Você conhece os usos da esponja mágica?

Se lhe dissessem que existe um objeto capaz de apagar quase qualquer sujeira, você iria querer ter um? Depois de ler este artigo, você certamente vai querer comprar uma esponja mágica.
Você conhece os usos da esponja mágica?

Última atualização: 22 Julho, 2021

As esponjas mágicas são esponjas brancas, feitas de melamina, capazes de eliminar manchas difíceis de remover com outros produtos de limpeza, tais como água, sabão e até mesmo alvejante. No entanto, este produto possui características específicas que você deve conhecer; é por isso que vamos mostrar os usos da esponja mágica e o procedimento para utilizá-la.

Trata-se de um produto abrasivo, ou seja, que funciona através da fricção. É por isso que ela é capaz de limpar superfícies que outros produtos não conseguem.

Na verdade, o seu funcionamento é semelhante ao de uma lixa, porém muito mais sutil. Não é recomendável aplicá-la em objetos delicados ou todos os dias, pois isso poderia desgastar os materiais excessivamente.

Embora a melamina tenha sido questionada quanto à sua segurança, em geral trata-se de um material autorizado para uso humano. Efeitos adversos foram encontrados, principalmente, em objetos que são colocados no micro-ondas. A este respeito, organizações como a Safe Work Australia afirmam que a esponja mágica é segura e não causa efeitos colaterais.

12 usos diferentes da esponja mágica

Há diversos usos para a esponja mágica. Afinal, é por isso que ela é conhecida como mágica. Embora, depois de experimentá-la, exista a tentação de usá-la em todas as superfícies, o melhor é testar com cuidado e experimentar onde ela funciona melhor.

A Procter and Gamble observa que, embora não cause efeitos colaterais, ela não deve ser usada na pele e não deve ser deixada ao alcance de crianças ou animais de estimação que possam ingeri-la.

Agora sim: conheça 12 usos da esponja mágica com eficácia comprovada.

1. Remover manchas das paredes

Se você tem filhos com habilidades artísticas, certamente já teve que enfrentar a tarefa de limpar as paredes e apagar os riscos de giz de cera e lápis de cor. A esponja mágica é uma grande aliada nesses casos.

Além disso, ela também ajuda a remover manchas de sujeira das paredes, tais como marcas deixadas por mãos sujas, gordura, maquiagem ou marcas de sapatos. No entanto, isso só deve ser feito em paredes brancas, pois no caso das cores escuras, a cor pode ficar desbotada.

Limpar parede riscada

2. Tirar manchas de xícaras de café

Com o tempo, as xícaras nas quais servimos chá ou café ficam com o fundo manchado. É quase impossível se livrar dessas marcas com sabão e esponja.

Porém, ao usar a esponja mágica, é possível limpá-las e deixá-las como se fossem novas. No entanto, é bom lavá-las muito bem após realizar o processo a fim de remover quaisquer partículas que possam ter permanecido.

3. Polir a bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte, um objeto de diversão ou uma forma útil e popular de praticar esportes. No entanto, ela se suja facilmente ao praticar mountain bike, pedalar em áreas rurais ou quando é deixada ao ar livre.

Além disso, com o uso frequente, ela se deteriora e perde o brilho. No entanto, a manutenção ocasional com uma esponja mágica restaura o seu brilho inicial.

4. Deixar os tênis como novos

Se você já comprou tênis do tipo All Star ou com ponta de borracha, você sabe como é difícil mantê-los limpos e brancos. No entanto, a esponja mágica permite remover as manchas difíceis e deixar os tênis como novos. Basta umedecê-la levemente e esfregar com insistência.

5. Deixar as torneiras brilhando

As torneiras geralmente perdem o brilho com o tempo. Além disso, nos banheiros, é comum que fiquem com calcário acumulado. Isso deixa as áreas de lavar as mãos, roupas e louças com um aspecto desagradável.

No entanto, a esponja mágica permite limpar os restos de calcário ou sujeira e recuperar o brilho das torneiras. Ela deve ser aplicada principalmente em torneiras antigas, pois é abrasiva.

