Unhas amareladas? Confira essa solução caseira!

· 18 de fevereiro de 2019
Embora o aspecto amarelado das unhas possa se dever a diferentes fatores, graças às propriedades dos ingredientes deste preparo caseiro conseguiremos devolver sua tonalidade natural.

As unhas amareladas dão um aspecto desagradável ao nosso visual. Ter as mãos bem cuidadas, com unhas limpas e saudáveis, é sinônimo de bons hábitos. Assim sendo, desta vez vamos ensinar-lhe como eliminar a aparência amarelada das unhas, através de um preparo caseiro.

Não há nenhum segredo. São preparações naturais que, acompanhadas de bons hábitos, manterão ótimo o estado das unhas.

O que causa as unhas amareladas?

Pode-se pensar que essa cor amarelada é o produto apenas dos esmaltes usados ​​para pintá-las, mas os desequilíbrios na saúde também ocasionam esse problema.

É importante levar em conta que algumas doenças se manifestam com esse transtorno. Alguns problemas que podem ser considerados são:

  • Déficit nutricional: a carência de nutrientes leva a ter unhas amareladas. Ter baixos níveis de proteínas, minerais e vitaminas é prejudicial para a saúde. Por exemplo, é vital garantir que na alimentação diária sejam incluídas as vitaminas A e B, o cálcio, o ferro, e o zinco.
  • Problemas de saúde: existem muitos distúrbios que são revelados com a cor amarelada das unhas. Entre eles, o estresse, a má alimentação, e o mau funcionamento do fígado. Nesse sentido, é importante tentar encarar a rotina diária com tranquilidade.
  • Fungos: esta é outra razão que causa aquela cor detestável nas unhas. Em qualquer lugar público, ou através de outra pessoa, podemos nos infectar com um deles. Os fungos entram por rachaduras microscópicas, e se expandem por todas as unhas. Para evitá-los é necessário cuidar das mãos e pés em lugares úmidos, como piscinas e academias.
  • Você também deve parar de fumar; não use esmaltes velhos; evite colocar unhas postiças ou feitas à base de gel; e não use sapatos fechados.

Leia este artigo: Receita à base de álcool e ingredientes naturais para eliminar os fungos nas unhas

Como remover esse desagradável aspecto das unhas amareladas

Unhas amareladas sem esmalte

Existem 3 alimentos que ajudarão nesta tarefa. São produtos que estão ao nosso alcance, e com os quais você pode fazer uma preparação caseira, que diminui completamente esta cor nas unhas. Trata de remédios naturais que podem ser preparados em casa, e que serão uma solução rápida e eficaz.

3 ingredientes indispensáveis ​​para um bom preparo caseiro

1. Limão

O limão contém enzimas que fornecem propriedades para branquear qualquer superfície. É um elemento amplamente utilizado em produtos de limpeza, porque ajuda a eliminar as gorduras e os maus odores. Além disso, caracteriza-se como um antisséptico e antifúngico muito potente.

  • Para elaborar o preparo é necessário esfregar um pedaço de limão nas unhas. Se causar queimação ou dor, pode-se usar um algodão ou cotonete. Deixe o líquido agir por 15 minutos, e retire com água morna.
  • Por outro lado, também pode mergulhar as unhas no suco de limão por 10 ou 15 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova de cerdas macias, lave com água e, para evitar que a pele resseque, aplique um creme hidratante. Esta opção não só ajudará a suavizar a cor das unhas amareladas: ao mesmo tempo, lhes dará luminosidade.

Não perca: 8 benefícios de consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia

2. Vinagre branco ou vinagre de maçã

O vinagre é um produto que, além de suavizar o tom das unhas amareladas, permitirá também que cresçam saudáveis ​​e fortes. Tem propriedades antifúngicas. Além disso, se as manchas são devidas aos efeitos dos esmaltes, o vinagre irá diminuir o escurecimento desta área.

  • A preparação caseira é muito simples: em uma tigela, coloque a água morna e vinagre branco ou de maçã, na mesma proporção.
  • Introduza suas mãos ou pés, e os deixe de molho por 15 ou 20 minutos. Em seguida, massageie as unhas, limpe-as com uma toalha, e pronto! Este tratamento deve ser repetido duas vezes por semana, durante pelo menos um mês.

3. Bicarbonato de sódio

É um dos melhores alvejantes que a natureza nos deu. É também um excelente esfoliante, pelo que ajudará a eliminar todas as impurezas das mãos e dos pés.

  • Sem dúvida alguma, o bicarbonato de sódio deve sempre ser combinado com algum líquido para transformá-lo em uma pasta, e poder aplicá-lo sobre as unhas.
  • Assim, para a preparação caseira, em uma tigela deve-se misturar uma colher de azeite, o suco de limão, e o bicarbonato de sódio.
  • Logo em seguida, esfregue as unhas com uma escova e deixe agir por pelo menos 10 minutos. Depois de decorrido o tempo, retire o preparo com água. Este procedimento se repete duas vezes por semana, até que não haja indícios das manchas.

Remédio natural com todos os produtos anteriores

Mulher sem unhas amareladas

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (9 g)
  • ½ colher de sopa de azeite (7,5 ml)
  • ½ colher de sopa de vinagre branco (7,5 ml)
  • O suco de dois limões

Preparação e aplicação

  • Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma pasta arenosa, que permitirá esfoliar e branquear as unhas.
  • Logo depois, com uma escova de cerdas macias, aplique às unhas com movimentos circulares. Deixe o creme agindo por 15 minutos no máximo, e depois é remova com água.
  • Finalmente, aplique um creme hidratante ou algum óleo cosmético, para evitar o ressecamento da pele.
  • Definitivamente, o procedimento deve ser repetido até suavizar a cor amarelada.

Em conclusão, esses preparos não devem ser usados sem nenhum tipo de controle, pois podem gerar efeitos adversos. Se houver alguma dúvida, o ideal é procurar a orientação de um especialista.

 

  • Al Hawsawi, K., & Pope, E. (2010). Yellow nail syndrome. Pediatric Dermatology. https://doi.org/10.1111/j.1525-1470.2010.01338.x
  • Motswaledi, M. H., & Mayayise, M. C. (2010). Nail changes in systemic diseases. South African Family Practice. https://doi.org/10.1080/20786204.2010.10874016