Preparação caseira para retirar as unhas amareladas

As unhas amareladas podem aparecer por diversos motivos. Mas as propriedades dos ingredientes nesta preparação caseira irão restaurar seu tom natural.
Preparação caseira para retirar as unhas amareladas

Última atualização: 20 Maio, 2021

As unhas amareladas dão um aspecto desagradável ao nosso visual. Ter as mãos bem cuidadas, com unhas limpas e saudáveis, é sinônimo de bons hábitos. Assim sendo, desta vez vamos te ensinar a como eliminar a aparência amarelada das unhas, através de um preparo caseiro.

Ir ao dermatologista ou podólogo é a melhor alternativa. Mas se você quiser encontrar uma boa solução para um caso específico, a verdade é que não tem segredo. Esses remédios naturais, combinados com exercícios e uma boa alimentação, irão manter suas unhas em perfeitas condições.

O que causa as unhas amareladas?

O que causa?
As infecções fúngicas costumam causar unhas amareladas.

Pode-se pensar que essa cor amarelada é o produto apenas dos esmaltes usados ​​para pintá-las, mas os desequilíbrios na saúde também ocasionam esse problema.

É importante saber quais são as doenças que se manifestam através desse sintoma. Entre eles, a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV) destaca o seguinte:

  • Déficit nutricional: a carência de nutrientes leva a ter unhas amareladas. Ter baixos níveis de proteínas, minerais e vitaminas é prejudicial para a saúde. Por exemplo, é vital garantir que na alimentação diária sejam incluídas as vitaminas A e B, o cálcio, o ferro, e o zinco.
  • Fungos: em qualquer lugar público ou por meio de outra pessoa, você pode se infectar com um. Os fungos entram por rachaduras microscópicas; espalhando-se pelas unhas. Para evitá-los, é preciso cuidar bem dos pés e das mãos, principalmente nos locais mais úmidos (piscinas e academias).
  • Outros: os distúrbios que se revelam com a coloração amarela das unhas são variados, incluindo estresse, psoríase, má alimentação ou mau funcionamento do fígado.

Como remover esse desagradável aspecto das unhas amareladas

A primeira dica é enfrentar o dia a dia com calma. Feito isso, dê o próximo passo, deixando para trás os maus hábitos como o fumo, o uso de esmaltes velhos, a aplicação de unhas postiças e gel ou o uso de sapatos fechados.

Nesta linha de cuidado, também existem 3 aliados naturais que o ajudarão nesta tarefa. Com cada um deles você poderá criar um remédio natural diferente em casa, obtendo várias opções rápidas e eficazes, tudo ao seu gosto.

1. Limão

De acordo com um artigo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Islâmica de Omdurman, o limão contém enzimas com propriedades para branquear superfícies. Por isso, é utilizado em produtos de limpeza, pois ajuda a eliminar gorduras e maus odores.

Além disso, também se caracteriza por ser antisséptico e antifúngico.

Preparação e aplicação

  • Para usar, basta passar um pedaço de limão nas unhas. Se causar queimação ou dor, use uma bola de algodão ou cotonete. Depois de aplicado, deixe o líquido agir por 15 minutos e retire com água morna.
  • Outra opção é mergulhar os pés no suco de limão por 10-15 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova de cerdas macias, enxágue com água e aplique hidratante para evitar que a pele ressequeCom isso, você ajudará a eliminar o amarelado enquanto clareia.

2. Vinagre branco ou vinagre de maçã

Além de tirar o tom amarelado das unhas, o vinagre vai fazer com que elas cresçam melhor e mais saudáveis.

E, como aconteceu com o limão, um estudo publicado em 2014 pelo Jornal de Dermatologia e Venereologia de Hong Kong também mostrou que ele tem propriedades antifúngicas. Portanto, se as manchas forem devido ao desenvolvimento de um fungo, o vinagre vai diminuir o escurecimento dessa área.

Preparação e aplicação

  • Coloque em uma tigela água morna e vinagre de maçã ou branco na mesma proporção.
  • Em seguida, insira suas mãos ou pés, deixando-os de molho por cerca de 15 a 20 minutos. Massageie as unhas, limpe com uma toalha e… pronto! Repita o tratamento duas vezes por semana por pelo menos um mês.

