11 usos alternativos que podemos dar ao óleo para bebês
O óleo para bebês é um produto muito famoso em todo o mundo. É frequentemente usado com a finalidade de hidratar suavemente a delicada pele dos recém nascidos.
Trata-se de um óleo mineral perfumado, com um odor suave e que pode ser aplicado em todos os tipos de pele a fim de deixá-las suaves e umedecidas.
De uma forma ou de outra, a maioria das pessoas está familiarizada com ele, e ainda que muitos não tenham filhos sempre encontramos usos para esse produto em casa.
É que, apesar de ser desenvolvido para bebês, sua versatilidade e textura permitem aproveitá-lo com outras finalidades, em casa e em tratamentos de beleza, por exemplo.
Como sabemos que muitos desconhecem quais são estes usos alternativos, compartilharemos aqui 11 deles que, aliás, são muito interessantes.
1. Remover a maquiagem com óleo para bebês
O rímel e outros produtos cosméticos para os olhos costumam estar carregados de compostos químicos que tornam difícil sua posterior eliminação.
Assim, para eliminá-los em dois passos, esfregue um pouco de óleo para bebê com as pontas dos dedos na região desejada e depois remova tudo com um lenço úmido.
Não se esqueça de ler: 5 hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais
2. Tirar chiclete grudado no cabelo
Parece impossível tirar aquele chiclete que, por acidente, grudou no cabelo. Entretanto, para não precisar cortar a porção afetada, vale a pena esfregá-la com uma quantidade generosa de óleo para bebês e deixar repousar para depois tirar.
Este simples truque suavizará o cabelo e fará com que o chiclete deslize, assim não será necessário recorrer a medidas extremas.
3. Depilação
Não tem creme de barbear? Sem problemas! Espalhe uma boa quantidade de óleo para bebês na pele e, em seguida, passe a lâmina.
Ele ajudará a evitar possíveis irritações ou pelos encravados, já que possui propriedades protetoras e hidratantes Além disso, deixará a pele muito mais suave.
4. Prevenir as estrias
No último trimestre da gravidez, a pele tende a esticar um pouco mais e causa uma coceira incômoda que, eventualmente, se reflete em estrias.
Sendo assim, para sentir um alívio rápido, esfregue uma boa quantidade de óleo para bebês e deixe que a pele o absorva. Isso porque seu uso diário mantém o abdômen hidratado e reduz o desenvolvimento de estrias.
5. Eliminar a cera do ouvido
Os cotonetes são desaconselhados como ferramentas para eliminar o excesso de cera. Então, para desempenhar essa simples tarefa, pegue duas gotas de óleo para bebês e aplique-as no canal auditivo. Repita a aplicação durante dois dias para que a cera amoleça.
6. Deixar a madeira brilhando
Como acontece com outros tipos de óleos, o usado para bebês é um grande aliado para ressaltar o brilho de todos os móveis de madeira.
Dessa forma, basta aplicar uma pequena quantidade e depois passar um pano limpo nos móveis desejados para distribuir bem o óleo por toda a superfície.
7. Hidratante labial
Se a pele dos seus lábios parece ressecada e rachada, pegue uma pequena colher de sopa de óleo para bebês e espalhe nos lábios com massagens suaves.
Sem dúvida, este truque simples funciona como alternativa aos hidratantes comerciais geralmente caros que encontramos no mercado.
Leia também: Como fazer um protetor labial caseiro
8. Melhora o gel de banho
Se acaso você quiser melhorar os efeitos do seu gel de banho, adicione algumas gotas deste óleo e agite bem. Depois de aplicar na pele, você a sentirá muito mais suave e hidratada.
9. Lubrificante para as dobradiças das portas
Já não é preciso comprar lubrificantes comerciais para tirar o rangido e o rigor das dobradiças velhas das portas.
Ou seja, se você adicionar um pouco de óleo para bebês, poderá restaurá-las para que funcionem com perfeição novamente.
10. Creme hidratante para as unhas
Depois de ir à manicure, aplique um pouco deste óleo nas cutículas e unhas a fim de proporcionar hidratação. Esse óleo é bom, pois suas propriedades evitam a sensibilidade aos esmaltes e o ressecamento da pele que as rodeia.
11. Hidratar os pés rachados
O ressecamento e as rachaduras na pele dos pés são casos muito comuns e, às vezes, bastante dolorosos. Assim, para acelerar sua recuperação, mergulhe os pés em água morna, esfregue-os com uma pedra pomes e depois cubra-os com uma fina camada do óleo.
Repita o tratamento todas as noites e em questão de dias verá os pés mais saudáveis e renovados.
Você ainda limita os usos do óleo para bebês? Então, agora que você já sabe que pode dar outras utilidades a ele, não hesite em transformá-lo na solução para muitas das tarefas que desempenha em casa. É muito saudável e econômico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gómez MD, Mateu HF, Álvarez DH, Ibis R, Meneau RHT. “OLEOMASAJE” un aceite ozonizado para masajes corporales. Revista CENIC. Ciencias Biológicas 2005; 36. Available at: http://www.redalyc.org/service/redalyc/downloadPdf/1812/181220525006/1. Accessed 12/23, 2018.
- Carreras M. Las estrías y su prevención. Matronas Profesión 2007; 8 (1): 20-22. Available at: http://www.federacion-matronas.org/wp-content/uploads/2018/01/vol8n1pag20-22.pdf. Accessed 12/23, 2018.
- Zenz G, Wagner E. Masaje para bebés y niños pequeños. Madrid: Edaf; 1996. Available at: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=NurBqkRvyOsC&oi=fnd&pg=PA13&dq=aceite+para+beb%C3%A9s&ots=DPy2ZXsiVG&sig=zfZNTMo08gEb4y2YhojxhfR0XQM#v=onepage&q=aceite%20para%20beb%C3%A9s&f=false. Accessed 12/23, 2018.