6. Limpar as janelas

Com o passar dos anos, vidros e espelhos ficam com manchas difíceis de remover. Se você já tentou todos os truques para limpar os vidros sem sucesso, a esponja mágica certamente vai funcionar.

Lembre-se, no entanto, de que ela removerá uma fina camada do vidro ou espelho. Portanto, você deve usá-la com cuidado.

7. Remover manchas do chão

Os pisos, especialmente os de cores claras, costumam ficar manchados com o tempo e o uso, especialmente em áreas como a cozinha, onde são derrubados diferentes alimentos.

Além disso, os rejuntes ficam cinzentos ou amarelados. Com a esponja mágica, é possível remover essas manchas e deixar os rejuntes brancos novamente.

8. Remover manchas de esmalte ou tinta

Um acidente com tintura de cabelo ou esmalte é algo muito comum. Isso mancha roupas, pisos e móveis de banheiro.

O problema ocorre quando não percebemos até que tenham se passado várias horas e a acetona não é mais tão eficaz. Com a esponja mágica, é possível remover essas manchas com facilidade.

9. Remover a ferrugem dos metais

Os metais podem enferrujar com a umidade e o passar dos anos. Essa ferrugem geralmente é muito difícil de remover.

Porém, ao esfregar a esponja mágica, é possível removê-la e dar vida nova aos metais. A vantagem é que ela é muito fácil de manusear e pode ser ajustada para alcançar áreas pequenas.

10. Remover excrementos de pássaros

Os pássaros deixam excrementos por toda parte, seja no quintal, no capô do carro ou nas janelas de uma casa. O problema ocorre quando esses excrementos secam e ficam difíceis de remover.

Ao esfregar a esponja mágica algumas vezes, é possível limpar os excrementos das superfícies. É importante que esta esponja seja descartada posteriormente ou seja usada apenas para essa finalidade.

11. Limpar móveis de couro branco

Se um móvel de couro branco estiver com uma mancha que você não consegue remover com outro método, você pode optar por usar a esponja mágica. No entanto, tenha muito cuidado para não desgastar o tecido excessivamente.

12. Embelezar móveis externos

Os móveis usados ​​em pátios e terraços ficam cheios de sujeira porque estão expostos ao ambiente, ao sol e à chuva. A esponja mágica é uma ferramenta para fazer uma manutenção periódica desses móveis, para que não se deteriorem tão rapidamente.

Água corrente

Como a esponja mágica deve ser usada?

A esponja mágica é muito fácil de usar porque não é necessário nenhum outro produto. Às vezes, é necessário um pouco de água para que ela funcione melhor na superfície, como é o caso das paredes.

Caso contrário, basta esfregar contra a superfície que você quiser limpar. A intensidade da fricção depende do tipo de mancha. A esponja não suporta muitos usos. No entanto, ela é barata e podemos ter várias delas em casa.

O primeiro passo a ser seguido para usar a esponja mágica é fazer um pequeno teste na superfície que se quer limpar. Uma vez que ela tem um efeito semelhante ao de uma lixa, pode danificar as superfícies e, por isso, é melhor prevenir. As superfícies menos resistentes são aquelas com acabamentos brilhantes.

Use a esponja mágica com cuidado

Conforme você leu neste artigo, há muitos usos para a esponja mágica. Porém, por ser abrasiva e remover uma pequena camada da superfície, é necessário utilizá-la com cuidado.

Não recomendamos o seu uso em telas de aparelhos eletrônicostais como computadores, televisores ou telefones celulares. Da mesma forma, é preciso evitar o seu uso para limpar o teclado do computador, pois isso apagaria os números e as letras.

Além disso, não a use em panelas com Teflon. Evite usá-la para limpar e polir as joias, pois isso pode arranhá-las.

Embora seja usada com frequência por algumas pessoas para apagar arranhões dos carros, também é preciso ter cuidado com esse procedimento para não causar danos piores.

Pode interessar a você...
5 receitas para fazer um detergente para lavar a louça caseiro
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 receitas para fazer um detergente para lavar a louça caseiro

Ter um detergente lava-louças caseiro pode ser uma ótima opção para limpar a casa, sem danificar o meio ambiente e ademais, economizar.