Usos da pasta de dente para limpar a casa

22 de julho de 2019
Graças a sua textura e componentes, a pasta de dentes pode ser muito efetiva para eliminar manchas do tapete ou marcas na mesa de madeira.

Quando limpamos a casa queremos que o esforço que depositamos nessa atividade seja recompensado. Existem uma infinidade de truques e receitas caseiras que ajudam a limpar de forma eficaz e ecológica os objetos de casa. Nesse caso, falaremos das aplicações da pasta de dente para a limpeza da casa; trata-se de um produto habitual muito útil para deixar tudo impecável. A pasta de dente tem muitos usos, principalmente para limpar objetos cotidianos.

Usos da pasta de dente para limpar a casa

Sem dúvida, a pasta de dente não pode faltar em casa, já que a utilizamos diariamente para o cuidado e higiene dos dentes e gengivas. A higiene dental é importantíssima, assim como a limpeza da casa. Por isso, contamos como pode usá-la para limpar de forma inteligente e prática e retirar a sujeira de cada canto da casa.

Leia também este artigo: Como limpar o forno: 5 métodos

Limpar os sapatos

Em primeiro lugar, deve limpar com uma escova as solas dos sapatos e a zona de borracha, seja escura ou branca. É necessário retirar a primeira camada de sujeira com água e sabão até que comece a se ver mais limpa.

Em seguida, seque com um pano limpo para depois aplicar uma camada de pasta de dente com ajuda dos dedos. Com uma escova pequena, esfregue com força durante dois minutos, deixe a pasta repousar por mais 5 minutos e depois retire o excesso com um pano úmido.

Retirar as manchas dos tapetes

Caso tenha percebido uma grande mancha no tapete e não sabe de quando é, não se preocupe: pode retirá-la com eficácia se utilizar sua própria pasta de dentes.

Para eliminá-la, aplique por cima da área afetada um pouco da pasta e esfregue com uma escova até que a mancha desapareça; verá que é mais simples do que pensa. Se considerar necessário, pode usar um pouco de água morna para que a mancha seja eliminada com mais facilidade.

Pasta de dentes para limpar superfícies

Um dos elementos que mais se sujam diariamente são as telas de nossos telefones celulares, que é talvez o objeto que mais horas utilizamos no dia. Aplique um pouco de pasta em uma haste de algodão e esfregue com movimentos circulares até que a superfície e a tela brilhem como se tivesse acabado de comprar.

  • A pasta de dentes também é efetiva para as lentes de nossos velhos óculos de mergulho ou para os faróis do carro.
  • Nesse último caso, precisará da ajuda de uma escova para eliminar as sujeiras encrustadas.

Remover as marcas do carro

Quem nunca bateu ou fez um arranhão no carro? É inevitável que, com o tempo, apareçam marcas na carroceria do automóvel. Caso queira vê-lo brilhar novamente e não quer procurar um mecânico, poderá usar as propriedades da pasta de dente para limpar.

  • Ainda que não solucione as marcas profundas, é sim eficaz para aquelas mais superficiais feitas pelo atrito.

É bom para manter as unhas limpas

Caso tenha esquecido de retirar o esmalte poderá usar um pouco de pasta dentífrica. Isso porque esta tem propriedades antimanchas que são muito úteis nestes casos.

  • Aplique um pouco da pasta nas unhas e massageie até retirar o esmalte. É uma forma prática e muito simples para eliminá-lo sempre que se veja em apuros.

Devolver a cor branca das teclas do piano

Até que faz sentido que a pasta de dentes ajude a recuperar o branco das teclas do piano. Estas são feitas normalmente de marfim, o mesmo componente dos dentes.

Aplique um pouco sobre a superfície das teclas e, com delicadeza, esfregue uma a uma até que veja que recuperem seu branco natural e original. Em seguida, limpe o excesso com um pano suave e úmido.

Pasta de dente para limpar as joias facilmente

Pode voltar a usar suas joias brilhantes novamente, uma vez que as tenha limpado com a pasta. Deixará os objetos perfeitos, brilhantes e como novas sem nenhuma imperfeição.

  • Da mesma forma, pode-se utilizar pasta de dentes para limpar elementos de ouro ou prata; como correntes, anéis, pingentes e todo o faqueiro.

Descubra ademais: Aprenda a limpar a sujeira acumulada nos utensílios de cozinha com ingredientes naturais

Eliminar as manchas de queimado do ferro de passar-roupas ou da grelha

A pasta de dentes é boa para eliminar as manchas produzidas por uma queimadura no ferro ou na grelha. Tente utilizar um pouco de pasta para limpar a área; esfregue com uma escova suave que não danifique o metal e comprovará que a mancha será eliminada paulatinamente.

Este simples truque também pode servir para que as bases de sua grelha fiquem perfeita novamente.

Retirar as manchas das paredes

Ainda que soe estranho, poderá remover as incômodas manchas da parede e sem deixar outras. Caso tenha filhos em casa e estes tenham se excedido em sua criatividade e tenham pintado as paredes, poderá retirar essas manchas e pinturas com a pasta de dentes.

  • Aplique um pouco de pasta sobre a área e esfregue suavemente até que desapareça por completo.

Eliminar as marcas de copos nas mesas de madeira

Pasta de dente para limpar sapatos

Quando reunimos toda a família ao redor de nossa mesa, é possível encontrar no dia seguinte muitas manchas indesejáveis, entre as quais se encontram as marcas dos copos.

  • Caso queira recuperar o aspecto da madeira de sua mesa, aplique uma camada fina sobre as manchas. Massageie até que toda a pasta penetre em seu interior.

Como usar a pasta de dente para limpar

Seja qual for a superfície que deseje limpar, deverá considerar um procedimento para que o resultado seja perfeito:

  • Em primeiro lugar, deverá limpar a superfície com um pano seco, eliminar o pó e a sujeira mais densa.
  • Com ajuda de um pano ou uma escova que somente irá utilizar para a limpeza, esfregue a superfície até que a pasta tenha sido absorvida.
  • Tem que deixar secar e agir durante alguns minutos.
  • Caso tenha ficado esbranquiçado, poderá remover o excesso de pasta com um pano úmido.

Como pode comprovar, é muito prático ter sempre em mãos a pasta de dente para limpar. Além de seu uso original, ainda é capaz de clarear as peças do piano, entre outras coisas.

Em conclusão, não há nada melhor do que usar coisas cotidianas para melhorar a limpeza em casa. E você? Quais truques utiliza?