3. Bicarbonato de sódio

Como a pesquisa realizada por Diana Carolina Moreta Velasco (Universidade de Babahoyo) deixa claroé um dos melhores alvejantes que a Mãe Natureza já nos forneceu. Além disso, é um excelente esfoliante, por isso ajudará a remover todas as impurezas das mãos e dos pés.

Preparação e aplicação

  • Primeiro, misture o bicarbonato de sódio com um pouco de líquido para transformá-lo em uma pasta para que você possa aplicá-lo bem.
  • Para o preparo caseiro, misture em uma tigela uma colher de sopa de azeite, o suco de um limão e o bicarbonato de sódio.
  • Em seguida, esfregue o preparo nas unhas com um pincel e deixe por 10 minutos. Decorrido o tempo, retire com água. Repita este procedimento duas vezes por semana até que não haja mais vestígios das manchas.

Mistura dos 3 ingredientes: preparação caseira para unhas amareladas

Mistura de ingredientes
Esta substância é excelente para utilizar em remédios naturais.

Uma vez explicadas as propriedades dos 3 ingredientes anteriores, se desejar, você pode combiná-los entre si para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Para isso, apresentaremos a seguir um preparo caseiro, fácil e simples de fazer. Você tem coragem de experimentar? 

Ingredientes da preparação para remover unhas amareladas

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (9 gramas).
  • ½ colher de sopa de azeite (7,5 mililitros).
  • ½ colher de sopa de vinagre branco (7,5 mililitros).
  • O suco de dois limões.

Preparação e aplicação

  • Primeiro, misture os ingredientes em uma tigela até obter uma pasta arenosa. Isso ajudará você a esfoliar e clarear a área.
  • Em seguida, com um pincel de cerdas macias, aplique a mistura nas unhas, fazendo pequenos movimentos circulares. Deixe o creme descansar por 15 minutos e mexa com água.
  • Finalmente, aplique um hidratante ou um pouco de óleo cosmético para evitar o ressecamento da pele. Repita o procedimento até que a cor amarelada seja removida.

A preparação caseira é eficaz para eliminar completamente as unhas amareladas?

Essas preparações devem ser usadas com cautela. Por serem ingredientes naturais, podem gerar efeitos adversos. Portanto, faça um pequeno teste antes de usar os produtos na pele.

Na dúvida, o ideal é procurar um especialista para fazer um diagnóstico preciso. Ele indicará a causa exata das unhas amareladas (descartando qualquer problema de saúde) e lhe dará um tratamento se necessário.

Pode interessar a você...
5 tratamentos caseiros para acelerar o crescimento das unhas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 tratamentos caseiros para acelerar o crescimento das unhas

Se você quer acelerar o crescimento das unhas, pode usar alguns tratamentos naturais que ajudam a nutri-las e fortalecê-las. Experimente!

 



  • Academia Española de Dermatología y Venereología (2013). Todo sobre las uñas. Consultado el 15/09/2020, online en: https://aedv.es/comunicacion/notas-de-prensa/todo-sobre-las-unas/
  • Ahmed Hassan H. Arbab (M.Pharm) & Mahmoud Mudawi Eltahir (PhD). Review on Skin Whitening Agents. Khartoum Pharmacy Journal Vol. 13 No. 1 June. 2010. Faculty of Pharmacy, Omdurman Islamic University. Consultado el 15/09/2020, online en: https://www.academia.edu/33518033/Review_on_Skin_Whitening_Agents?auto=download
  • Moreta Velasco, Diana Carolina (2017). Técnicas de manicure – pedicure y su incidencia en el aprendizaje de belleza de las Estudiantes del Centro de Formacion Artesanal Rene del Canton Milagro, Provincia del Guayas. Babahoyo : UTB, 2017. http://dspace.utb.edu.ec/handle/49000/4266
  • Jing L, Lei Z, Li L, et al. Antifungal Activity of Citrus Essential Oils. J Agric Food Chem. 2014;62(14):3011-3033. doi:10.1021/jf5006148
  • YY Cheung , SHC Lee , M Hui , TNM Luk. Effect of pH on fungal growth: problems with using vinegar (5% acetic acid) in treating superficial fungal infections. Hong Kong J. Dermatol. Venereol. (2014) 22, 57-64. Consultado el 15/09/2020, online en: http://medcomhk.com/hkdvb/details.asp?id=647&show=1234
  • Rendon MI, Gaviria JI. Review of skin-lightening agents. Dermatol Surg. 2005;31(7 Pt 2):886-889. doi:10.1111/j.1524-4725.2005.31736