Valina: como intervém no aumento da massa muscular?

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo não consegue sintetizar sozinho. Vamos falar sobre a importância de um deles: a valina.
Valina: como intervém no aumento da massa muscular?

Última atualização: 30 julho, 2022

A valina é um dos aminoácidos necessários para estimular o aumento da massa muscular. Esses elementos são constituintes das proteínas e muitos deles são essenciais, ou seja, o corpo não pode gerá-los sozinho. É o caso da valina.

Antes de começar, é fundamental notar que as proteínas podem ser classificadas em dois tipos, dependendo de sua origem. Por um lado temos as de origem animal, de alto valor biológico. Por outro lado, existem as de origem vegetal, de baixo valor biológico.

Importância da valina

Por vezes fala-se da necessidade de garantir a ingestão de BCAA’s ou aminoácidos de cadeia ramificada para consolidar o crescimento muscular. Estes são valina, leucina e isoleucina.

É verdade que a leucina é a única capaz de estimular a via mTor do metabolismo, que é a mais anabólica. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Nature. Agora, não é o único ponto importante no processo.

E é que a valina intervém diretamente no processo de formação muscular, garantindo assim um balanço nitrogenado positivo e o reparo correto do tecido. Este processo é crítico para que a massa magra se adapte após o estímulo físico. Inclusive a valina pode ser usada em algum momento para a síntese de energia, embora isso nem sempre seja recomendado se for para promover a hipertrofia.

Quando se trata de obter bons resultados, não basta garantir o consumo deste aminoácido. O decisivo é poder cobrir as necessidades diárias de proteína. De acordo com um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, elas estão acima de 1,4 gramas de proteína por quilo de peso por dia em pessoas que se exercitam.

Até com 2 gramas por quilo de peso corporal por dia se podem experimentar benefícios de síntese de proteínas endógenas. Acima dessa quantidade geralmente não há melhora na maioria dos casos, então não faz sentido aumentar a dose.

Suplementação de valina para hipertrofia muscular.
Verificar se os suplementos proteicos que utilizamos possuem valina é uma forma de ter certeza de que haverá um estímulo para a hipertrofia muscular.

Estratégias para promover o aumento da massa muscular

Quando falamos de hipertrofia, não devemos nos concentrar apenas na contribuição da valina ou leucina, mas existem certas chaves que devem ser levadas em consideração para obter bons resultados. Já discutimos a importância de uma boa ingestão de proteínas, mas os carboidratos também não devem ser subestimados. A glicose é outro dos grandes ativadores da via mTor, segundo artigo publicado no International Journal of Molecular Sciences.

Por outro lado, o fato de garantir um excedente energético entre 250 e 500 calorias por dia será decisivo. O excesso de energia deve existir para que o tecido seja construído.

Caso contrário, os esforços serão em vão na maioria dos casos. Da mesma forma, será necessário fornecer um estímulo mecânico suficiente, garantindo a progressão em termos de intensidade dos exercícios.

Também não podemos esquecer certos suplementos que geram uma ajuda eficiente. Um exemplo seria a creatina. O HMB também pode ajudar, exercendo uma sinergia interessante com a própria creatina quando se trata de aumentar os valores de força e estimular o crescimento de tecido magro.

Tudo isso deve ser combinado com um descanso adequado. E é que durante a noite os processos de recuperação e adaptação são estimulados.

Também se conseguirá reduzir a concentração de metabólitos tóxicos que foram gerados durante o dia. Serão necessárias pelo menos 7 ou 8 horas de sono de qualidade, ativando ao máximo a síntese de hormônios com caráter anabólico.

Exercícios para aumentar a massa muscular.
Se o exercício realizado não realizar um estímulo mecânico ótimo, não haverá crescimento de massa muscular.

Valina: um aminoácido essencial para o aumento da massa muscular

A valina é um dos aminoácidos essenciais que é especialmente importante no crescimento da massa muscular. É crucial que apareça na orientação diária em quantidades suficientes.

Para isso, será necessário garantir o consumo de alimentos  e produtos como grãos integrais e leguminosas. A suplementação de BCAAs pode ser considerada.

Agora, tenha em mente que o processo de hipertrofia nem sempre é fácil e leva algum tempo. Será necessário promover uma série de hábitos em conjunto para alcançar bons resultados ao longo das semanas.

Por exemplo, se o treinamento não for bem programado, os benefícios podem ser limitados. Mesmo uma deficiência de vitamina D pode diminuir os resultados. Recomendamos que você procure aconselhamento especializado.

Pode interessar a você...
Guisado de grão de bico com espinafre
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Guisado de grão de bico com espinafre

O guisado de grão de bico com espinafre é uma maneira de combinar leguminosas e vegetais em um prato ideal para os dias de inverno.



  • Chen, J., Ou, Y., Luo, R., Wang, J., Wang, D., Guan, J., Li, Y., Xia, P., Chen, P. R., & Liu, Y. (2021). SAR1B senses leucine levels to regulate mTORC1 signalling. Nature596(7871), 281–284. https://doi.org/10.1038/s41586-021-03768-w
  • Jäger, R., Kerksick, C. M., Campbell, B. I., Cribb, P. J., Wells, S. D., Skwiat, T. M., Purpura, M., Ziegenfuss, T. N., Ferrando, A. A., Arent, S. M., Smith-Ryan, A. E., Stout, J. R., Arciero, P. J., Ormsbee, M. J., Taylor, L. W., Wilborn, C. D., Kalman, D. S., Kreider, R. B., Willoughby, D. S., Hoffman, J. R., … Antonio, J. (2017). International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition14, 20. https://doi.org/10.1186/s12970-017-0177-8
  • Mao, Z., & Zhang, W. (2018). Role of mTOR in Glucose and Lipid Metabolism. International journal of molecular sciences19(7), 2043. https://doi.org/10.3390/ijms19072043