez

Mitos sobre as faixas abdominais

Estrias durante a gravidez

Existem alguns mitos relacionados a estas faixas abdominais. Existe, por exemplo, a crença de que ajudam a evitar o surgimento de estrias. Entretanto, esta afirmação é falsa. Para este caso, o melhor é utilizar cremes específicos ou outros remédios tópicos.

Mas veja bem. Mesmo que os cremes sejam de uso local você deve consultar o seu médico. Alguns ingredientes são absorvidos pela pele e podem afetar a saúde do seu bebê.

Por outro lado, também está o mito de que as faixas abdominais podem moldar a figura da gestante durante as últimas semanas. Neste caso também, temos a falsa crença sem confirmação científica. O corpo da gestante se modificará conforme a natureza, para ir adaptando-se ao pequeno ser dentro de seu corpo.

Precauções com o uso da faixa abdominal na gestação

Em primeiro lugar, você deve consultar seu médico sobre o uso da faixa abdominal antes de começar a usá-la. Apesar de que seus benefícios são muitos, o uso excessivo poderia provocar a perda do tônus muscular, o qual é indispensável.

Por outro lado, na hora de colocá-la, siga as instruções detalhadas. Aliás, lembre de que seu objetivo é suster e não pressionar. Por isso, não a ajuste demasiado.

  • Ho SS et al. “Effectiveness of maternity support belts in reducing low back pain during pregnancy: a review”, J Clin Nurs. 2009 Jun;18(11):1523-32. doi: 10.1111/j.1365-2702.2008.02749.x.
  • Natasha AMS Flack et al. “Adherence, tolerance and effectiveness of two different pelvic support belts as a treatment for pregnancy-related symphyseal pain – a pilot randomized trial”, BMC Pregnancy and Childbirth 201515:36
  • Pavelas Zachovajevas et al., “PHYSICAL THERAPY AND MATERNITY SUPPORT GARMENT: INFLUENCE ON CORE STABILITY AND LOW BACK PAIN DURING PREGNANCY AND AFTER DELIVERY”, UGDYMAS  KŪNO KULTŪRA  SPORTAS Nr. 3 (86); 2012; 99–106; BIOMEDICINOS MOKSLAI . https://www.lsu.lt/sites/default/files/dokuumentai/mokslas/zurnalas_ugdymas/kuno_kultura_386_2012_10_04.pdf#page=101